Equipes de Acompanhamento apresentam resultados das primeiras visitas no 5º Encontro de Formação

No último dia 18 de junho, a equipe ProUCA-Ce se reuniu novamente para a realização do 5º Encontro de Formação de Tutores e Formadores. O Encontro contou com a presença do Prof. Marcos Dionisio Ribeiro do Nascimento, Técnico de Gestão de Conteúdos Digitais da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Durante o encontro, as cinco equipes organizadas apresentaram os resultados das primeiras visitas realizadas às escolas do ProUCA nos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Barreira. As apresentações foram realizadas por equipe (cada uma responsável por 8 ou 9 escolas), e estas fizeram as apresentações por escola, devido à grande heterogeneidade de resultados.

Equipe Coordenada pela Formadora Juliana Arruda apresentando os resultados das visitas às escolas das Regionais 2 e 4 de Fortaleza.

Equipe coordenada pelas Formadoras Fabiana e Jaiane, apresentando os resultados das visitas às escolas da Regional 6 de Fortaleza.

Equipe coordenada pelas Formadoras Fabiana e Jaiane, apresentando os resultados das visitas às escolas da Regional 6 de Fortaleza.

Ao final do encontro, o prof. Marcos Dionísio esclareceu alguns pontos de dúvida apresentador por todas as equipes:

  • Neste período de férias, a equipe do Centro de Referência do Professor está visitando todas as escolas da rede visando a integração dos projeto existentes em cada uma delas (Mais Educação, Pro-Jovem, E-Jovem, ProUCA), a fim de facilitar a utilização dos LIE móveis por todos os alunos e a organização e remanejamento de LIE móveis de escolas que tem muitos (mais de quatro) para escolas que não tem ou tem poucos (até dois). O objetivo da ação é deixar todas as escolas com, pelo menos, um ou dois LIE móvel (dependendo do tamanho da escola e da quantidade de alunos);
  • Todas as escolas da rede municipal e estadual do município de Fortaleza serão contempladas pelo Cinturão Digital até o final do ano.
Alguns membros da equipe com o Coordenador Geral do ProUCA-Ce, prof. José Aires, e o Técnico da SME, prof. Marcos Dionísio.

Alguns membros da equipe com o Coordenador Geral do ProUCA-Ce, prof. José Aires, e o Técnico da SME, prof. Marcos Dionísio.

O ProUCA-Ce recebe a profª Beth Almeida para conversa e troca de experiências

Além da formação (com alocamento dos tutores e formadores nas escolas), a equipe ProUCA-CE também recebeu no último sábado a visita da Prof. Beth Almeida, nome ilustre na área de Informática Educativa no Brasil. Professora da PUC-SP, coordenou a pesquisa intitulada “O currículo da escola do século XXI integração das TIC ao currículo: inovação, conhecimento científico e aprendizagem”, tendo como contexto de investigação as escolas participantes do Projeto UCA dos estados de GO, SP e TO. Suas publicações em periódicos, livros, capítulos e anais de eventos têm foco privilegiado sobre os seguintes temas: currículo e tecnologias, tecnologia de informação e comunicação (TIC) e formação de professores, políticas de TIC na educação, educação a distância, inclusão e emancipação digital. (Texto informado pelo autor).

O prof. José Aires iniciou o debate apresentando as Lições do Projeto UCA no estado do Ceará.

O prof. José Aires iniciou o debate apresentando as Lições do Projeto UCA no estado do Ceará.

A profª Beth Almeida discutiu as experiências do estado do Ceará e dos estados que acompanha, em especial o Tocantins.

A profª Beth Almeida discutiu as experiências do estado do Ceará e dos estados que acompanha, em especial o Tocantins.

Durante a visita da professora, o Prof. José Aires fez uma apresentação acerca de algumas experiências vivenciadas no contexto do projeto UCA no estado do Ceará (citando as escolas de São Gonçalo, Jijoca de Jericoacoara e Crato). Nesse momento, a profª Beth Almeida se mostrou bastante interessada nas experiências, declarando que a equipe deve divulgar mais suas realizações para que sirvam de inspiração para outras equipes, de outros estados. Citou a experiência do estado de Tocantins, o qual acompanha, e as dificuldades enfrentadas no mesmo. Além disso, iniciou seus comentários dizendo que

“Não devemos olhar apenas o que dá errado, mas principalmente o que dá certo e porquê dá certo apesar das dificuldades” (Profª. Beth Almeida)

A equipe do ProUCA Sobral também esteve presente ao debate com a profª Beth, participando ativamente das discussões e apresentando a experiência da sua cidade.

