ProUCA no Encontro Olhares – Sobral

Na última semana, a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Escola de Formação Permanente do Magistério, realizou o Encontro Olhares no Centro de Convenções da Cidade. Durante os dias 17, 18 e 19 de outubro, professores da Rede Municipal de Educação participaram de atividades científicas, culturais e pedagógicas, das quais destacamos: Mestres do Ofício; Universo Cultural; Palestras; Encontro com Escritores; Oficinas Pedagógicas; Cine Mestre e o Encontro de Educadores de Sobral.

995513_559053194148311_951440022_n

Palestra de Abertura com a presença de autoridades do Município, como o Prefeito, o Secretário de Educação e a diretora da Escola de Formação.

1378110_559046834148947_120796062_n1381305_559052200815077_1093513809_n

Stand do ProUCA com visitantes utilizando os notebooks do programa.

No evento, a equipe ProUCA Sobral esteve presente com um stand no qual os professores presentes puderam ter acesso a informações sobre o Programa (que se iniciou neste mês na cidade), utilizar os notebooks e tirar dúvidas sobre as atividades e a expansão do programa para toda a rede.

 

ProUCA Sobral é iniciado com Formação de Professores

Neste mês de outubro iniciou-se a Formação Brasil do Programa Um Computador Por Aluno – Sobral (ProUCA Sobral). O ProUCA é um programa do Governo Federal, pelo qual estados, municípios e o Distrito Federal podem adquirir laptops para uso educacional nas escolas das redes públicas de educação básica. Este Programa visa promover primordialmente a inclusão digital nas escolas da rede pública municipal (fonte: http://www.fnde.gov.br/portaldecompras/index.php/produtos/laptops-educacionais-prouca).

2013-10-11

Encontro de Formação do ProUCA Sobral

Em Sobral, a formação de professores se inicia atendendo aos professores de Língua Portuguesa e Matemática de cinco escolas da rede municipal de Educação: Netinha Castelo, Gerardo Rodrigues, Trajano de Medeiros, Raul Monte, Maria José Ferreira Gomes. Na sexta-feira, 11 de outubro, foi realizado o primeiro encontro da formação com os professores das escolas acima citadas e teve como tema principal o início da Apropriação Tecnológica, sendo considerado momento de suma importância para formação. (http://www.sobral.ce.gov.br/site_novo/index.php/links/noticias/item/632-prouca-sobral-%C3%A9-iniciado-com-forma%C3%A7%C3%A3o-de-professores)

 2013-10-11 08.31.472013-10-11 08.56.58 2013-10-11 14.07.472013-10-11 14.08.04

A equipe de formação conta com Professoras-Pesquisadoras vinculadas ao Instituto UFC Virtual (da Universidade Federal do Ceará), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município e tem modelo semi presencial para integração das Tecnologias ao currículo escolar.

Equipe ProUCA Sobral:

- Instituto UFc Virtual: Bernadete Oriá de Melo, Juscileide de Castro Braga, Lavina Lúcia Vieira Lima, Márcia Duarte Medeiros. Coordenação: José Aires de Castro Filho.

- Secretaria Municipal de Educação de Sobral: Lúcia Ballica, Roziane Marinho e Maria Isabelle.

Planejamento Coletivo na Escola Antônio Julião Neto – Barreira

No dia 05 de Outubro/2013 educadores da Escola Municipal Antônio Julião Neto participaram da Formação Brasil, Módulo III-A. Durante o encontro foi apresentado o objetivo do Módulo e as atividades práticas a serem realizadas, atividades que seguiram um planejamento pré-definido.

Após apresentação do vídeo ” O uso das tecnologias em sala de aula” que abriu o encontro os educadores puderam visualizar exemplos de planejamentos e atividades utilizando o Laptop Educacional em outras escolas UCA do Estado do Ceará. Finalizado este momento, foi sugerido que os professores se dividissem por área para articulação de um plano de aula prático utilizando Objetos de Aprendizagem (AO).

