Ceará no III Workshop UCA – Salvador

Nos dias 26 e 27 de novembro aconteceu o III Workshop de Disseminação do Projeto “Preparando para Expansão: lições da experiência piloto brasileira na modalidade Um Computador por Aluno (UCA)”, que teve a cooperação técnica entre BID e Ministério da Educação, sob a coordenação da Fundação Pensamento Digital, tendo como objetivo documentar e disseminar a experiência das cinco escolas que receberam laptops em 2007 como pré-pilotos do UCA.
O evento aconteceu no auditório do Instituto Anísio Teixeira – IAT, localizado na cidade de Salvador, Bahia, e contou com a participação de professores e coordenadores de escolas, representantes de secretarias municipais e estaduais de educação, NTEs, grupos de formação e demais participantes do programa UCA na região nordeste.
Representando o Ceará e as escolas agraciadas com o projeto no Estado estiveram presentes no evento os diretores escolares Mônica Viana (Crato), Gneclaudia Holanda (Iguatu), Salim Hissa (Quixadá), Cícero (Maracanaú), Célia Alves (Sobral) e a coordenadora escolar, Idismar Melo (Fortaleza); um representante da Secretaria Estadual de Educação e uma representante do Instituto UFC, respectivamente, Wendel Andrade e Karla Silva.
O cronograma e as apresentações realizadas pelos palestrantes do evento podem ser visualizados no site http://www.uca.gov.br/. Vale a pena conferir!

Fonte: Professora Karla Silva.

Maracanaú inicia formação de professores do Projeto UCA

No último dia 22 de novembro teve início a formação dos professores multiplicadores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carneiro de Mendonça, localizada no município de Maracanaú. A formação foi realizada nas dependências do Instituto UFC Virtual, no campus do Pici, durante os turnos da manhã e tarde e contou com a presença de 9 professores, do diretor da escola, Cícero Alberto Nunes, além de dois professores do NTE e de 1 técnico do CREDE.
O evento abordou o Módulo 1 com a apropriação tecnológica do laptop de modelo XO, abrangendo aspectos técnicos, o KOffice, as ferramentas TUX, os portais educacionais e propiciou, também, a palestra intitulada “Visão Geral do Projeto UCA”, proferida pelo Professor José Aires de Castro Filho, e a apresentação de relatos sobre experiências com projetos utilizando o laptop, realizada pela professora Tereza Sousa, da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Monteiro Lobato, que é uma das nove escolas cearenses agraciadas com o projeto.
Os laptops modelo XO foram doados pela Fundação OLPC, presidida pelo pesquisador/professor Nicholas Negroponte, o criador do conceito “um computador por criança”, que serviu de inspiração para a criação do Programa UCA. Apenas quatro escolas no Brasil receberam doações de computadores da Fundação OLPC.

Fonte: Professora Cátia Silva e http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task;=view&id;=10041&Itemid;=90

O Aluno-Monitor no projeto UCA

Esse vídeo mostra a experiência com a monitoria e a formação dos alunos-monitores no projeto UCA (Um Computador por Aluno), ocorrido na EMEF Ernani Silva Bruno, em São Paulo, sob a coordenação do LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis).

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=KKzik07PwdA&feature;=related

Vídeo sobre o uso do laptop todos os dias na sala de aula

Esse vídeo mostra o trabalho da Profa. Aline Pessoa Alves, ocorrido na EMEF Ernani Silva Bruno, em São Paulo, utilizando o laptop todos os dias na sala de aula como um recurso pedagógico. Mostra também uma atividade com a câmera de filmar do laptop.

Comentário Blog UCA/CE: Muito boa a experiência e dá uma idéia até de como trabalhar com o laptop e a questão da violência tipo Bullying. Além disso fornece um ótimo exemplo de utilização do blog na educação como ferramenta colaborativa.

Fonte: Danielle Guedes e http://www.youtube.com/watch?v=8_tdXbubqfU&feature;=related

Escola Monteiro Lobato inicia a Formação do Projeto UCA

Na quarta-feira, 10 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Monteiro Lobato, localizada no bairro José Walter, em Fortaleza, iniciou a formação de docentes e gestores no Projeto Um Computador por Aluno (UCA).

