III Seminário UCA é sucesso!

1926208_658156000972012_3581544362334096273_oO III Seminário UCA (SemiUCA) foi, de acordo com alguns professores e envolvidos, um sucesso! Proporcionando momentos de trocas de conhecimentos e experiências, de aprendizagens e motivação, o evento alcançou seu objetivo maior, à medida que pôde juntar tanto as experiências das escolas participantes do Projeto UCA (o piloto), mostrando que, com dedicação e compromisso, pode-se seguir em frente e continuar inovando, quanto pela participação das escolas do Programa UCA (PROUCA), com todo seu entusiasmo e motivação, enfrentando as dificuldades iniciais de implantação dos laptops e superando desafios que se apresentam a todos aqueles que decidem utilizar as tecnologias em sua prática pedagógica.

Agradecemos a todos aqueles que tornaram esse evento possível, em especial a Secretaria de Educação de Fortaleza e o Centro de Referência do Professor, grandes parceiros e realizadores, juntamente com o Instituto UFC Virtual. Aos professores e gestores de Fortaleza e outros municípios que se fizeram presentes e contribuiram para a riqueza de experiências e histórias. E aos envolvidos na organização do evento, pela dedicação, compromisso e força. Parabéns a todos! O sucesso do evento é de todos!

Mais notícias sobre o evento:

http://www.sme.fortaleza.ce.gov.br/educacao/index.php/noticias-sme/noticias-destaque/1980-semiuca-reune-experiencias-de-municipios-atendidos-pelo-programa-um-computador-por-aluno

http://www.sme.fortaleza.ce.gov.br/educacao/index.php/noticias-sme/noticias-destaque/1928-sme-realiza-seminario-do-programa-um-computador-por-aluno-semiuca

https://www.facebook.com/SMEFortaleza?hc_location=timeline

Apresentações de Experiências marcam o III SemiUCA

Ao longo dos dois dias de evento, foram apresentadas experiências vivenciadas pelos professores das escolas participantes do projeto UCA e do PROUCA no formato oral ou pôster (estes já mencionados aqui). Essas experiências usaram como suporte as ferramentas disponíveis nos laptops educacionais além de outras tecnologias de apoio ao processo de ensino-aprendizagem.

Seguem abaixo algumas fotos dos momentos das apresentações orais.

1920324_756644621037519_1478080825195815837_n

10653409_756644584370856_4802176212584444685_n Professores das escolas do PROUCA Sobral.

1233956_756636141038367_5161209136387063118_n

Apresentação da escola Antônio Julião Neto (UCA – Barreira).

10320270_756629231039058_2386487282193896786_n

Professores da escola Francisco Holanda Montenegro (UCA – Iguatu).

Apresentação da EMEIF Monteiro Lobato (UCA - Fortaleza).

Apresentação da EMEIF Monteiro Lobato (UCA – Fortaleza).

Apresentação da Escola Joaquim Valdevino de Brito (UCA - Crato).

Apresentação da Escola Joaquim Valdevino de Brito (UCA – Crato).

Todas as experiências apresentadas oralmente foram escritas e submetidas no formato de resumo anteriormente e analisadas para, apenas após uma seleção, serem apresentadas.

A equipe PROUCA parabeniza os professores cujos resumos foram aceitos, pois as apresentações mostraram não somente um grau elevado de riqueza de experiências mas também de estudo e dedicação, além de compromisso com a prática pedagógica e entusiasmo em utilizar as tecnologias para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem.

 

Segundo dia do III SemiUCA tem início com mesa redonda sobre Ensino de Matemática

O segundo dia do evento teve início com a realização da Mesa Redonda “Tecnologias no Ensino de Matemática”, a qual contou com as apresentações dos professores Juscileide Castro (doutoranda pela UFC), Dennys Leite (doutorando pela UFC e professores do IFRN))e Rodrigo Lacerda (doutorando pela UFC e professor da UFCA). Estes apresentaram vivências pedagógicas e pesquisas realizadas em escolas contempladas pelo UCA em anos anteriores.