Os trabalhos foram socializados com as equipes, de forma enriquecedora devido a participação e o interesse comum, principalmente por envolver profissionais de áreas diversas. O encontro foi um momento de “planejamento coletivo” pelo compartilhamento das ideias e diálogos entre as áreas de conhecimento.

Durante a tarde os professores postaram nos seus Blog´s os endereços dos OA´s escolhidos para utilização com os seus alunos. Finalizamos o dia com a leitura coletiva do texto “O local e o global do professor e do aluno não são os mesmos” das autoras Beatriz Corso Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa  disponível em http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3/local_global.pdf. Aos professores foram solicitados a elaborar resumo crítico para postagem no portfólio individual do ambiente colaborativo SÓCRATES (www.virtual.ufc.br/socrates).

Fonte: Fabiana Medeiros

Gravação do Documentário na Escola Estado do Paraná

Nesta quarta-feira (02/10), a Escola Estado do Paraná recebeu a equipe do documentário UCA para realização das últimas gravações. Desde agosto, a equipe vem gravando as experiências pedagógicas das nove escolas do Projeto UCA, a fim de criar uma produção audiovisual que registrará e apresentará o trabalho desenvolvido durante o projeto.

Na ocasião as professoras Elayni Costa e Cynthia Brasil ministraram uma aula para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental sobre nações e anglofonia. Essa aula é fruto de uma atividade que une as disciplinas de Geografia e Inglês. Os alunos pesquisaram e elaboraram slides no aplicativo Impress instalado no laptop.

Também neste mesmo dia foi gravado o depoimento do Prof. Mauro Pequeno que, junto com o Prof. Aires Castro Filho, coordena o Projeto UCA no Ceará.

Fonte: Karla Nascimento

Formação de Professores em Quixadá – Módulo 3

Nesta quarta-feira, 02 de Outubro ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Martins Rodrigues, localizada no município de Quixadá, mais uma formação da equipe UCA CE com os professores da área de Ciências exatas com a presença da formadora Jaiane Ramos

Durante o encontro ocorreu a finalização do Módulo 2 destinado ao estudo da Web 2.0 e iniciado o Módulo 3 denominado Formação de Professores. Durante as ações do módulo 3 os professores deverão planejar uma aula ou projeto usando o laptop educacional e posteriormente compartilhar os meios e resultados  obtidos durante a execução do planejamento nos seus blogs individuais, criados no módulo anterior, e no ambiente virtual de aprendizagem

Durante o encontro diversas experiências de projetos e aulas com o uso dos laptops educacionais foram apresentadas como forma de compartilhamento de experiências.

2013-10-03 16.35.28

Cartazes com fotos de atividades utilizando os laptops educacionais.

Fonte: Jaiane Ramos

Planejamento na escola Estado do Paraná em Fortaleza

No último sábado (28/09), foi realizado o encontro de formação com os professores da escola Estado do Paraná, localizada em Fortaleza. As formadoras Karla Nascimento e Mixilene Sales iniciaram o estudo sobre o módulo 3A, que trata sobre as experiências vivenciadas com o laptop na sala de aula ou fora dela.

2013-09-28-1314

Durante o encontro, os professores também fizeram seus planejamentos por área de conhecimento e selecionaram alguns recursos educacionais digitais para auxiliar o conteúdo e o processo de aprendizagem dos alunos.

2013-09-28-1321
Na ocasião, alguns objetos de aprendizagem foram novamente explorados para análise, com o intuito de utilizá-los off line, devido a oscilação de conexão da Internet na escola. Bem como receberam orientações de como buscar esses tipos de recursos na internet.

Fonte: Karla Nascimento e Mixilene Sales

 

Encontro de Formação na Escola Poetisa Abigail Sampaio, em São Gonçalo

No último dia 27 de setembro foi realizada formação presencial no Município de São Gonçalo na Escola Poetisa Abigail Sampaio pelas formadores Mixilene Sales e Bernadete Oriá .
Dentro das ações cabíveis para o andamento do Curso Formação Brasil, os professores participantes executaram a finalização do Módulo II e iniciaram as atividades para o Módulo 3 A.

