ProUCA Sobral é iniciado com Formação de Tutores

O Programa UCA em Sobral também entra em uma nova etapa. Em 2014, estão sendo contempladas 7 (sete) escolas da rede pública municipal: continuam as 5 (cinco) escolas contempladas em 2013 – Raul Monte, Gerardo Rodrigues, Maria José, Trajano de Medeiros e Netinha Castelo – e se adicionam as duas escolas de tempo integral do município – Maria de Lourdes e Maria Dorilene.

Além disso, a equipe aumentou, contando, agora, com 7 (sete) tutores que devem acompanhar de forma mais próxima as atividades desenvolvidas nas escolas com o uso dos laptops educacionais. Em reuniões realizadas com a equipe da Secretaria de Educação, ficou decidido que esses tutores seriam escolhidos dentro do quadro docente de cada escola, com exceção das duas escolas de tempo integral. Assim, foram selecionados pela SME os professores Ivanessa, Carla, Caetano, Márcia e Samuel, para atuarem em suas respectivas escolas. As tutores Roziane e Isabelle, da SME, ficaram responsáveis por acompanharem as escolas de tempo integral.

Novos Tutores do ProUCA Sobral em reunião de formação.

Com a seleção feita, foi realizada, no dia 24 de abril, a primeira reunião com a equipe ProUCA Sobral, à qual compareceram também as formadoras Lavina Lima e Marcia Duarte (que acompanham o programa em Sobral desde 2013). Na ocasião, foram discutidas as atribuições dos tutores e o modelo de trabalho, bem como apresentados os resultados das ações de 2013, que servirão de base para as ações do corrente ano.

Dupla de tutores realizando atividade no laptop educacional do programa.

Também durante a reunião, foi iniciada a formação desses tutores, com atividades de apropriação tecnológica e pesquisa de recursos digitais e planos de aula com uso dos laptops educacionais. É importante ressaltar que a formação desses professores para o cargo de tutores se difere da formação de professores pois as atividades são realizadas sempre visando a atuação deles no apoio ao corpo docente das escolas.

A Formadora Marica, da equipe UCA-Ce, durante reunião com os novos tutores do ProUCA Sobral.

A Formadora Marcia, da equipe UCA-Ce, durante reunião com os novos tutores do ProUCA Sobral.

Os tutores acompanharão as atividades a serem realizadas na escola e repassarão relatório mensal contendo um resumo dessas atividades e os desafios enfrentados. Todos estão bastante animados para iniciar os trabalhos.