Equipe

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma Instituição de Ensino Superior Global designada pela SEED/MEC para realizar a formação dos multiplicadores e professores, a avaliação e a pesquisa do Projeto UCA. A equipe é formada por professores da UFC,  pesquisadores, colaboradores, mestrandos, doutorandos e graduandos envolvidos com a pesquisa na área.

Equipe UCA – Ceará

José Aires de Castro Filho

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Mathematics Education – University Of Texas At Austin (1999). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Ceará, sendo coordenador pedagógico do Instituto UFC Virtual. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, informática educativa e Educação Matemática. É coordenador do projeto de cooperação internacional Objetos de Aprendizagem com saliências culturais.

E-mail: aires@virtual.ufc.br

Mauro Cavalcante Pequeno

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1991). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Ceará, consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, da Fundação Cearense de Amparo a Pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Secretaria de Educação a Distância (MEC) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. É coordenador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFC e Diretor do Instituto Universidade Virtual. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática Educativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Software Educativo, Objetos de Aprendizagem e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

E-mail: mauro@virtual.ufc.br

Bernadete Oria 

Graduada em Curso Superior de Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Curso de Extensão na área de Psicologia Clínica Infantil também pela UFPB. Especialização no atendimento infantil Clínico-Hospitalar realizado no hospital Universitário desta instituição (UFPB). Experiência em Gestão com Equipes por mais de 10 anos em empresa privada especializada em Projetos de Informática aplicada à educação para colégios particulares, a exemplo das escolas da Congregação Damas e Marista. Desempenho em Gestão dos Projetos, tais como: Projeto Interação; Projeto Escola 24 Horas e Projeto Conecte Educação.

E-mail: oriaberna@virtual.ufc.br

Betânia Tenório Soares da Rocha

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco – Recife/PE. Experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, Informática Educativa e Ensino a Distância. Atuando nos temas: uso de computadores na educação, formação de professores, aprendizagem da linguagem escrita, projetos e aprendizagens colaborativas.

E-mail: rochabetania@virtual.ufc.br

Dennys Leite Maia

Pedagogo (UECE), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), Mestre em Educação (UECE) e aluno do Curso de Doutorado em Educação Brasileira (UFC). Atualmente é professor da UECE, membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES) e integra a equipe de formação do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Suas áreas de estudos são: tecnologias digitais na educação; ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; formação de professores e Educação Aberta e a Distância.

E-mail: dennysleite@hotmail.com

Fabiana Medeiros

Pós-graduada em Marketing Estratégico em ênfase na área educacional, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenadora e Professora da Escola de Educação Profissional do Governo do Ceará, Professora Pedagoga da Rede Municipal em Fortaleza. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Tecnologia Educacional, atuando nos temas: educação a distância, informática educativa, gestão de tecnologia na escola, aprendizagem colaborativa.

E-mail: fabiana.ufcvirtual@gmail.com

Jaiane Ramos Barbosa

Graduação em Pedagogia e Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará com ênfase no uso de Tecnologias Digitais na Educação. Atualmente participa do Programa Um computador por aluno (UCA) e Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).

E-mail: jaiane@virtual.ufc.br

Juscileide Braga de Castro 

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Mestrado em Educação, no Eixo de Tecnologias Digitais na Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012). Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e da equipe de formação do projeto UCA-Ceará (Um Computador por Aluno). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Tecnologia Educacional, atuando, principalmente nas áreas de Educação à Distância, Informática Educativa e Educação Matemática.

E-mail: juscileide@virtual.ufc.br

Karla A. Silva do Nascimento

Mestre em Educação, na área de Formação de Professores, linha de pesquisa Política Educacional, Ciência e Tecnologia (2007) pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Informática na Educação (2001) e graduada em Pedagogia (2000) pela Universidade Federal do Ceará. Experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática na educação, educação à distância e software educativo livre.

E-mail: karla@virtual.ufc.br

Katyuscia Mota Viana

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Instituto UFC Virtual, exercendo atividades junto ao Centro de Referência do Professor na área de Informática Educativa. Participação nas atividades do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Integrante do GPEGE – Grupo de Pesquisa e Ensino em Gestão Educacional.

E-mail: katyuscia@virtual.ufc.br

Lavina Lúcia V. Lima

Pedagoga e Mestranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação – UFC. Membro do Proativa desde 2006 e membro da equipe de formação UCA-Ceará desde 2010. Atua nas áreas de Informática Educativa e Educação à Distância, com projetos e pesquisas sobre o uso das TDIC no ambiente escolar como mediadoras de trocas culturais.

E-mail: lavina@virtual.ufc.br

Márcia de Oliveira Morais

Graduada em Ecologia pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Gestão escolar pela Universidade Estadual do Ceará e em Tecnologias na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora de Informática Educativa da rede pública municipal de Fortaleza. Atua como tutora, em cursos de extensão nas áreas de Informática Educativa e Projetos Colaborativos. Pertence ao banco de tutores da UAB. Possui publicações no tema informática educativa em anais de eventos.

E-mail: marcia.morais@virtual.ufc.br

Maria Auricélia da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1989) com Habilitação em Administração Escolar (1991). Cursou as seguintes especializações: Metodologia da Compreeensão Existencial (UFC – 1994), Psicopedagogia (UFRJ – 1999), Supervisão Escolar (UFRJ – 2000) e Dinâmica de Grupo e Relações Humanas (CDG/PE – 2001). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Doutoranda em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará. Supervisora Pedagógica na EMEIF Professor Jacinto Botelho. Realiza Projetos Colaborativos com professores e alunos da rede pública municipal de Fortaleza utilizando o ambiente SOCRATES, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará. Atua como tutora de EaD em cursos de graduação pela Universidade Aberta do Brasil e no Curso Mídias na Educação oferecido pelo MEC a professores de escolas públicas. Participa do Projeto Um computador por Aluno (UCA) na Universidade Federal do Ceará.

E-mail: auricelia.silva@virtual.ufc.br

Mixilene Sales Santos Lima

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

E-mail: mixilene@virtual.ufc.br

Renata Lopes Jaguaribe Pontes

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, atuando na linha de tecnologias digitais na educação. Possui graduação em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda. Tem experiência nas áreas de webjornalismo, informática educativa, transição didática de materiais para a EaD, uso da Web 2.0 na educação, formação docente para o uso das TIC e linguagem audiovisual.

E-mail: renata@virtual.ufc.br

Silvana Holanda da Silva

Graduada em Pedagogia com especialização em Gestão Educacional e Novas Tecnologias da Educação. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) ligada ao eixo de Ciência e Tecnologia. É professora de Informática Educativa na Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atua como tutora EaD em cursos de extensão, graduação e especialização na área de formação de professores. Possui interesse nas áreas de pesquisa: Tecnologia Educacionais, Educação a Distância, Educação Matemática e Ensino da Matemática com o uso do computador.

E-mail: silvana@virtual.ufc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>