Laptops Educacionais do projeto piloto são doados a escolas em Maracanaú

     Na quinta-feira, dia 14 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Maracanaú (município próximo a Fortaleza) recebeu 470 laptops educacionais do modelo XO em forma de doação, enviados pela Escola Estadual Carneiro de Mendonça. As máquinas advinham do projeto piloto Um computador por Aluno (Projeto UCA) e chegaram à SME através da CREDE I, à qual a escolas estadual pertence. O contato entre a escola, a CREDE I e a SME de Maracanaú  foi possível graças a Jaiane Ramos, funcionária do Núcleo de Informática Educativa (NUTEM) do Município e colaboradora do PROUCA há bastante tempo.

dscn5408

Os laptops modelo XO.

dscn5410

Computadores recebidos pela SME pela CREDE I e a Escola Estadual Carneiro de Mendonça.

     De acordo com o Professor José Aires de Castro Filho (coordenador pedagógico do Instituto UFC Virtual e coordenador do PROUCA Ceará), as máquinas, que foram por muito tempo usadas na escolas estadual, se adequam mais aos alunos do Ensino Fundamental I (alunos de 1º ao 5º anos), pois têm algumas limitações, as quais podem limitar o trabalho com alunos mais velhos (Ensino FUndamental II e Médio).

dscn5400

O Secretário de Educação de Maracanaú, Marcelo Farias.

dscn5416

Pequena cerimônia de entrega dos laptops à SME.

     O objetivo da SME é selecionar algumas escolas de Ensino Fundamental I para receberem os laptops no formato “Laboratório Móvel”, ou seja, cada escola receberá 30 computadores que poderão ser utilizados nas próprias salas de aula. Além disso, após a seleção e distribuição dos laptops educacionais, os professores e gestão das escolas selecionadas passarão por formação para a utilização dessas ferramentas de forma a contribuir realmente para a aprendizagem dos alunos.

Teses de doutorado com pesquisas em escolas UCA são defendidas em Fortaleza

Nas últimas semanas, duas defesas de doutorado tiveram como tema principal atividades e/ou projetos realizados no âmbito de escolas contempladas pelo Projeto UCA, o que pode contribuir para a percepção sobre a importância da entrada e da utilização dos laptops educacionais no contexto pedagógico das referidas escolas.

10600548_759126547455993_2674332305951337929_n

Defesa da tese de doutorado da profª Auricélia Silva.

10171821_762024050499576_2684173390055235664_n

Profª. Andrea Pinheiro durante a defesa de sua tese de doutorado.

No último dia 24 de novembro, a professora Maria Auricélia Da Silva (colaboradora do UCA e PROUCA há pelo menos quatro anos) defendeu sua tese intitulada “Trabalho Colaborativo Em Rede No Projeto Uca – Um Computador Por Aluno (Uca): Conhecimentos E Práticas Docentes” na sala de Vídeo-conferência do Instituto UFC Virtual. Com orientação do Prof. Dr. José Aires de Castro Filho, a banca contou ainda com os seguintes examinadores: Profª Drª Ana Maria Iório – UFC; Profª Drª Sílvia Elisabeth Miranda de Moraes – UFC; Profª Drª Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida – PUC-SP e Prof. Dr. João Batista Carvalho Nunes – UECE. A pesquisa se deu no âmbito do projeto “Ficção Científica: Mito ou Realidade”, desenvolvido na escola Poetiza Abigail Sampaio, localizada no município de São Gonçalo do Amarante.

1782172_759126587455989_6666501764937145447_n

Profª. Auricélia Silva e seu orientador, Prof. José Aires.

A Profª. Auricélia Silva e sua banca examinadora.

Já no dia 1º de dezembro, foi a vez da professora Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante defender sua tese “Multiletramentos mediados pelo computador em sala de aula: a perspectiva das culturas juvenis em fluxo”, cuja banca examinadora estava formada pelo seu orientador Prof. Dr. José Aires de Castro Filho e pelos seuintes avaliadores: Angela Maria Bessa Linhares; Educardo Santos Junqueira Rodrigues; Catarina Tereza Farias de Oliveira (UECE) e Mônica Fantin (UFSC). A professora desenvolveu sua pesquisa na escola Estado do Paraná, localizada em Fortaleza.

1939832_735099739899602_8517021743478300302_o

Profª Andrea Pinheiro e uma das professoras da banca, apresentando suas contribuições por videoconferencia.

10415716_762024017166246_3910630678016020415_n

Banca examinadora da tese de doutorado da Profª. Andrea Pinheiro.


As defesas foram elogiadas pela banca e pelos presentes. Além de conterem grande qualidade acadêmica, ambas as pesquisas contribuem para a difusão das atividades desenvolvidas nas escolas UCA e PROUCA e apresentam a qualidade do trabalho de professores e gestores das escolas, bem como da equipe de acompanhamento do projeto.

 A equipe PROUCA parabeniza as duas professoras e deseja muito sucesso em suas carreiras.

