UFC realiza formao dos professores do COLUN no Maranho

Durante os dias 14 e 15 de abril, a equipe do Programa Um Computador por Aluno (UCA) da Universidade Federal do Cear (UFC), representada por Karla Silva e Renata Jaguaribe, esteve no Maranho para realizar um momento de formao com os professores do Colgio Universitrio (COLUN). O encontro aconteceu na prpria escola de aplicao, situada dentro do campus da Universidade Federal do Maranho (UFMA).
A programao do evento contou com a apresentao do projeto, utilizao de recursos digitais para auxiliar as atividades na sala de aula, relatos de experincias ocorridas nas escolas UCA do Cear, esclarecimento de dvidas pedaggicas e tcnicas, e estratgias de organizao e formao da equipe tcnica, pedaggica e administrativa.

Segundo os gestores do COLUN, a ansiedade para a utilizao do laptop, tanto pelos alunos quanto pelos professores, grande, porm, o corpo docente precisava conhecer as experincias das aulas realizadas no Cear para estabelecer um planejamento e elaborao das suas prprias aulas. Os encontros foram riqussimos: os professores tiveram uma apropriao tecnolgica do laptop, conheceram vrios materiais digitais e seus repositrios e discutiram a importncia da informtica na educao. Para Machado, professor de matemtica, o uso do laptop nas aulas parecia um recurso bastante complicado, mas ao longo da formao ele foi percebendo sua importncia e sugeriu a criao de um “blog de matemtica” com desafios, links interessantes, vdeos e atividades. J o professor de qumica, Alberto Pestana, elaborou uma aula envolvendo alguns vdeos e objetos de aprendizagem para o estudo de hidrocarbonetos e suas aplicaes.

Professor Machado
Professor Alberto Pestana

A professora de educao fsica, Ana Maria, organizou em 2010 o Projeto “Educao Fsica e o Cordel” que teve como objetivo aliar a capacidade criativa dos alunos utilizando a poesia de cordel para debater temas relacionados educao fsica escolar. Segundo Ana Maria, o Projeto ter uma nova fase em 2011, visto que ela pretende inserir, pela primeira vez, o laptop como mais um recurso pedaggico. A professora est bastante empolgada e, no ltimo dia da formao, elaborou uma aula envolvendo vrias disciplinas, estabelecendo uma relao entre a cincia e a vida cotidiana dos alunos. Acesse o Projeto “Educao Fsica e o Cordel”, o cordel criado por uma aluna e o plano de aula da professoraAna Maria.

Alm do Maranho, a equipe UCA/CE tambm acompanha o desenvolvimento do programa da Universidade Federal do Piau (UFPI) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fonte: Karla Silva e Renata Jaguaribe.

Professores de Jijoca do continuidade formao para o Programa UCA

No ltimo dia 19, os professores da Escola Senador Carlos Jereissati, em Jijoca, deram continuidade ao processo de formao para o Programa Um Computador por Aluno (UCA). Gestores, professores e a equipe da secretaria da escola fizeram uma pausa nas atividades letivas e se reuniram para iniciar o estudo do Mdulo 3A Formao de Professores na Escola sob a coordenao do multiplicador Moiss Nascimento dos Santos e com a presena da professora Auriclia Silva, integrante da equipe UCA da UFC.
As discusses sobre o repensar da postura docente, as novas possibilidades que se abrem ao ensino-aprendizagem e as prticas inovadoras com o suporte dos recursos tecnolgicos constituram o foco das reflexes. Tambm foram partilhadas experincias de xito e a busca de alternativas para driblar as dificuldades que surgem no cotidiano.
Fonte: Auriclia Silva.

Relato de aluna-monitora da escola Antnio Julio Neto

Leia a seguir o relato de Manuela, ex-aluna da Escola Antnio Julio Neto, em Barreira, que continua atuando como aluna-monitora do Programa Um Computador por Aluno (UCA), mesmo aps ter ido para a Escola Dansio Corra, onde atualmente cursa a primeira srie do ensino mdio. A aluna considerou a experincia to significativa que pediu para continuar realizando as atividades da monitoria durante o contra-turno em seu antigo colgio.
Relato de Manuela

Estou sentindo-me muito contente com o projeto, h uma relao bastante harmoniosa, que envolve respeito e dedicao entre os estudantes, alunos monitores, professores e todos que coordenam o projeto UCA. Ainda no tenho nenhuma dificuldade, os que coordenam o projeto nos auxiliam sempre.