A equipe do ProUCA Sobral também esteve presente ao debate com a profª Beth, participando ativamente das discussões e apresentando a experiência da sua cidade.

Ao longo da apresentação, foram debatidos diversos temas, com base nas experiências apresentadas, dentre os quais podemos citar:

  • A integração entre o laptop educacional do programa (o uquinha) e o Laboratório de Informática Educativa (LIE) das escolas, pois atividades mais complexas podem ser possibilitadas em computadores mais potentes;
  • O professor deve usar as TDICs para se comunicar com os alunos e usar o que eles tem em mãos, como o celular, o mp3 player, etc. Nesse ponto, Beth Almeida citou a experiência de Adelina Moura, em Portugal. Sua tese está disponível neste link;
  • O importante não é burlar o sistema vigente e fazer uma revolução, mas sim criar formas de integrar Currículo e Cultura. Não é nada novo, pois Currículo é Cultura e as tecnologias são instrumentos da cultura;
  • Mais do que estudar sobre a integração, é preciso integrar na prática. Fazer com que a escola se integre com a vida social;
  • Com o PNE, devemos ficar de olho e participar da sua implantação pois ele pode trazer grandes benefícios à área de tecnologias digitais e educação.

“O UCA não é um projeto de tecnologia. Ele é um projeto de mudança da escola usando a tecnologia como estratégia e ferramenta.” (Prof. José Aires).

  • É essencial que se faça uso social da informação e do conhecimento. Beth Almeida citou os trabalhos de Bento Duarte da Silva, sobre o papel sociocultural das tecnologias (trabalho disponível neste link);
  • A profª Alisandra Calvalcante, também presente, ressaltou que é preciso provocar situações de aprendizagem com uso de ferramentas e materiais digitais dentro de sala de aula, e não apenas esperar as coisas acontecerem.

Para encerrar, a profª Beth Almeida afirmou a todos da equipe:

“Nós estamos fazendo história. Cada um de vocês está fazendo história nos seus contextos de trabalho”.

A vista e o debate com a profª Beth Almeida foram inspiradores não apenas para a equipe que participou do projeto piloto do UCA, mas também para os novos tutores e formadores que iniciam o seu trabalho de formação e acompanhamento das escolas do programa.

A equipe ProUCA-CE agradece a disponibilidade e a simpatia da profª Beth Almeida e a parabeniza pelo excelente trabalho desenvolvido.

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4º Encontro de Formação da Equipe ProUCA – CE: Formadores e Tutores são alocados

No último sábado, dia 07 de junho de 2014, aconteceu no prédio da Seara da Ciência da UFC o 4º Encontro de Formação dos novos Tutores e Formadores da equipe ProUCA-Ce. No referido encontro, os novos membros do grupo foram divididos em sete equipes, as quais se formaram para o acompanhamento das escolas de Fortaleza (de acordo com a divulgação da SME), Barreira e Maracanaú. As escolas de Sobral têm uma divisão específica e à parte.

A Formadora Jaiane Ramos (membro do grupo desde 2010) realizando apresentação sobre o processo de implantação do programa nas escolas contempladas.

A Formadora Jaiane Ramos (membro do grupo desde 2010) realizando apresentação sobre o processo de implantação do programa nas escolas contempladas.

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Sala 9, na Seara da Ciência lotada para a formação da nova equipe ProUCA-CE. Sala 9, na Seara da Ciência lotada para a formação da nova equipe ProUCA-CE.

A divisão foi feita da seguinte maneira:

  • Cada tutor ficará responsável por três escolas definidas;
  • As equipes são formadas por três tutores, dois formadores e um coordenador (este membro antigo da equipe ProUCA-Ce);
  • Assim, cada equipe é formada por cinco membro e responsável por 9 escolas;
  • As escolas de Maracanaú e Barreira serão acompanhadas apenas por um formador (membro antigo da equipe) e um tutor;
  • Os tutores responsáveis pelas escolas de Barreira e Maracanaú também ficaram responsáveis por escolas de Fortaleza.

Ao longo do encontro, as equipes também puderam discutir sobre a implantação do programa nas escolas, debatendo dentro das equipes sobre a forma de realizar o primeiro contato com as escolas, as visitas, e a formação posterior do corpo docente das mesmas.

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Algumas equipes reunidas para articulação de atividades. Algumas equipes reunidas para articulação de atividades.