Texto: Lavina Lima / Fotos: José Aires de Castro Filho.

Evento marca lançamento do ProUCA em Barreira

No último dia 22 agosto de 2014, a equipe do ProUCA-Barreira se fez presente no evento da Escola Francisco Ramos de Albuquerque, localizada no distrito de Cajueiro – Barreira-Ce, para o lançamento do programa na escola e a celebração dos 4 anos de existência do projeto na cidade.

Na solenidade estavam presentes o Prefeito do município Antonio Peixoto Saldanha, a Secretária de Educação Maria de Fátima Lima Pereira, a Diretora Pedagógica do município Maria Luiza Girão e a Diretora da EMEIF Francisco Ramos de Albuquerque, Rita de Cássia Torres Costa, além das coordenadoras escolares, pais, alunos e comunidade.

Para o encerramento das comemorações foi feita a entrega simbólica dos UQUINHAS (laptops educacionais do programa) para alguns alunos com a participação da equipe ProUCA-CE, Profº Dr.  José Aires de Castro Filho, a formadora Fabiana Medeiros e a tutora Lícia Maria, além da equipe de Coordenadores UCA do município Diego Castro e Rômulo Rodrigues que realizam um excelente suporte ao programa na cidade.

A aprovação da comunidade escolar e ansiedade da escolar foi notória! Confira nas fotos  alguns momentos que marcaram esse grande dia!

IMG_20140822_193902178 IMG_20140822_194009591 IMG_20140822_194351742 IMG_20140822_194413366

 

Fotos e Texto: Fabiana Medeiros

Seminário com Gestores das escolas ProUCA é realizado em Fortaleza

No último dia 10 de julho foi realizado o Seminário de Apresentação do ProUCA-Ce com os Gestores das 40 Escolas ProUCA de Fortaleza. Ocorrido no auditório do Centro de Ciências da UFC (Campus do Pici), o referido evento reuniu diretores e coordenadores das escolas PROUCA de Fortaleza, representantes das escolas de Barreira e Maracanaú e da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) e do Centro de Referência do Professor (CRP), coordenadores de equipes de formação, formadores e tutores envolvidos nesse Programa, sob a coordenação geral do Prof. José Aires, do Instituto UFC Virtual.

O coordenador geral do Programa UCA Ceará, José Aires, durante sua apresentação no evento.

O coordenador geral do Programa UCA Ceará, José Aires, durante sua apresentação no evento.

Carlos Eduardo

Marcos Dionísio (técnico do CRP) e Carlos Eduardo (coordenador do Ensino Fundamental), ambos representantes da SME, também tiveram seus momentos de fala.

Marcos Dionísio (técnico do CRP) e Carlos Eduardo (coordenador do Ensino Fundamental), ambos representantes da SME, também tiveram seus momentos de fala.

Na ocasião, foram apresentados os fundamentos do Programa e a proposta de formação a ser desenvolvida nas escolas, recebida pelos gestores com grande interesse e otimismo.

Apresentação de slides utilizada no evento pelo Prof. José Aires de Castro Filho (coordenador geral do ProUCA-CE).

A equipe ProUCA-Ce fica muito feliz em poder contar com o apoio e participação dos gestores das escolas de Fortaleza nessa caminhada que agora se inicia. Sejam bem vindos!

Fotos: Auricélia Silva / Texto: Auricélia Silva e Lavina Lima (membros do ProUCA-CE).

Palestra da Profª Beth Almeida é realizada no Centro de Tecnologia

No último dia 06 de junho, o Instituto UFC Virtual recebeu a ilustre visita da profª. Elizabeth Almeida, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que esteve presente a uma banca de doutorado e realizou palestra no auditório do Centro de Tecnologia da universidade.

A Palestra, intitulada “O currículo da escola no século XXI: tecnologia, mudança, desafio, inovação”, apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida em algumas escolas contempladas pelo Projeto UCA nos estados de Goiás (duas escolas pesquisadas), Tocantins (duas escolas pesquisadas) e São Paulo (três escolas pesquisadas), e acompanhadas pela PUC-SP (encontre outras informações no endereço: http://www4.pucsp.br/uca/).

Durante a sua fala, Beth Almeida ressaltou a diferença entre o currículo formal e o currículo real, este como aquele que acontece no ato educativo, construído a partir das relações entre as pessoas e os materiais dentro do ambiente escolar. A partir dessa percepção de currículo, a professora e sua equipe realizaram uma pesquisa com o objetivo de analisar o currículo nas escolas acompanhadas e o impacto das ações do Projeto UCA nesse curriculo. A pesquisa foi realizada entre setembro de 2011 e setembro de 2013.

