UFC participa de Videoconferência na Escola Estado do Paraná

No último dia 21, a equipe de formação UCA da Universidade Federal do Ceará (UFC) participou da 4ª Videoconferência da Escola Estado do Paraná com professores da Universidade do Minho, em Portugal.

O evento foi organizado pela doutoranda Elizabeth Gomes Pereira com o objetivo de divulgar, aos professores de Portugal, o Sócrates, ambiente virtual criado pelo Instituto UFC Virtual. Durante o encontro, a professora Betânia Rocha, integrante do grupo de formação, realizou uma palestra na qual detalhou as ferramentas e os projetos desenvolvidos no ambiente virtual. Após a explanação, houve um momento de debate sobre as várias possibilidades de uso pedagógico do Sócrates.

Fonte: Equipe de formação UCA da Universidade Federal do Ceará (UFC).

UCA na Feira de Ciências da Escola Monteiro Lobato

No dia 02 de março aconteceu a Feira de Ciências da Escola Monteiro Lobato, em Fortaleza. O evento teve como objetivo expor trabalhos dos alunos sobre o tema Planeta Sustentável.

Dentre os vários trabalhos apresentados, os alunos do 5º ano exploraram, com o auxílio do laptop, vários jogos educativos sobre reciclagem, como também, apresentaram a importância da coleta seletiva do lixo para o meio ambiente.

A seguir confira fotos da Feira:


Fonte: Professoras Karla Silva e Renata Jaguaribe.

UFC realiza Encontro de Formação na Escola José Martins Rodrigues

Nos dias 16 e 17 de março, os professores Silvana Holanda e Cícero Bandeira, integrantes da equipe de formação UCA da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizaram uma visita à Escola José Martins Rodrigues, em Quixadá. Na oportunidade foi realizado o acompanhamento das atividades realizadas com os laptops educacionais e orientações para a conclusão das atividades do Módulo V da Formação Brasil.

Os formadores realizaram o cadastramento no Sócrates, Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa, cuja apresentação de suas funcionalidades foi realizado no encontro de formação do dia 17/03/12 (sábado). Os professores estão usando esse ambiente para realização das atividades do Módulo V e poderão utilizá-lo para elaboração de projetos e comunidades virtuais de aprendizagem.

Em outro momento, além dessas ações, os formadores também planejaram, juntamente com o diretor pedagógico da escola, Erivaldo Marinho, e com as multiplicadoras do NTE do CREDE 12, Maria Ionês e Joana Dark, contando ainda com a supervisora do CREDE 12, Regina Viana. Nesse momento, foi articulada a construção do Projeto Aluno Monitor para ser implantado na Escola José Martins Rodrigues.

Outro projeto que está em fase de elaboração é o Projeto do Professor de Valdery que leciona a disciplina de História. Tal projeto, abordará a história local, cultura, patrimônio histórico da cidade de Quixadá. Estamos articulando para realizar um intercâmbio com outra escola participante do Projeto UCA no Ceará, utilizando o Sócrates e blogs. A previsão é iniciarmos após o término da lotação dos professores.

 Fonte: Professora Silvana Holanda.

Acesse trabalhos sobre o UCA, OLPC e o uso de laptops em sala de aula

Os interessados em material sobre o UCA, OLPC e o uso de laptops em sala de aula no modelo 1:1 (um computador por aluno) podem acessar dissertações, teses e iniciações sobre o assunto no repositório digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os trabalhos foram orientados pela Professora Léa Fagundes e parceiros.

Clique aqui para localizar os trabalhos no repositório digital da UFRGS.

Sugestão: Utilize como filtro palavras-chaves como OLPC, laptop e “Léa da Cruz”.

Fonte: Professor Jaime Balbino.

 

 

Encontro de Formação de professores da Escola Profissional São José para o Projeto UCA

Aconteceu nos dias 28, 29 de fevereiro e 1 de março, encontros de formação para os professores da Escola Profissional São José visando capacitá-los para o desenvolvimento do Projeto UCA na escola. Estiveram presentes nas formações as professoras Renata Jaguaribe, Jaiane Ramos e Katyúscia Viana da UFC-Virtual e o Professor Wendel da 6ª CREDE.

Na ocasião foram finalizados os trabalhos do Módulo 4 que trata da Elaboração de Projetos Educacionais com o uso de Tecnologias e iniciado o Módulo 5 que aborda a Sistematização da Formação na Escola.

A Escola Profissional São José desenvolve o Projeto UCA – Um Computador por Aluno desde de fevereiro de 2011.




Clique aqui para ver mais fotos do encontro.

