2º dia de Formação da equipe ProUCA Ceará é realizado no Instituto UFC Virtual

Dando continuidade à formação dos novos membro da equipe ProUCA-Ce, foi realizado no dia 24 de maio o segundo encontro de Formação, na sala de videoconferência do Instituto UFC Virtual.

No início do encontro foi realizada uma dinâmica na qual os tutores e formadores deveriam responder o questionamento: “Os laptops chegaram às escolas. E agora?” A partir das respostas, foi construída uma árvore, a qual representou aquilo que queremos que “nasça” a partir das ações do projeto.

A árvore construída pelos tutores e formadores. As folhas, frutos e flores representam os resultados esperados a partir da sua ação nas escolas.

Na ocasião, o prof. Dennys Leite, membro colaborador do programa desde 2012, fez uma apresentação bastante ilustrativa sobre Software Livre, o Ubuntu (sistema operacional dos laptops educacionais do Programa UCA) e sobre as ferramentas disponíveis nas máquinas do programa.

O prof. Ms. Dennys Leite durante apresentação sobre Software Livre e o sistema Operacional Ubuntuca, do laptop educacional do programa.

Além disso, a profª Fabiana (membro do ProUCA desde 2012) fez uma apresentação sobre o ambiente Sócrates e os novos tutores e formadores puderam fazer o seu cadastro no ambiente e explorar algumas de suas ferramentas. O ambiente será utilizado tanto na presente formação quanto na formação dos professores. Em ambas, servirá como ferramenta de comunicação e interação para a realização de atividades à distância.

Para o encontro, um LIE Móvel com 32 laptops educacionais da Prefeitura Municipal de Fortaleza foi disponibilizado, visando o contato e apropriação por parte dos tutores e formadores em formação sobre o ‘carrinho’ e os laptops. Dessa forma, todas as atividades do encontro foram feitas nas máquinas do programa.

Rodrigo (membro da equipe UCA-CE desde 2013) mostra o LIE Móvel disponibilizado pela Prefeitura Municipal do Fortaleza para a formação.

O próximo encontro de formação será realizado no sábado seguinte, dia 31 de maio.