As escolas pesquisadas apresentavam diferenças estruturais e contextuais, estando localizadas não apenas em cidades e estados diferentes, mas também em contextos socioculturais diversos. Apesar da heterogeneidade de realidades, a pesquisa teve como foco as experiências e mudanças desenvolvidas nos ambientes escolares, as quais tiveram algum impacto sobre os seus respectivos currículo e organização escolares. Dessa forma, é importante ressaltar que foram consideradas tanto as experiências de formação de professores quanto as realizadas em sala de aula, na prática pedagógica com os alunos. Além disso, a gestão e a comunidade escolar e sua relação com o projeto também foram consideradas para a análise da pesquisa.

Alguns resultados foram apresentados, dos quais listamos os seguintes:

  • Mudanças ocorridas: 
    • Reorganização do tempo e do espaço escolares. “Mudou o tempo e o espaço, mudou o currículo!”;
    • Reorganização da prática pedagógica: temos como exemplo que o professor saiu “da frente” da sala de aula e passou a ficar “entre os alunos”, acompanhando as atividades em constante movimentação dentro da sala de aula. Também os alunos passaram a se movimentar mais em sala para o desenvolvimento das atividades;
    • O apoio da gestão a essas mudanças.
    • Apropriação de palavras do vocabulário da cultura digital por professores e alunos, atribuindo significados a eles.
    • Os alunos-monitores e as mudanças de comportamento de alguns alunos a partir das suas ações como tais.
    • A expressão por meio de múltiplas mídias.
    • Enfrentamento do erro: reflexão e reformulação de estratégias.
    • Desenvolvimento de motivação e autoestima por parte de professores e alunos.
  • Desafios enfrentados:
    • Parceria escola-família-comunidade escolar: foi apresentado um exemplo interessante em que uma escola desenvolveu oficinas onde os alunos realizavam atividades com os pais acerca de apropriação tecnológica e estratégias de segurança na internet (a professora Beth Almeida sugeriu a utilização da cartilha elaborada pelo Comitê Gestor de Informática).
    • O professor-pesquisador: os professores eram incentivados a escrever, a cada semestre, um projeto para avaliação e seleção de bolsa e, se fossem aceitos, apresentarem relatórios e resultados ao final do semestre. A experiência se mostrou bastante construtiva, à medida que desenvolveu outras habilidades nesses profissionais.
    • Os alunos, em sua maioria, superaram a visão acerca da tecnologia como meio apenas de entretenimento, integrando suas ferramentas também em atividades escolares e educativas no seu dia a dia.
    • Integração das tecnologias ao currículo da escola: não apenas as experiências realizadas mas também a formação incentivaram professores e gestores a refletir sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e reorganizá-lo, objetivando uma maior inserção das tecnologias como estratégias de trabalho (ensino-aprendizagem) na rotina escolar.

Em um momento de sua fala, a professora foi informada sobre o comentário do prof. Bento Duarte da Silva (da Universidade do Minho, em Portugal), que assistia a palestra online e dava suas contribuições, ao que respondeu prontamente, agradecendo a contribuição do colega e respondendo o seu comentário, sobre a realidade em que as ações de projetos como o UCA são desenvolvidas e os desafios enfrentados.

Ao final de sua apresentação, a profª Beth Almeida também apresentou diversas experiências vivenciadas nas escolas pesquisadas e respondeu às perguntas dos presentes. Abaixo, o vídeo da palestra.

O Instituto UFC Virtual e a Universidade Federal do Ceará agradecem a presença e contribuição da profª. Beth Almeida e esperam que novas atividades entre as duas univeridades (UFC e PUC) sejam desenvolvidas em breve.

UFC realiza Encontro de Formação na Escola José Martins Rodrigues

Nos dias 16 e 17 de março, os professores Silvana Holanda e Cícero Bandeira, integrantes da equipe de formação UCA da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizaram uma visita à Escola José Martins Rodrigues, em Quixadá. Na oportunidade foi realizado o acompanhamento das atividades realizadas com os laptops educacionais e orientações para a conclusão das atividades do Módulo V da Formação Brasil.

Os formadores realizaram o cadastramento no Sócrates, Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa, cuja apresentação de suas funcionalidades foi realizado no encontro de formação do dia 17/03/12 (sábado). Os professores estão usando esse ambiente para realização das atividades do Módulo V e poderão utilizá-lo para elaboração de projetos e comunidades virtuais de aprendizagem.

Em outro momento, além dessas ações, os formadores também planejaram, juntamente com o diretor pedagógico da escola, Erivaldo Marinho, e com as multiplicadoras do NTE do CREDE 12, Maria Ionês e Joana Dark, contando ainda com a supervisora do CREDE 12, Regina Viana. Nesse momento, foi articulada a construção do Projeto Aluno Monitor para ser implantado na Escola José Martins Rodrigues.

Outro projeto que está em fase de elaboração é o Projeto do Professor de Valdery que leciona a disciplina de História. Tal projeto, abordará a história local, cultura, patrimônio histórico da cidade de Quixadá. Estamos articulando para realizar um intercâmbio com outra escola participante do Projeto UCA no Ceará, utilizando o Sócrates e blogs. A previsão é iniciarmos após o término da lotação dos professores.

 Fonte: Professora Silvana Holanda.