Como atividade a ser realizada, as equipes devem fazer contato com as escolas e seus gestores, realizar reunião com eles e já fazer um diagnóstico da infra-estrutura da escola e o uso que a mesma faz das tecnologias (se há algum contato).

O próximo encontro de formação será realizado no dia 18 de junho (quarta-feira), pela manhã.

Palestra da Profª Beth Almeida é realizada no Centro de Tecnologia

No último dia 06 de junho, o Instituto UFC Virtual recebeu a ilustre visita da profª. Elizabeth Almeida, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que esteve presente a uma banca de doutorado e realizou palestra no auditório do Centro de Tecnologia da universidade.

A Palestra, intitulada “O currículo da escola no século XXI: tecnologia, mudança, desafio, inovação”, apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida em algumas escolas contempladas pelo Projeto UCA nos estados de Goiás (duas escolas pesquisadas), Tocantins (duas escolas pesquisadas) e São Paulo (três escolas pesquisadas), e acompanhadas pela PUC-SP (encontre outras informações no endereço: http://www4.pucsp.br/uca/).

Durante a sua fala, Beth Almeida ressaltou a diferença entre o currículo formal e o currículo real, este como aquele que acontece no ato educativo, construído a partir das relações entre as pessoas e os materiais dentro do ambiente escolar. A partir dessa percepção de currículo, a professora e sua equipe realizaram uma pesquisa com o objetivo de analisar o currículo nas escolas acompanhadas e o impacto das ações do Projeto UCA nesse curriculo. A pesquisa foi realizada entre setembro de 2011 e setembro de 2013.

As escolas pesquisadas apresentavam diferenças estruturais e contextuais, estando localizadas não apenas em cidades e estados diferentes, mas também em contextos socioculturais diversos. Apesar da heterogeneidade de realidades, a pesquisa teve como foco as experiências e mudanças desenvolvidas nos ambientes escolares, as quais tiveram algum impacto sobre os seus respectivos currículo e organização escolares. Dessa forma, é importante ressaltar que foram consideradas tanto as experiências de formação de professores quanto as realizadas em sala de aula, na prática pedagógica com os alunos. Além disso, a gestão e a comunidade escolar e sua relação com o projeto também foram consideradas para a análise da pesquisa.

Alguns resultados foram apresentados, dos quais listamos os seguintes:

  • Mudanças ocorridas: 
    • Reorganização do tempo e do espaço escolares. “Mudou o tempo e o espaço, mudou o currículo!”;
    • Reorganização da prática pedagógica: temos como exemplo que o professor saiu “da frente” da sala de aula e passou a ficar “entre os alunos”, acompanhando as atividades em constante movimentação dentro da sala de aula. Também os alunos passaram a se movimentar mais em sala para o desenvolvimento das atividades;
    • O apoio da gestão a essas mudanças.
    • Apropriação de palavras do vocabulário da cultura digital por professores e alunos, atribuindo significados a eles.
    • Os alunos-monitores e as mudanças de comportamento de alguns alunos a partir das suas ações como tais.
    • A expressão por meio de múltiplas mídias.
    • Enfrentamento do erro: reflexão e reformulação de estratégias.
    • Desenvolvimento de motivação e autoestima por parte de professores e alunos.
  • Desafios enfrentados:
    • Parceria escola-família-comunidade escolar: foi apresentado um exemplo interessante em que uma escola desenvolveu oficinas onde os alunos realizavam atividades com os pais acerca de apropriação tecnológica e estratégias de segurança na internet (a professora Beth Almeida sugeriu a utilização da cartilha elaborada pelo Comitê Gestor de Informática).
    • O professor-pesquisador: os professores eram incentivados a escrever, a cada semestre, um projeto para avaliação e seleção de bolsa e, se fossem aceitos, apresentarem relatórios e resultados ao final do semestre. A experiência se mostrou bastante construtiva, à medida que desenvolveu outras habilidades nesses profissionais.
    • Os alunos, em sua maioria, superaram a visão acerca da tecnologia como meio apenas de entretenimento, integrando suas ferramentas também em atividades escolares e educativas no seu dia a dia.
    • Integração das tecnologias ao currículo da escola: não apenas as experiências realizadas mas também a formação incentivaram professores e gestores a refletir sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e reorganizá-lo, objetivando uma maior inserção das tecnologias como estratégias de trabalho (ensino-aprendizagem) na rotina escolar.

