Mais uma formação é realizada em Fortaleza.

Na manhã do último sábado, dia 13 de setembro, mais um encontro presencial de formação foi realizado no IMPARH com a equipe do PROUCA Fortaleza, Barreira e Maracanaú. Na ocasião, os formadores Juliana Arruda, Dennys Maia e Rodrigo Lacerda deram início às atividades do Módulo 3 da Formação Brasil.

20140913_085818

Formadoras e cursistas durante o encontro.
Formadoras e cursistas durante o encontro.

Durante o encontro, foram realizadas atividades de exploração de repositórios educacionais e a avaliação de materiais digitais pelos cursistas.

20140913_101152

Cursistas em formação.

Cursistas em formação.

O encontro também foi marcado pela troca de experiencias entre formadores e tutores (em formação), os quais puderam, entre outras atividades, apresentar suas experiências nas escolas que têm acompanhado e colocar em discussão alguns problemas encontrados. A falta de internet tem sido o maior entrave para a motivação dos professores, entretanto formadores e tutores tem esclarecido que muitas atividades podem ser realizadas utilizando os laptops educacionais sem que se precise estar conectado à rede mundial de computadores.

20140913_104846

20140913_105404

20140913_104222

Momento de troca de experinências – cursistas relatam problemas e sucessos de atividades nas escolas.

De acordo com a equipe, em geral, professores e gestores em formação tem demonstrado entusiasmo com o projeto e as formações nas escolas têm acontecido de forma satisfatória.

Os encontros presenciais de formação são momentos importantes não somente para a realização de atividades da Formação Brasil, como também para a troca de experiências e reflexão sobre as atividades realizadas nas escolas

Texto e fotos: Lavina Lima

PROUCA é apresentado na inauguração do Centro de Educação à Distância do Ceará

No último dia 12 de setembro, ocorreu no município de Sobral a inauguração do Centro de Educação à Distância do Ceará (CED). Dirigido pelo Prof. Dr. Herbert Vasconcelos, o CED objetiva a formação de diretores, professores, estudantes e profissionais da rede pública de educação básica do Estado do Ceará, com ênfase no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação e no desenvolvimento de sistemas, mídias e multimídias digitais, visando, assim, a melhoria da qualidade da educação por meio da modalidade de ensino semipresencial e da educação a distância (EaD).

20140912_174754

Cerimônia de inauguração do CED.

Cerimônia de inauguração do CED.

O evento contou com a presença do prefeito do município, José Clodoveu de Arruda Neto, e de seu secretário de Educação, Júlio Cézar Alexandre, além do Governador do estado Cid Gomes, acompanhado também de seu secretário de Educação, Maurício Holanda Maia.

IMG-20140913-WA0005

Prof. Dr. José Aires (coordenador geral do PROUCA Ceará) apresentando o programa, juntamente com os alunos-monitores.

IMG-20140913-WA0007

O governador do estado utilizando o laptop educacional do PROUCA e sendo auxiliado por um dos alunos-monitores presentes na sala do programa no evento.

Durante o evento, o PROUCA Sobral foi representado por professores, alunos e equipe de acompanhamento e formação em uma sala do CED, a qual recebeu a visita do governador do Estado e do prefeito, aos quais foi feita uma apresentação sobre o PROUCA e o laptop educacional por um aluno-monitor do programa.

20140912_155137

Sala do PROUCA Sobral durante o evento.

Sala do PROUCA Sobral durante o evento.

A equipe PROUCA Sobral ficou muito feliz em participar do evento.

20140912_154512

Formação de Professores é realizada em Sobral

Nos dias 11 e 12 de setembro, foram realizados dois encontros presenciais da Formação de Professores do PROUCA – Sobral. Ambos os encontros foram realizados no período da manhã, no laboratório de informática do Centro de Educação à Distância do Ceará.

20140911_080752

A formadora Bernadete Oriá durante a formação do dia 11 de setembro com os professores de Língua Portuguesa.

20140911_080840

Formação do dia 11 de setembro com professores de Língua Portuguesa.

O encontro teve como principal objetivo o cadastro no ambiente Sócrates e exploração dos seus recursos. Assim, professores de Língua Portuguesa e Matemática (na quinta e sexta-feira de manhã, respectivamente) puderam fazer uso dessa ferramenta de aprendizagem e iniciar suas atividades de Formação de maneira ativa e prática.

Professores em exploração ao ambiente Sócrates e acesso a recursos e ferramentas do ambiente.

Professores em exploração ao ambiente Sócrates e acesso a recursos e ferramentas do ambiente.