10437341_756532041048777_6488306149129957615_n

Profª Juscileide Castro durante sua apresentação.

10616708_756531987715449_8966253695882636687_n

Professor Dennys Leite.

1660603_756532014382113_905050344922481714_n

Professor Rodrigo Lacerda

As apresentações, cujo público, em sua maioria, era constituído por professores de Matemática das escolas contempladas ou pelo projeto UCA ou pelo PROUCA, foram muito bem recebidas e elogiadas, pois apresentaram maneiras inovadoras para o trabalho em sala de aula com recursos digitais.

Relatos de Experiência marcam a tarde do primeiro dia do III SemiUCA

O primeiro dia do III SemiUCA teve, além das mesas redondas realizadas pela manhã, o Relato de Experiências e Visitação de Stands e Pôsteres durante a tarde. No evento, os professores das escolas contempladas poderiam submeter trabalhos para As apresentações, realizadas a partir das 16h, foram das escolas Estado do Paraná (Fortaleza) e José Martins Rodrigues (Quixadá).

Representantes das escolas Estado do Paraná e José Martins Rodrigues durante apresentação de experiências.

Representantes das escolas Estado do Paraná e José Martins Rodrigues durante apresentação de experiências.

Após as apresentações, os participantes do evento puderam visitar os stands das escolas e trocas experiências de forma mais direta e conhecer as vivências pedagógicas desenvolvidas nas escolas contempladas pelo projeto. Segue abaixo as fotos dos stands das escolas contempladas cujos representantes estiveram presentes no III SemiUCA.

Além disso, as escolas contempladas pelo Programa UCA (PROUCA) de Sobral apresentaram trabalhos no formato banner. As escolas, embora não pertencendo ao Projeto UCA (piloto) do qual o evento faz parte, têm apresentado resultados incríveis desde o seu início.

IMG_4709

Assim como todas as outras escolas participantes do PROUCA (de Fortaleza, Barreira e Maracanaú), as escolas de Sobral tiveram alguns professores participando do III SemiUCA visando a troca de experiências e a possibilidade de visualizar e perceber as potencialidades dos laptops educacionais em sala de aula.

Texto: Lavina Lima / Fotos: José Aires.


Primeiras Mesas Redondas do III Seminário UCA

Ainda na manhã da segunda-feira, duas mesas redondas: a primeira, intitulada  ”Políticas Públicas para o uso de tecnologias Móveis na escola” foi liderada pelo Prof. Marcos Dionísio (Acessor de Tecnologias Educacionais da SME Fortaleza), Professora Mônica Garbelli Franco (representante do MEC) e Professor José Aires de Castro Filho. Na referida mesa, os professores colocaram algumas ideias sobre o panorama da Informática Educativa nos âmbitos federais e municipais, chamando a atenção para o novo modelo/paradigma que surge a partir da mobilidade possibilitada pelo uso dos laptops ao invés do LIE tradicional.

A segunda mesa redonda, cujo tema foi “Tecnologias no Ensino de Língua Portuguesa”, contou com a participação da Profª Jaiane Ramos (Mestre pela UFC e representante do Núcleo de TEcnologia do Município de Maracanaú – NUTEM), da Profª Auricélia Silva (Doutoranda pela UFC) e da Profª Andrea Pinheiro (Doutoranda pela UFC e professora do curso de Sistemas e Mídias Digitais – UFC). As professoras apresentaram experiências desenvolvidas em escolas UCA entre os anos de 2010 e 2013 e mostraram que a integração das tecnologias existentes na escola e a realização de atividades diversas tendem a produzir aprendizagens mais significativas, com ou sem a internet.

1654086_756183497750298_2382163103479490247_n

Profª Andrea Pinheiro durante sua apresentação na mesa redonda.

10805757_756183454416969_5783961811606659950_n

Professoras Auricélia Silva e Jaiane Ramos na mesa redonda.