Em um momento de sua fala, a professora foi informada sobre o comentário do prof. Bento Duarte da Silva (da Universidade do Minho, em Portugal), que assistia a palestra online e dava suas contribuições, ao que respondeu prontamente, agradecendo a contribuição do colega e respondendo o seu comentário, sobre a realidade em que as ações de projetos como o UCA são desenvolvidas e os desafios enfrentados.

Ao final de sua apresentação, a profª Beth Almeida também apresentou diversas experiências vivenciadas nas escolas pesquisadas e respondeu às perguntas dos presentes. Abaixo, o vídeo da palestra.

O Instituto UFC Virtual e a Universidade Federal do Ceará agradecem a presença e contribuição da profª. Beth Almeida e esperam que novas atividades entre as duas univeridades (UFC e PUC) sejam desenvolvidas em breve.

Equipe ProUCA-Ce acessa repositórios e planeja aulas durante 3º dia de Formação

No último sábado, dia 31 de maio, novamente na sala de videoconferencia do Instituto UFC Virtual, os novos tutores e formadores da equipe ProUCA-Ce entraram em contato com recursos digitais diversos e puderam planejar aulas com o uso de alguns desses recursos.

No início do encontro, a profª. Auricelia Silva apresentou um vídeo motivacional, a partir do qual ressaltou a importância do trabalho em equipe e de maneira colaborativa.

A profª Auricelia Silva fomentou discussão sobre a importância do trabalho colaborativo.

A profª Auricelia Silva fomentou discussão sobre a importância do trabalho colaborativo.

Em seguida, a profª Lavina Lima (membro da equipe UCA-CE também desde 2010) fez uma apresentação de slides sobre as teorias pedagógicas com foco no uso das tecnologias na Educação e sobre os Objetos de Aprendizagem (OA) – materiais digitais criados para o uso em contextos escolares.

Tutoras durante a formação.

Tutoras durante a formação.

A profª Lavina Lima durante apresentação sobre os Objetos de Aprendizagem.

A profª Lavina Lima durante apresentação sobre os Objetos de Aprendizagem.

Em seguida, indicou alguns sites onde os tutores e formadores podem encontrar OA. Seguem abaixo os repositórios indicados:

A partir do acesso e exploração dos sites indicados, os tutores e formadores se reuniram em equipe e elaboraram planos de aula com o uso de algum dos recursos. Ao final do encontro, os planos foram apresentados.

2º dia de Formação da equipe ProUCA Ceará é realizado no Instituto UFC Virtual

Dando continuidade à formação dos novos membro da equipe ProUCA-Ce, foi realizado no dia 24 de maio o segundo encontro de Formação, na sala de videoconferência do Instituto UFC Virtual.

No início do encontro foi realizada uma dinâmica na qual os tutores e formadores deveriam responder o questionamento: “Os laptops chegaram às escolas. E agora?” A partir das respostas, foi construída uma árvore, a qual representou aquilo que queremos que “nasça” a partir das ações do projeto.

A árvore construída pelos tutores e formadores. As folhas, frutos e flores representam os resultados esperados a partir da sua ação nas escolas.

A árvore construída pelos tutores e formadores. As folhas, frutos e flores representam os resultados esperados a partir da sua ação nas escolas.

Na ocasião, o prof. Dennys Leite, membro colaborador do programa desde 2012, fez uma apresentação bastante ilustrativa sobre Software Livre, o Ubuntu (sistema operacional dos laptops educacionais do Programa UCA) e sobre as ferramentas disponíveis nas máquinas do programa.

O prof. Ms. Dennys Leite durante apresentação sobre Software Livre e o sistema Operacional Ubuntuca, do laptop educacional do programa.

O prof. Ms. Dennys Leite durante apresentação sobre Software Livre e o sistema Operacional Ubuntuca, do laptop educacional do programa.

Além disso, a profª Fabiana (membro do ProUCA desde 2012) fez uma apresentação sobre o ambiente Sócrates e os novos tutores e formadores puderam fazer o seu cadastro no ambiente e explorar algumas de suas ferramentas. O ambiente será utilizado tanto na presente formação quanto na formação dos professores. Em ambas, servirá como ferramenta de comunicação e interação para a realização de atividades à distância.

Para o encontro, um LIE Móvel com 32 laptops educacionais da Prefeitura Municipal de Fortaleza foi disponibilizado, visando o contato e apropriação por parte dos tutores e formadores em formação sobre o ‘carrinho’ e os laptops. Dessa forma, todas as atividades do encontro foram feitas nas máquinas do programa.