A formação foi realizada na própria escola, durante os turnos da manhã e tarde, e organizada pelos multiplicadores Geny Lúcia Salgueiro, Angela Torquato, Mazé Alencar, Wellington Freitas e Terezinha Sousa, professora do Laboratório de Informática Educativa da escola.

Nesse primeiro momento foi abordado o módulo 1 – apropriação tecnológica que terá sua parte presencial finalizada no dia 23/11 com a apresentação dos planejamentos realizados pelos professores participantes (veja o cronograma detalhado desse módulo clicando aqui). Já a formação do módulo 2 – Web 2.0 acontecerá no período de 24/11 a 07/12, também nos turnos da manhã e tarde.

Comentário do Blog UCA/CE: Os professores estão bastante empolgados com o uquinha e durante a formação eles sinalizam a vontade de dar continuidade ao projeto, escolhendo os recursos pedagógicos trabalhados nos encontros e planejando atividades relacionadas ao conteúdo desenvolvido na sala de aula. A direção participa das formações e está sempre disponível para planejamento das novas ações (aplicação das aulas e eventos com o laptop).

Fonte: Renata Jaguaribe e Karla Silva.

Revista Carta Capital: Os laptops, enfim, chegam à sala de aula

No fim de setembro, 300 escolas de todo o País começaram a receber 150 mil computadores portáteis por meio do projeto piloto Um Computador por Aluno (UCA), capitaneado pelo Ministério da Educação. A ideia de que seria possível distribuir uma máquina de baixo custo por aluno foi apresentada pela ONG norteamericana One Laptop Per Child (OLPC), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, leia mais.
Fonte: Revista Carta Capital – novembro/2010.

Lançamento do Projeto UCA em Jijoca

O lançamento do Projeto UCA no município de Jijoca, ocorrido nesta sexta-feira, 12, transcorreu com muita organização e empenho por parte dos integrantes da Escola e Laboratório de Informática Senador Carlos Jereissati. O evento aconteceu a partir das 18h30min, no teatro da cidade, localizado relativamente próximo à escola. Os 200 lugares disponibilizados foram ocupados por alunos devidamente fardados, pais e convidados. Todos os professores da escola, bem como a gestora e alguns alunos que faziam parte da comissão de recepção e apoio, estavam usando blusas brancas com desenhos e frases sobre o Projeto UCA, criação do próprio município.

No teatro, aconteceram os seguintes momentos: formação da mesa das autoridades (composta pelo prefeito representado pela esposa, o secretário de educação, o representante da CREDE, o multiplicador da CREDE Roberto Marquedonen, o responsável pelo Projeto UCA na secretaria de educação do município Moisés, o diretor da escola pública estadual e os representantes da UFC, professores Melo Jr. e Auricélia); execução do hino do Ceará pela orquestra sinfônica da cidade e cantado por uma aluna; execução do hino Nacional Brasileiro também pela orquestra municipal; apresentação de um grupo de chorinho da própria cidade executando a música Brasileirinho, enquanto os alunos e professores apresentavam a (nova) bandeira da escola, proposta e escolhida pelos integrantes da comunidade escolar; palavra dos representantes da UFC, da representante da CREDE e do secretário de educação do município.

Também foram apresentados os slides sobre a preparação da escola, a formação de professores, os alunos usando o laptop e a aula de Inglês que está no blog da escola. Em seguida, houve uma entrega simbólica dos laptops a quatro alunos, escolhidos por mérito educacional. O encerramento foi realizado pela diretora da escola, que fez alusão ao dia do diretor e homenageou os colegas gestores presentes, com ênfase ao trabalho da primeira gestora da escola.

Após a solenidade no teatro, convidados, representantes da comunidade, professores e alunos que integraram a comissão de recepção e apoio dirigiram-se à escola que foi decorada com flores e painéis sobre o Projeto UCA. Lá aconteceram os seguintes momentos: palavra da diretora; inauguração da sala pela representante do prefeito e pelo secretário de educação; visitação à sala forte para observação do armazenamento das máquinas e um coffeebreak ao som de música ao vivo.