Fonte:http://www.crede06.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=458%3Aformacao-de-professores-da-escola-profissional-sao-jose-para-o-projeto-uca-&catid=14%3Alista-de-noticias&Itemid=1

Encontro de Formação de Professores da Escola Joaquim Valdevino Brito

No dia 24 de fevereiro, as professoras Katyúscia Viana e Karla Nascimento, integrantes da equipe de formação UCA da Universidade Federal do Ceará (UFC), estiveram na Escola Joaquim Valdevino Brito, no município de Crato, para se reunirem com a gestora Regilânia Gomes e o professor Delaney, multiplicador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), para avaliar, planejar e redimensionar a forma de acompanhamento pedagógico para 2012.

No dia 25 de fevereiro, aconteceu o encontro pedagógico da escola com a realização de uma oficina de objetos de aprendizagem (OA). Os professores exploraram alguns repositórios de AO, como o Dia a dia educação, BIOE, Proativa, Unifra, entre outros, assim como o blog da escola contendo um banco de recursos digitais. Posteriormente, socializaram com o grupo os OA encontrados e avaliaram de que maneira eles poderiam ser inseridos em seus planos de aula e o que o aluno iria aprender com a atividade. Os professores demonstraram motivação e interesse com a atividade realizada e sugeriram que os demais encontros de formações ocorressem da mesma forma, com atividades mais práticas.

Fonte: Professoras Katyúscia Viana e Karla Silva.

UFC e CRP realizam encontros de formação com alunos-monitores

Nos dias 8 a 16 de fevereiro, a equipe de formação do Projeto UCA da Universidade Federal do Ceará (UFC), representada pelas professoras Renata Jaguaribe e Karla Silva, juntamente com os professores do Centro de Referência do Professor (CRP) e com o apoio das professoras da escola Monteiro Lobato, Norma Lima e Francilângela Clarindo, realizaram encontros de formação com alunos da Escola Monteiro Lobato que exercerão a função de monitores durante o ano de 2012.

Durante o encontro, os alunos conheceram a responsabilidade e as funções de um aluno-monitor. Assim como, realizaram várias atividades com o uso do laptop educacional para que se apropriassem da máquina e conhecessem alguns de seus programas, como: o KWord, os jogos Tux e a webcam. A atividade realizada com a webcam teve o seguinte tema: “Como você (aluno) percebe a sua escola?”. Nela, os alunos tiveram que retratar a escola por meio de fotos e vídeos.

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Fonte: Professoras Renata Jaguaribe e Karla Silva.

Encontro discute aplicação das novas tecnologias nas escolas

Especialistas no uso pedagógico de novas tecnologias para educação se reúnem até esta sexta-feira, 2, em Brasília, para o Seminário Educação Digital – Formação dos Profissionais da Educação, organizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. O encontro, que debate os rumos e desafios de uma educação mais integrada às inovações tecnológicas e um mundo mais conectado e digital, teve a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do secretário de educação básica, Cesar Callegari.

O seminário se propõe a analisar pesquisas e experiências na formação, inicial e continuada, de professores preparados para interagir com as demandas de uma sociedade a cada dia mais vinculada às tecnologias digitais. Os palestrantes também discutem os modelos pedagógicos voltados paras as necessidades de uma educação digital de qualidade para os estudantes da rede pública.

Para a professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, doutora em educação, o conhecimento das tecnologias faz parte do cotidiano dos estudantes. “A tecnologia não está disponível apenas no laboratório, mas em todo momento que emerge uma necessidade”, disse Almeida.

Para a professora, porém, os estudantes ainda não percebem os usos da tecnologia para a aprendizagem e não se apropriaram da tecnologia para aplicá-la nos estudos. Os professores, por sua vez, ou rejeitam a tecnologia na sala de aula quando não têm acesso a ela, ou procuram se inteirar sobre como incorporá-las às suas aulas.

Maria Elizabeth também ressaltou que a educação digital não se resume apenas a viabilizar o acesso à tecnologia, mas usá-la para as finalidades da escola, o desenvolvimento do aluno, ensino e aprendizagem.

Durante o encontro, Mercadante falou sobre a necessidade de tornar a escola mais atraente, especialmente no ensino médio, onde os níveis de evasão escolar são mais altos. “No ensino médio a escola tem que se repensar para atrair e se comunicar com essa geração que está claramente desestimulada.”

Para o ministro a tecnologia não pode ser o objetivo em si mesmo. “O tablet pode dar um salto de qualidade e vamos começar pelo professor como uma tentativa de trazer a internet para os alunos”, afirmou.

Diego Rocha

Ouça a fala do ministro Aloizio Mercadante no Seminário de Educação Digital.