Rodrigo (membro da equipe UCA-CE desde 2013) mostra o LIE Móvel disponibilizado pela Prefeitura Municipal do Fortaleza para a formação.

Rodrigo (membro da equipe UCA-CE desde 2013) mostra o LIE Móvel disponibilizado pela Prefeitura Municipal do Fortaleza para a formação.

O próximo encontro de formação será realizado no sábado seguinte, dia 31 de maio.

Formação de Novos Tutores e Formadores do ProUCA é iniciada em Fortaleza

Como todos sabemos, o Programa UCA não apenas promove a inclusão digital da comunidade escolar através da compra e disponibilização de computadores. Ele também se preocupa com a formação dos professores para a inserção dos laptops educacionais na rotina escolar e na sala de aula, de forma a que essa ferramenta venha também a auxiliar o trabalho do professor e facilitar a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, em parceria com a Universidade FEderal do Ceará, o ProUCA promove a formação e o acompanhamento dos professores das escolas contempladas objetivando a efetiva melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.

Em 2014, a abrangência do programa no estado foi ampliada significativamente. Até 2013 apenas 9 escolas de 8 municípios eram contempladas. Esse ano, esse número sobe para 49 escolas, porém em quatro municípios cearenses. Com exceção de Sobral, onde a equipe foi formada por professores da própria rede, foram necessários tutores e formadores para o acompanhamento dessas escolas de maneira satisfatório. Dessa forma, a equipe UCA-Ce (composta desde 2010 e contando, no início de 2014, com 9 membros), realizou seleção para a contratação imediata de formadores e tutores.

O professor José Aires - diretor do ProUCA-Ce e coordenador pedagógico do Instituto UFC Virtual - deu as boas vindas aos novos tutores e formadores do programa e guiou o encontro juntamente com as formadoras Betania e Auricelia, membros da equipe UCA-Ce.

O professor José Aires – diretor do ProUCA-Ce e coordenador pedagógico do Instituto UFC Virtual – deu as boas vindas aos novos tutores e formadores do programa e guiou o encontro juntamente com as formadoras Betania e Auricelia, membros da equipe UCA-Ce.

O prof. Marcos Dionísio também deu as boas vindas aos novos tutores e formadores do Programa.

O prof. Marcos Dionísio também deu as boas vindas aos novos tutores e formadores do Programa.

No último dia 17 de maio, esses tutores e formadores selecionados foram convocados para uma reunião no prédio do Instituto UFC Virtual. Na ocasião, todos puderam conhecer um pouco mais sobre as ações realizadas pela equipe no projeto UCA  entre 2010 e 2013, os resultados e desafios desse trabalho, o papel do Tutor e do Formador no programa UCA e o modelo de trabalho do mesmo.

Novos Tutores e Formadores do ProUCA - Ce concentrados durante as apresentações sobre os seus papeis no programa.

Novos Tutores e Formadores do ProUCA – Ce concentrados durante as apresentações sobre os seus papeis no programa.

A equipe do ProUCA Sobral também esteve presente no encontro, contribuindo ainda mais para a integração dos participantes.

A equipe do ProUCA Sobral também esteve presente no encontro, contribuindo ainda mais para a integração dos participantes.

Os novos tutores e formadores também participaram de uma dinâmica na qual sonhos e expectativas foram abordados, resultando em um momento divertido e emocionante, no qual todos puderam se conhecer um pouco melhor. Estiveram presentes, além dos tutores e formadores selecionados, o Prof. Ms. Marcos Dionísio (Assessor de Tecnologia Educacional/SME) e equipe  ProUCA Sobral, contribuindo ainda mais para a integração dos participantes e sucesso do encontro.

Novos tutores e formadores participando do momento da dinâmica. Abraço coletivvo!

Novos tutores e formadores participando do momento da dinâmica. Abraço coletivo!

Momento final da dinâmica.

Momento final da dinâmica.

A equipe UCA-Ce dá as boas vindas aos novos Tutores e Formadores do Programa UCA Ceará!

