1º encontro de Formação de Professores do ProUCA – Sobral é realizado

Como parte das ações do ProUCA – Sobral para o ano de 2014, nos dias 15 e 16 de maio foi iniciado processo Formação dos professores da rede municipal das 7 escolas participantes.
Em Sobral, o ProUCA foi implantado como projeto piloto em 2013, atendendo  aos professores de Língua Portuguesa e Matemática das escolas Netinha Castelo, Gerardo Rodrigues, Trajano de Medeiros, Raul Monte e Maria José Ferreira Gomes, que desenvolveram atividades com os alunos do 6º ao 8º ano. Este ano o Programa foi ampliado e contemplará também professores e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
No dia 14 de maio, as formadoras Bernadete Oriá, Lavina Lima e Marcia Duarte foram a Sobral e participaram de reunião com gestores das escolas contempladas no prédio da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, apresentaram os resultados do trabalho desenvolvido pela equipe em 2013 e o modelo de trabalho para o ano de 2014. Os gestores se mostraram muito animados em relação às atividades para esse ano, relatando a ansiedade da comunidade escolar para o início das atividades com os computadores e as ações necessárias para o desenvolvimento efetivo destas.
Ilustração feita por um grupo de professores representando o estudante da atualidade - discussão realizada durante encontro de formação.

Ilustração feita por um grupo de professores representando o estudante da atualidade – discussão realizada durante encontro de formação.

No dia 15 de maio, foi realizado encontro de formação com os professores de Língua Portuguesa no auditório de uma escola da rede pública municipal (a escola não é uma das contempladas). No dia 16, o encontro aconteceu com os professores de Matemática.
Professores de Língua Portuguesa durante momento de formação, sendo auxiliados pela formadora Marcia Duarte.

Professores de Língua Portuguesa durante momento de formação.

Professores de Matemática reunidos em momento de formação.

Ambos os encontros tiveram como tema principal a aplicação de recursos digitais na rotina escolar em integração com o currículo. Em cada dia, foram apresentados recursos direcionados aos conteúdos do 2º bimestre da rede. A partir da exploração dos recursos, os professores elaboraram planos de aula para aplicarem em suas turmas. Os novos tutores da equipe estiveram presentes nos dois encontros.