2013-09-27-1308Nesta ocasião também foi aberto espaço para estudo, conhecimento e avaliação de outros recursos tecno pedagógicos, em especial os Objetos de Aprendizagem, que serão aplicados na prática da sala de aula com a utilização do laptop educacional, que por sua vez, não depende de internet, o que possibilita o uso destes recursos de modo offline.

Fonte: Bernadete Oriá e Mixilene Sales

Formação na escola Francisco Holanda Montenegro, em Iguatu-Ce

Na quarta-feira, dia 25 de setembro, a formadora Lavina Lima esteve presente à escola Jco. Holanda Montenegro para a realização de encontro de formação, o qual se iniciou às 8h nos LIE da escola.

Antes disso, o coordenador pedagógico da escola explicou que os melhores dias para a formação são as quartas-feiras porque, nesse dia, há um maior número de professores em formação participando de planejamento ou com aulas vagas.

No encontro, foram realizadas atividades de resumo do Módulo 2, durante as quais os professores presentes desenvolveram atividades pedentes e realizaram a atividade 5, que ainda não havia sido proposta. Durante a realização dessa atividade, os professores de Química, Matemática e Filosofia, presentes no LIE, relataram já terem atividades planejadas a serem desenvolvidas em sala de aula com o uso de recursos digitais. Ainda esse dia foi dado início ao Módulo 3.

Fonte: Lavina Lima

Formação na EMEF Sen. Carlos Jereissati

Nos dias 24 e 25 de setembro o formador Dennys Leite Maia esteve na EMEF LI Sen. Carlos Jereissati, em Jijoca de Jericoacoara, para o encontro de formação dos professores e gestores novatos acerca do Módulo 3 da Formação Brasil.

No primeiro dia (terça-feira) resgatou-se as discussões e atividades do Módulo 2 e procedeu-se à introdução dos conteúdos do Módulo 3.

No dia seguinte (quarta-feira), o formador esteve presente na escola nos turnos manhã e tarde para falar com professores e gestores sobre o II SEMIUCA. Dois professores já estão trabalhando nos resumos para serem enviados um produzindo um resumo sobre o desenvolvimento do UCAbuntu e outro escrevendo sobre uma aula com uso do objeto de aprendizagem Fábulas, do PROATIVA. No turno da noite foi destinado a conclusão do módulo 3.

Fonte: Dennys Maia

Formação realizada na escola do Crato apresenta ferramentas para professores

Nos dias 24 e 25 de setembro, os formadores Karla Nascimento e Rodrigo Lacerda estiveram na Escola Joaquim Valdevino de Brito e iniciaram as atividades do Módulo 3A, como também participaram do planejamento por área de conhecimento.
No primeiro dia, os professores de Ciências da Natureza conheceram as ferramentas do Geogebra, software educativo para ensino de Geometria. Foi observado que muitos dos conteúdos de Matemática e Física podem ser explorados pelo software em questão. Pensando nisso, os professores elaboraram algumas atividades que podem ser trabalhadas na sala de aula com os alunos. Já os professores de Química e Biologia procuraram, selecionaram atividades, com base em seus planos de aula, usando objetos de aprendizagem de maneira offline, devido a baixa conexão da internet na escola.

CAM00011

No segundo dia, os professores de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas exploraram os conteúdos, detalhados nos planos de aula, e buscaram recursos diversos para auxiliar no ensino e aprendizagem dos alunos. Para isso, foi necessário conhecer, testar e avaliar recursos como: vídeos, softwares e objetos de aprendizagem para incorporá-los ao plano de cada aula.

Created with flickr slideshow.
Fonte: Karla Nascimento e Rodrigo Lacerda