Ensino de Matemática é auxiliado pelo uso de blog na escola José Alcides Pinto

A professora Helena da disciplina de Matemática elaborou uma aula onde explorou seu próprio blog (http://mattudohaver.blogspot.com.br/), a fim de despertar nos alunos a curiosidade para fazer associações da Matemática ensinada na escola com seu cotidiano e incentivar a turma a fazer uso de uma ferramenta interativa de comunicação via web, o blog, de forma simples, prática, útil e prazerosa no processo de aprendizagem.

Alunos da Escola José Alcides Pinto durante a aula.

A aula abordou os assuntos: tratamento da informação e tipos de gráficos (culminância do Projeto em equipe). Após o estudo teórico, os alunos acessaram a Internet, e por meio do blog da professora compartilharam as informações no Facebook e Twiter e procuraram no Google as palavras desconhecidas de uma poesia de Matemática que estava postada, além de produzirem um cartaz sobre o que estava sendo estudado, integrando, assim, atividades digitais e analógicas, a fim de tornar a aprendizagem mais significativa.

DSC09785

Cartaz elaborado pelos alunos sobre o que haviam pesquisado e aprendido durante a aula.

A professora Helena está programando outra atividade, mas dessa vez ela abordará algum assunto da Geometria e a utilização do compasso. Segundo a professora, os alunos ficaram empolgados e querendo mais aulas usando o Uquinha.

DSC09786DSC09781

Fonte: Ana Gardennya (Formadora da equipe PROUCA Fortaleza).