Abertura do III Seminário UCA

1926208_658156000972012_3581544362334096273_o

Na manhã desta segunda-feira, dia 17 de novembro, aconteceu no auditório da Faculdade Integrada do Ceará (FIC – Parangaba) a abertura do III Seminário UCA. A cerimônia de abertura se iniciou com a fala do Professor José Aires de Castro Filho, coordenador geral do PROUCA Ceará e coordenador pedagógico do Instituto UFC Virtual (este, responsável pela formação de professores e acompanhamento de atividades nas escolas contempladas pelo programa), e contou com a presença de representantes das Secretarias de Educação dos municípios de Fortaleza, Sobral e Barreira.

13791_756140151087966_1727800607713322679_n

Mesa de abertura do III SemiUCA.

O evento visa promover a troca de informações e conhecimentos gerados nas escolas cearenses participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) e, agora também, Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Além disso, o seminário comemora os quatro anos de atuação do projeto UCA e o primeiro ano da ampliação com o PROUCA. Dentre os objetivos está disseminar a discussão sobre a Informática na Educação e a utilização de recursos educacionais digitais na prática pedagógica. 

1505546_10203167977110867_6930129069489482216_n

Professor José Aires em fala inicial durante a cerimônia de abertura.

10801734_10203167972750758_2007817698575022558_n

A platéia presente à cerimônia de abertura do III SemiUCA.

Texto: Lavina Lima (Fonte: site do evento). / Fotos: José Aires e Marcos Dionízio.

Ensino de Matemática é auxiliado pelo uso de blog na escola José Alcides Pinto

A professora Helena da disciplina de Matemática elaborou uma aula onde explorou seu próprio blog (http://mattudohaver.blogspot.com.br/), a fim de despertar nos alunos a curiosidade para fazer associações da Matemática ensinada na escola com seu cotidiano e incentivar a turma a fazer uso de uma ferramenta interativa de comunicação via web, o blog, de forma simples, prática, útil e prazerosa no processo de aprendizagem.

Alunos da Escola José Alcides Pinto durante a aula.

Alunos da Escola José Alcides Pinto durante a aula.

A aula abordou os assuntos: tratamento da informação e tipos de gráficos (culminância do Projeto em equipe). Após o estudo teórico, os alunos acessaram a Internet, e por meio do blog da professora compartilharam as informações no Facebook e Twiter e procuraram no Google as palavras desconhecidas de uma poesia de Matemática que estava postada, além de produzirem um cartaz sobre o que estava sendo estudado, integrando, assim, atividades digitais e analógicas, a fim de tornar a aprendizagem mais significativa.

DSC09785

Cartaz elaborado pelos alunos sobre o que haviam pesquisado e aprendido durante a aula.

A professora Helena está programando outra atividade, mas dessa vez ela abordará algum assunto da Geometria e a utilização do compasso. Segundo a professora, os alunos ficaram empolgados e querendo mais aulas usando o Uquinha.

DSC09786DSC09781

Fonte: Ana Gardennya (Formadora da equipe PROUCA Fortaleza).

Debate sobre a importância da tecnologia na Educação é realizado durante encontro de Formação dos professores das Escolas Ademar Nunes Batista e José Militão de Albuquerque.

encontro de formação realizado na Escola Professor Ademar Nunes Batista, nos dias 06 e 07 de outubro, iniciou-se com uma apresentação sobre a temática “As Novas Tecnologias”. Em seguida foi aberto um espaço para os questionamentos dessa temática, onde alguns professores se posicionaram contra, pois não acreditavam que essas mudanças na educação seriam possíveis, devido à falta de logística, problemas na Internet e na rede de fiação elétrica da escola, entre outros aspectos.

uca1

Professores em momento de debate.

Foi possível perceber um momento muito rico de reflexão sobre o papel da informática na escola. Ao final, a maioria dos professores se posicionou a favor dessas mudanças tecnológicas na Educação. Após a discussão, os professores puderam conhecer algumas ferramentas do Google Drive e de criação de Blog.

Fonte: Yvone