Fonte: Professora Auricélia Silva.

Seguem abaixo algumas fotos do evento (para ver mais cliques acesse http://cjjijoca.blogspot.com/):

Jijoca lança hoje Programa Um Computador por Aluno

A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Laboratório de Informática Senador Carlos Jereissati do município de Jijoca de Jericoacoara fará hoje, dia 12/11, às 18h, o lançamento do Programa Um Computador por Aluno (UCA).

O evento acontecerá no Núcleo de Arte e Cultura – NAEC com a presença do prefeito municipal Araújo Marques Ferreira, do Secretário de Educação do Município João Vitor de Albuquerque, do coordenador da 3ª CREDE Daniel Carlos da Costa, dos representantes da Universidade Federal do Ceará professores Auricélia Silva, Melo Jr. e Otacílio Vieira.  Na ocasião, os estudantes receberão os computadores para uso em sala de aula. Ao todo, a escola Senador Carlos Jereissati recebeu 484 laptops educacionais.

Em junho, aconteceu o primeiro momento da formação dos educadores dos Núcleos de Tecnologia Estaduais e Municipais (NTE e NTM) das Secretarias de Educação do Estado e dos municípios beneficiados. Esses educadores estão sendo responsáveis pela formação dos professores, atuando diretamente nas escolas integrantes do Programa UCA.

Fonte: Professora Auricélia Silva e blog da escola Carlos Jereissate (http://cjjijoca.blogspot.com/)

Aprendendo Inglês com o Laptop Educacional

A Escola Senador Carlos Jereissati, localizada no município de Jijoca, no Ceará, utilizou o laptop educacional no ensino da Língua Inglesa. Os alunos do 9º ano C, sob a orientação da Professora Cristiane Martins Cruz e o apoio técnico do Professor Cézar Carlos Mariano, experimentaram o computador durante uma aula trabalhando com a tradução e leitura de música em inglês.

Os objetivos da aula foram ajudar os alunos a compreender a forma ideal de utilização dos recursos oferecidos pelos laptops do projeto UCA; familiarizar os alunos com a língua inglesa através da leitura e tradução de músicas apreciadas pelo público jovem; incentivar a participação coletiva em sala, propondo a socialização das atividades propostas; apropriar-se de instrumentos tecnológicos como ferramenta de ensino e aprendizagem para compreensão do mundo.
Para ver fotos e ler o plano de aula, acesse o Blog da Escola Senador Carlos Jereissati.

Fonte: Professora Auricélia Silva e Blog http://cjjijoca.blogspot.com/

NTE da 18ª Crede realiza formação do Projeto UCA no Crato

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) iniciou a formação dos professores e núcleo Gestor da Escola de Ensino Médio (EEM) Joaquim Valdevino de Brito, no Crato, contemplada com o projeto UCA – Um Computador por Aluno. A etapa presencial do Módulo de Apropriação Tecnológica aconteceu nos dias 23, 25, 26, e 27 deste mês na escola.
A formação contou com a presença da Dra. Raquel Santiago, professora do Instituto UFC Virtual e responsável pelo projeto na escola, da supervisora do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) da 18ª Crede, Neyla Cyrce Brito Falcão e da assistente Francisca Dlandia.
O objetivo da formação é preparar os professores para utilizar as TICs nas salas de aula de forma didática, colaborando assim para que os conteúdos sejam vistos de forma dinâmica. Os alunos, munidos destes novos instrumentos, podem se transformar em exploradores ativos do mundo que os envolve.

Acontecerá ainda mais dois encontros presenciais nos dia 6 e 20 de novembro além da parte à distância, a capacitação tem como formadores os professores Multiplicadores, Leonarda Arraes Feitosa e José Delaney Xenofonte Araújo. Os professores da escola demonstram entusiasmo em participar do projeto e acreditam que o fato de todos contarem com laptops e internet contribuirá para a melhoria dos índices educacionais da escola.
Fonte: notícia retirada do site
e Professora Raquel Santiago