1º encontro de Formação de Professores do ProUCA – Sobral é realizado

Como parte das ações do ProUCA – Sobral para o ano de 2014, nos dias 15 e 16 de maio foi iniciado processo Formação dos professores da rede municipal das 7 escolas participantes.
Em Sobral, o ProUCA foi implantado como projeto piloto em 2013, atendendo  aos professores de Língua Portuguesa e Matemática das escolas Netinha Castelo, Gerardo Rodrigues, Trajano de Medeiros, Raul Monte e Maria José Ferreira Gomes, que desenvolveram atividades com os alunos do 6º ao 8º ano. Este ano o Programa foi ampliado e contemplará também professores e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
No dia 14 de maio, as formadoras Bernadete Oriá, Lavina Lima e Marcia Duarte foram a Sobral e participaram de reunião com gestores das escolas contempladas no prédio da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, apresentaram os resultados do trabalho desenvolvido pela equipe em 2013 e o modelo de trabalho para o ano de 2014. Os gestores se mostraram muito animados em relação às atividades para esse ano, relatando a ansiedade da comunidade escolar para o início das atividades com os computadores e as ações necessárias para o desenvolvimento efetivo destas.
Ilustração feita por um grupo de professores representando o estudante da atualidade - discussão realizada durante encontro de formação.

Ilustração feita por um grupo de professores representando o estudante da atualidade – discussão realizada durante encontro de formação.

No dia 15 de maio, foi realizado encontro de formação com os professores de Língua Portuguesa no auditório de uma escola da rede pública municipal (a escola não é uma das contempladas). No dia 16, o encontro aconteceu com os professores de Matemática.
Professores de Língua Portuguesa durante momento de formação, sendo auxiliados pela formadora Marcia Duarte.

Professores de Língua Portuguesa durante momento de formação.

Professores de Matemática reunidos em momento de formação.

Professores de Matemática reunidos em momento de formação.

Ambos os encontros tiveram como tema principal a aplicação de recursos digitais na rotina escolar em integração com o currículo. Em cada dia, foram apresentados recursos direcionados aos conteúdos do 2º bimestre da rede. A partir da exploração dos recursos, os professores elaboraram planos de aula para aplicarem em suas turmas. Os novos tutores da equipe estiveram presentes nos dois encontros.

ProUCA Sobral é iniciado com Formação de Tutores

O Programa UCA em Sobral também entra em uma nova etapa. Em 2014, estão sendo contempladas 7 (sete) escolas da rede pública municipal: continuam as 5 (cinco) escolas contempladas em 2013 – Raul Monte, Gerardo Rodrigues, Maria José, Trajano de Medeiros e Netinha Castelo – e se adicionam as duas escolas de tempo integral do município – Maria de Lourdes e Maria Dorilene.

Além disso, a equipe aumentou, contando, agora, com 7 (sete) tutores que devem acompanhar de forma mais próxima as atividades desenvolvidas nas escolas com o uso dos laptops educacionais. Em reuniões realizadas com a equipe da Secretaria de Educação, ficou decidido que esses tutores seriam escolhidos dentro do quadro docente de cada escola, com exceção das duas escolas de tempo integral. Assim, foram selecionados pela SME os professores Ivanessa, Carla, Caetano, Márcia e Samuel, para atuarem em suas respectivas escolas. As tutores Roziane e Isabelle, da SME, ficaram responsáveis por acompanharem as escolas de tempo integral.

Novos Tutores do ProUCA Sobral em reunião de formação.

Novos Tutores do ProUCA Sobral em reunião de formação.

Com a seleção feita, foi realizada, no dia 24 de abril, a primeira reunião com a equipe ProUCA Sobral, à qual compareceram também as formadoras Lavina Lima e Marcia Duarte (que acompanham o programa em Sobral desde 2013). Na ocasião, foram discutidas as atribuições dos tutores e o modelo de trabalho, bem como apresentados os resultados das ações de 2013, que servirão de base para as ações do corrente ano.

Dupla de tutores realizando atividade no laptop educacional do programa.

Dupla de tutores realizando atividade no laptop educacional do programa.

Também durante a reunião, foi iniciada a formação desses tutores, com atividades de apropriação tecnológica e pesquisa de recursos digitais e planos de aula com uso dos laptops educacionais. É importante ressaltar que a formação desses professores para o cargo de tutores se difere da formação de professores pois as atividades são realizadas sempre visando a atuação deles no apoio ao corpo docente das escolas.

A Formadora Marica, da equipe UCA-Ce, durante reunião com os novos tutores do ProUCA Sobral.

A Formadora Marcia, da equipe UCA-Ce, durante reunião com os novos tutores do ProUCA Sobral.

Os tutores acompanharão as atividades a serem realizadas na escola e repassarão relatório mensal contendo um resumo dessas atividades e os desafios enfrentados. Todos estão bastante animados para iniciar os trabalhos.