Fonte:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17558:encontro-discute-aplicacao-das-novas-tecnologias-nas-escolas&catid=211

Reunião em Escola UCA de São Gonçalo traça as diretrizes para 2012

Em reunião realizada no dia 15 de fevereiro, o núcleo gestor da Escola Poetisa Abigail Sampaio, em São Gonçalo do Amarante, juntamente com as professoras Bernadete Oriá e Jaiane Ramos, integrantes da equipe de formação UCA da Universidade Federal do Ceará (UFC), traçaram metas de trabalho para Programa UCA em 2012 .

Durante o encontro também foi discutida a inclusão de maior tempo para planejamento semanal dos professores. Este espaço será aproveitado para a dinamização das ações de planejamento e aplicação das aulas com o laptop educacional UCA trazendo melhoria para o desenvolvimento do programa na escola.

Outro ponto abordado foi o Lançamento do UCA na escola que ficou agendado para maio deste ano.

Fonte: Professora Bernadete Oriá.

Chegou o UbuntUCA versão 3.0

Mais uma versão do UbuntUCA está disponível para download. O UbuntUCA chega à sua terceira versão, repleto de novidades e melhorias e é a solução ideal para embarcar os laptops do ProUCA da sua escola.

O UbuntUCA é uma remasterização do Ubuntu, desenvolvida pelo professor motivador Gedimar Pereira, responsável pelo Espaço Pedagógico Informatizado da Escola de Ensino Fundamental Padre Theodoro Becker, Brusque, SC.

O UbuntUCA vem preparado para o uso em netbooks (como os Classmates do ProUCA) e no ambiente educacional. Sua interface é adaptada às telas pequenas, além de ser agradável, leve e funcional. Sua coleção de aplicativos é capaz de atender praticamente todas as necessidades dos professores e alunos em sala de aula.

O UbuntUCA 3 vem pronto para o uso, não sendo necessário, nenhuma configuração extra do sistema após a instalação. É literalmente: Instalar e Usar! Confira abaixo algumas das principais características do UbuntUCA 3 e uma breve descrição da sua coleção de softwares:

O UbuntUCA é leve e eficiente. Possui uma excelente capacidade de conexão com redes sem fio, além de possuir o recurso para compartilhamento de conexão com outras máquinas.

Sua interface é adaptada ao uso em telas pequenas, além de ser bloqueada para evitar eventuais danos por mau uso do sistema. Sua instalação é tão simples quanto a instalação do Ubuntu.

O UbuntUCA vem pronto para o uso, possui todos os plugins e codecs, tanto livres quando proprietários, para execução de multimídia, como Flash, Java, w32codecs…

E talvez o mais importante de tudo: o UbuntUCA é o Ubuntu propriamente dito, ele não é uma nova distro, é apenas uma remasterização do Ubuntu, com foco no uso em sala de aula e em netbooks. Portanto, ao usar o UbuntUCA, você terá a segurança de estar usando a maior e mais usada distribuição GNU/Linux do mundo.

A coleção de aplicativos do UbuntUCA é bem completa e atualizada, veja abaixo uma pequena lista com os seu principais aplicativos e suas descrições:

Educativos

Gcompris: suíte com dezenas de jogos e atividades educativas.

JfractionLab: aplicativo com exercícios matemáticos de frações.

Tuxmath: jogo com operações matemáticas.

TuxPaint: software de desenho para crianças.

Escritório

Dicionário: um dicionário simples para verificar as traduções das palavras em vários idiomas.

Labyrinth: sofware para a criação de mapas conceituais

SpeedCrunch: uma calculadora de alta precisão

LibreOffice 3.5: a mais recente versão da maior suíte de escritório em código aberto.

Internet

Chromium: o navegador de Internet mais rápido e leve da atualidade.

Firefox: a versão mais recente do browser mais usado no mundo.

Jogos

Uma seleta coleção de jogos como Xadrez, Quadrapassel, Sudoku, Paciência etc… São ao todo, 16 jogos de diferentes temas.

Multimídia

Cheese: software de captura de vídeos com áudio.

Gnome-sound-recorder: gravador de som.

Totem e VLC: os melhores reprodutores multimídia.

Enfim, o UbuntUCA 3 pode proporcionar uma ótima experiência ao público do ProUCA ao oferecê-los a oportunidade de utilizar o Ubuntu, maior e mais usada distribuição GNU/Linux do mundo.

Você pode fazer o download do UbuntUCA 3 aqui:

http://sites.unifebe.edu.br/~ubuntuca/ubuntuca-3.iso

Em caso de dúvidas, críticas, sugestões ou elogios, favor entrar em contato através o email: gedimar_xadrez@hotmail.com

Fonte: http://pro-uca-sc.blogspot.com/2012/02/ubuntuca-3-lancado.html