O encontro contou ainda com a visita do Prof. Dr. Mauro Pequeno (diretor do Instituto UFC Virtual) e do Prof. Dr. José Aires (Coordenador Pedagógico do  Instituto UFC Virtual e coordenador geral do PROUCA – Ce). Ambos ressaltaram o ótimo resultado das ações do PROUCA Sobral e parabenizaram professores e equipe pelo trabalho realizado.

20140911_105837

Visitas ilustres durante encontro de formação.

Texto e Fotos: Lavina Lima.

Semana Cultural da Escola Conceição Mourão divulga o PROUCA – Fortaleza

Na semana de 8 a 12 de setembro aconteceu a Semana Cultural da Escola Conceição Mourão, cujo tema “Cuidado e Respeito” propiciou momentos ricos de aprendizagem e divulgou o PROUCA através da exploração dos recursos educacionais digitais no laptop para os alunos, professores e convidados. Segundo a formadora Lissiane Ribeiro, os alunos ficaram maravilhados com o laptop na sala de aula e durante a exposição todos queriam manuseá-los.

Fonte: Lissiane Ribeiro
Texto: Karla Nascimento

Encontro de Formação é realizado na Escola Presidente Kennedy, Fortaleza.

O encontro de formação realizado na Escola Presidente Kennedy no dia 19 de agosto, foi um sucesso! Os professores se apropriaram do laptop e elaboraram alguns planos de aula que serão aplicados durante o mês de setembro. Nesses encontros, os professores tiveram a oportunidade de conhecer os softwares educativos instalados nos laptops. Alguns desses foram selecionados pelos professores e auxiliarão o desenvolvimento das atividades e a explanação dos conteúdos para diferentes turmas de alunos.

IMG-20140917-WA0001

Fonte: Marta Monte
Texto: Karla Nascimento

Aula planejada e realizada em escola UCA de Fortaleza é sucesso!

No dia 08 de setembro, após participar do encontro de formação sobre apropriação tecnológica dos laptops, a professora Marly de Freitas planejou uma aula com o laptop. O assunto era o estudo das frações para uma turma de 35 alunos do 6º ano manhã da Escola Presidente Kennedy, cujo objetivo foi compreender o estudo das frações e sua aplicação no dia a dia. O recurso digital utilizado foi o software educativo JFractionLab, instalado no próprio laptop. Segundo Marly, a aula foi diferente e os alunos puderam estudar utilizando uma ferramenta que ajudou a compreender e aplicar melhor o conteúdo ministrado. Para ela, a base dos alunos com a tabuada é fraca, e por isso alguns tiveram dificuldades, no entanto, continuará trabalhando com esses e outros recursos para auxiliar o ensino e a aprendizagem desses conteúdos.

A professora Marly finalizou dizendo: “O nível de concentração deles foi fantástico! Utilizamos os exercícios do aplicativo, foi muito bom! Irei utilizar com certeza em outras turmas”.

Fonte: Marta Monte
Texto: Karla Nascimento

Escolas de Sobral apresentam o ProUCA em seu desfile cívico do 7 de setembro

Hoje, 7 de setembro de 2014, assim como acontece tradicionalmente em muitas cidades do país, as escolas de Sobral se organizaram e participaram do desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil. Porém,  alunos e professores das escolas Raul Monte e Gerardo Rodrigues, ambas contempladas pelo Programa UCA do município, apresentaram também ações desenvolvidas com os laptops na forma de cartazes, banners e faixas. Alguns alunos e professores estavam, inclusive, vestidos com a blusa do ProUCA.

Alunos e professores da escola Raul Monte em seu desfile.

Alunos e professores da escola Raul Monte em seu desfile.

A tutora Ivanessa Rodrigues e alunas da escola Raul Monte.

A tutora Ivanessa Rodrigues e alunas da escola Raul Monte.

Ambas as escolas contam, em seu corpo docente, com a orientação das tutoras Ivanessa Rodrigues e Márcia Montes em suas ações. Ambas estiveram a frente dessa parte do desfile de suas respectivas escolas.

Alunos e professores da escola Gerardo Rodrigues. Os uquinhas também desfilaram!

Alunos e professores da escola Gerardo Rodrigues. Os uquinhas também desfilaram!

Aluna da escola Gerardo Rodrigues com um laptop educacional.

Aluna da escola Gerardo Rodrigues com um laptop educacional.

A tutora Marcia Pontes entre uma professora e uma aluna da escola Gerardo Rodrigues.

A tutora Marcia Pontes entre uma professora e uma aluna da escola Gerardo Rodrigues.

O ProUCA-Ce parabeniza a iniciativa!

