Conheça a Educopédia

A Educopédia, criada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em setembro de 2010, é uma plataforma de aulas digitais online de cada disciplina, com material de suporte aos professores, planos de aula, jogos pedagógicos e vídeos, entre outras ferramentas.

A plataforma, cujo conteúdo foi produzido por cerca de 300 professores da própria rede municipal, com base nas orientações curriculares da Secretaria, tem como objetivo tornar o ensino mais atraente e mobilizador para crianças e adolescentes, além de instrumentalizar o professor. São aulas de todas as disciplinas, do 2º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

A Educopédia também pode ser utilizada como mais uma opção de reforço escolar e, ainda, para os alunos que faltaram às aulas ou que não compreenderam o conteúdo ensinado, uma vez que todo conteúdo da plataforma é autoexplicativo.

Clique aqui para acessar a Educopédia.

Veja também o Blog da Educopédia.

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=1291371

Encontro de formação em São Gonçalo

No dia 4 de maio as formadoras da equipe UCA Ceará da Universidade Federal do Ceará (UFC), Auricélia Silva e Bernadete Oriá, juntamente com os multiplicadores Jaqueline Martins e Moisés Rodrigues, realizaram um novo encontro de formação com os professores e gestores da Escola Poetisa Abigail Sampaio, em São Gonçalo do Amarante.

Durante o encontro foi iniciado o Módulo 5 por meio da apresentação das atividades a serem realizadas. Em seguida, houve a explanação do Progitec e discussão sobre os seus objetivos e estratégias. Neste momento os professores opinaram e manifestaram suas necessidades e interesses e ajudaram na construção e desenvolvimento do Projeto.

O próximo encontro de formação para o fechamento do Módulo 5 acontecerá no dia primeiro de junho. Neste dia também será realizado o minicurso sobre Planejamento a ser ministrado pela formadora Betânia Rocha (UFC).

Fonte: Formadoras Auricélia Silva e Bernadete Oriá.

Formação na Semana Pedagógica da Escola Estado do Paraná

Nos dias 2 a 4 de maio aconteceu a Semana Pedagógica da Escola Estado do Paraná, em Fortaleza. A programação do evento teve como objetivo oportunizar aos professores e equipe pedagógica momentos de discussões, reflexões, avaliações, e planejamentos voltados para a organização da Proposta Curricular do ano letivo de 2012 levando em consideração o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.

No dia 4, a equipe de formação do projeto no Ceará, representada pelas professoras Karla Nascimento, Katyúscia Viana e Renata Jaguaribe, realizaram uma apresentação sobre o Projeto UCA, seus objetivos, avanços e dificuldades. E em seguida, falaram sobre as perspectivas do UCA para 2012, comentando a proposta das oficinas e solicitando que os professores apresentem suas demandas para novos cursos.Em seguida, as professoras e multiplicadores do Núcleo de Tecnologia (NTE), Catarina Tavares e Kalina Barroso, iniciaram a oficina “Planejar é Preciso”, que teve como objetivo propiciar um momento para que os professores refletissem sobre a importância do planejamento, os pontos que o compõem e a ação de planejar com as TIC.
As próximas ações do UCA na escola seguirão em busca da concretização do grupo de alunos-monitores, da formação do novo grupo de docentes e da realização de novas oficinas.
Fonte: Renata Jaguaribe, Karla Nascimento e Katyúscia Viana.

Ferramentas para criação de infográficos

Como sabemos, a representação visual de informações na forma de belos infográficos tornou-se uma verdadeira mania na Internet. Clique aqui para ver alguns exemplos.

Apesar da capacidade dos infográficos para passar informações de forma elegante e rápida, construir um pode ser uma tarefa quase impossível para quem não tem habilidades artísticas, daí a importância de ferramentas que sistematizam o processo de criação. O Easel e o Pickto Chart são duas ferramentas bem interessantes que se prestam para essa finalidade.

Dois aspectos de valor educacional nos infográficos podem ser destacados de imediato são: a capacidade para despertar a atenção do aprendiz (primeiro evento de instrucional na teoria de Robert Gagné) e o potencial de organização da mensagem (melhor ergonomia cognitiva), ambos aspectos cognitivos importantíssimos para o processo de aprendizagem, principalmente em tempos de dilúvio informacional motivado pela explosão da digitalização da informação.

Fonte: http://webparaeducadores.blogspot.com.br/

Formação na Semana Pedagógica da Escola Monteiro Lobato

Nos dias 23 a 25 de abril aconteceu a Semana Pedagógica da Escola Monteiro Lobato, em Fortaleza, cujo tema foi “TIC’s na Educação…A Escola responde!”. A programação do evento contou com a realização de uma avaliação geral do ano letivo de 2011; discussão sobre as Diretrizes Curriculares, o Projeto Político Pedagógico, os projetos educacionais e conteúdo programático do ano letivo de 2012.

No dia 24, a equipe de formação do projeto no Ceará, representada pelos professores Renata Jaguaribe, Betânia Rocha e José Aires, juntamente com a professora e multiplicadora do CRP, Selma Bessa, apresentaram as perspectivas do UCA para 2012, comentando a proposta das oficinas e solicitando que eles apresentem suas demandas para novos cursos.

Logo em seguida, a professora Betânia deu início à Oficina “Planejando para uso do Laptop Educacional em sala de aula”, a primeira do ano de 2012. A oficina teve como objetivo propiciar aos docentes um momento de reflexão sobre como articular as atividades de sala de aula, conteúdos programáticos previstos nas diversas áreas do conhecimento e uso de ferramentas digitais, em particular, o uso do laptop educacional UCA. Além de visar o estudo dos elementos que compõe um planejamento de aula, suas funções, interdependências (interdisciplinaridade) e usos possíveis do laptop UCA como elemento auxiliar das ações e propostas de aprendizagem.

Fonte: Renata Jaguaribe e Karla Nascimento.