UFC realiza Encontro de Formação na Escola José Martins Rodrigues

Nos dias 16 e 17 de março, os professores Silvana Holanda e Cícero Bandeira, integrantes da equipe de formação UCA da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizaram uma visita à Escola José Martins Rodrigues, em Quixadá. Na oportunidade foi realizado o acompanhamento das atividades realizadas com os laptops educacionais e orientações para a conclusão das atividades do Módulo V da Formação Brasil.

Os formadores realizaram o cadastramento no Sócrates, Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa, cuja apresentação de suas funcionalidades foi realizado no encontro de formação do dia 17/03/12 (sábado). Os professores estão usando esse ambiente para realização das atividades do Módulo V e poderão utilizá-lo para elaboração de projetos e comunidades virtuais de aprendizagem.

Em outro momento, além dessas ações, os formadores também planejaram, juntamente com o diretor pedagógico da escola, Erivaldo Marinho, e com as multiplicadoras do NTE do CREDE 12, Maria Ionês e Joana Dark, contando ainda com a supervisora do CREDE 12, Regina Viana. Nesse momento, foi articulada a construção do Projeto Aluno Monitor para ser implantado na Escola José Martins Rodrigues.

Outro projeto que está em fase de elaboração é o Projeto do Professor de Valdery que leciona a disciplina de História. Tal projeto, abordará a história local, cultura, patrimônio histórico da cidade de Quixadá. Estamos articulando para realizar um intercâmbio com outra escola participante do Projeto UCA no Ceará, utilizando o Sócrates e blogs. A previsão é iniciarmos após o término da lotação dos professores.

Fonte: Professora Silvana Holanda.