Equipe ProUCA Sobral participa de evento de EaD

Aconteceu de 28 a 30 de agosto em Sobral a primeira edição do Encontro de Educação Aberta e a Distância do Ceará. Realizado pela Universidade Federal do Ceará, através do Instituto UFC Virtual,  o evento teve o objetivo de discutir a Educação a Distância (EaD) e a aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), tanto para o ensino superior quanto para a educação básica.
Professor Dr. José Aires ouvindo a apresentação de alunos da Escola Netinha Castelo.

Professor Dr. José Aires ouvindo a apresentação de alunos da Escola Netinha Castelo.

Na programação, além de palestras e oficinas, houve espaço para apresentações de trabalhos e sala temática do ProUCA – Programa Um Computador por Aluno. Este espaço contou com a participação da equipe ProUCA Sobral, alunos das escolas que compõem o programa neste município e as participantes da equipe de formação Marcia Duarte e Bernadete Oriá. Na ocasião, as experiências das escolas foram apresentadas e alunos de  escolas locais puderam conhecer mais sobre o Programa.
Além de realizar palestra sobre robótica para o laptop, o professor Fábio Ferrentini também visitou os stands do ProUCA e das escolas contempladas pelo projeto.

IMG-20140829-WA0056 Além de realizar palestra sobre robótica para o laptop, o professor Fábio Ferrentini também visitou os stands do ProUCA e das escolas contempladas pelo projeto.

Além disso, foram realizadas duas oficinas dentro do contexto dos módulos da Formação Brasil (PROUCA)  pelos formadores Dennys Leite e Karla Nascimento cujo temas foram : “O uso do Google Drive como ferramenta para atividades colaborativas”e “Google Maps para criação de mapas colaborativos”.
Outro momento de destaque se refere a Mesa Temática “PROUCA – Programa Um Computador por Aluno” ministrada pelo  Prof. Dr. J. Aires (UFC Virtual),  Ismael Furtado e Fábio Ferrentini. Segue abaixo mais fotos tiradas durante o evento.

Texto e Fotos: Bernadete Oriá.

Encontro de Formação em Barreira é realizado

No dia 23 de agosto de 2014, a equipe do ProUCA-Barreira, com a Formadora Fabiana Medeiros e a tutora Lícia Maria, estive mais uma vez presente no município para mais uma capacitação de professores e gestores da EMEF FRANCISCO RAMOS DE ALBUQUERQUE, dando de fato o pontapé inicial nas práticas para a utilização do ProUCA na escola.

O encontro se iniciou com uma acolhida realizada pela tutora Lícia Maria, com a intenção de sensibilizar para a aceitação do novo e reforçar as potencialidades individuais e em grupo. A capacitação foi desenvolvida com a apresentação do ambiente SÓCRATES, no qual os professores realizaram o cadastro e responderam o fórum de apresentação.
Em seguida, os grupos foram divididos para explorar as ferramentas do Laptop Educacional e construir planos de aulas utilizando os recursos dos laptops para serem utilizados nas semanas seguintes. O encontro se encerrou com a socialização dos planos de aula elaborados e a postagem desses planos de aula no ambiente SÓCRATES.
Texto e fotos: Fabiana Medeiros.

Evento marca lançamento do ProUCA em Barreira

No último dia 22 agosto de 2014, a equipe do ProUCA-Barreira se fez presente no evento da Escola Francisco Ramos de Albuquerque, localizada no distrito de Cajueiro – Barreira-Ce, para o lançamento do programa na escola e a celebração dos 4 anos de existência do projeto na cidade.

Na solenidade estavam presentes o Prefeito do município Antonio Peixoto Saldanha, a Secretária de Educação Maria de Fátima Lima Pereira, a Diretora Pedagógica do município Maria Luiza Girão e a Diretora da EMEIF Francisco Ramos de Albuquerque, Rita de Cássia Torres Costa, além das coordenadoras escolares, pais, alunos e comunidade.

Para o encerramento das comemorações foi feita a entrega simbólica dos UQUINHAS (laptops educacionais do programa) para alguns alunos com a participação da equipe ProUCA-CE, Profº Dr.  José Aires de Castro Filho, a formadora Fabiana Medeiros e a tutora Lícia Maria, além da equipe de Coordenadores UCA do município Diego Castro e Rômulo Rodrigues que realizam um excelente suporte ao programa na cidade.

A aprovação da comunidade escolar e ansiedade da escolar foi notória! Confira nas fotos  alguns momentos que marcaram esse grande dia!

IMG_20140822_193902178 IMG_20140822_194009591 IMG_20140822_194351742 IMG_20140822_194413366

 

Fotos e Texto: Fabiana Medeiros