Planejamento Coletivo na Escola Antônio Julião Neto – Barreira

No dia 05 de Outubro/2013 educadores da Escola Municipal Antônio Julião Neto participaram da Formação Brasil, Módulo III-A. Durante o encontro foi apresentado o objetivo do Módulo e as atividades práticas a serem realizadas, atividades que seguiram um planejamento pré-definido.

Após apresentação do vídeo ” O uso das tecnologias em sala de aula” que abriu o encontro os educadores puderam visualizar exemplos de planejamentos e atividades utilizando o Laptop Educacional em outras escolas UCA do Estado do Ceará. Finalizado este momento, foi sugerido que os professores se dividissem por área para articulação de um plano de aula prático utilizando Objetos de Aprendizagem (AO).

Os trabalhos foram socializados com as equipes, de forma enriquecedora devido a participação e o interesse comum, principalmente por envolver profissionais de áreas diversas. O encontro foi um momento de “planejamento coletivo” pelo compartilhamento das ideias e diálogos entre as áreas de conhecimento.

Durante a tarde os professores postaram nos seus Blog´s os endereços dos OA´s escolhidos para utilização com os seus alunos. Finalizamos o dia com a leitura coletiva do texto “O local e o global do professor e do aluno não são os mesmos” das autoras Beatriz Corso Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa  disponível em http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3/local_global.pdf. Aos professores foram solicitados a elaborar resumo crítico para postagem no portfólio individual do ambiente colaborativo SÓCRATES (www.virtual.ufc.br/socrates).

Fonte: Fabiana Medeiros