O Projeto UCA tem garantido-me muitas experiencias, tenho ficado a par de novas tecnologias que at ento no as conhecia e que um dia vo ser muito uteis em minha vida profissional. Tenho certeza de que todos os alunos monitores, assim como eu veem esse Projeto como uma grande oportunidade que s vem nos engrandecer.

Ns que fazemos parte da escola Antonio Julio Neto, procuramos nos dedicar ao mximo, para d o devido valor a esse Projeto, porque sabemos que uma oportunidade e privilgio para poucos.

Fonte: Betnia Rocha.

Semana Pedaggica da Escola Monteiro Lobato

Nos dias 11 e 12 de abril aconteceu a Semana Pedaggica da Escola Monteiro Lobato, em Fortaleza, cujo tema foi Educando para o mundo. O evento teve uma programao bastante diversificada: foi realizada uma anlise diagnstica do ano letivo de 2010, possibilitando aos participantes uma reviso e reflexo da sua prtica pedaggica, como tambm, uma discusso sobre os componentes curriculares, culminando com uma discusso sobre as aes futuras do Programa UCA na escola e, principalmente, na comunidade.
Segundo a diretora Carolina Muniz, o programa traz benefcios que engrandecem os trabalhos realizados pelos professores, alunos e pais na escola no que diz respeito ao conhecimento colaborativo e a vontade de mudar, educando para o mundo. Em 2011, a direo considera que a escola entrar em uma nova fase, tendo como grande desafio trabalhar a comunidade, os pais e os alunos para receber o laptop em suas residncias.
As experincias do Programa UCA na Monteiro Lobato sero apresentadas por alguns professores da escola no IV Congresso Tecnolgico InfoBrasil que ser realizado no perodo de 27 a 29 de abril, no Centro de Convenes do Cear, localizado na Av. Washington Soares 1141. Para maiores informaes acesse o site http://www.infobrasil.inf.br/
Vale a pena conferir!
Fonte: Karla Silva.
Fotos: Danielle Guedes.

UCA no jornal da escola de So Gonalo do Amarante

A Escola Poetisa Abigail Sampaio, do municpio de So Gonalo do Amarante, publicou na edio de novembro de 2010 do Jornal Atitude Jovem, elaborado por gestores, professores e alunos do colgio, matrias sobre o Programa Um Computador por Aluno (UCA).
A publicao uma parceria entre a escola, a ONG Comunicao e Cultura e a prefeitura do municpio. A proposta aberta a escolas pblicas, bastando que os custos sejam assumidos pelo rgo competente. A periodicidade varia de escola para escola, conforme as possibilidades reais de produo do material.
Para acessar as matrias sobre o UCA no jornal da Escola Poetisa Abigail Sampaio, clique aqui.
Fonte: Auriclia Silva.

Lanamento do Programa UCA no Crato

Foi realizada nesta quarta-feira, dia 13, s 15 horas, a inaugurao do novo espao fsico da Escola de Ensino Mdio Joaquim Valdevino de Brito, na ocasio houve a aula inaugural do Projeto UCA Um Computador por Aluno. A Solenidade contou com a presena do secretrio executivo da Secretaria de Educao (SEDUC), Idilvan Alencar, representando a secretria Isolda Cela. Estiveram presentes no evento Eliana Estrela, Coordenadora da 18 CREDE, Dr. Jos Valentim Dantas, secretrio de Educao Crato, Deputado Estadual Sineval Roque, representantes do poder legislativo de Crato, Gestores Municipais e Estaduais, representantes da comunidade local, de pais, alunos e professores.

UFC no Lanamento do Programa UCA no Piau

Professora Raquel Freire (UFC) e Professor Gildasio Guedes (UFPI) durante a entrega simblica dos laptops

?

No dia 12 de abril no Cine Teatro da Universidade Federal do Piau (UFPI), s 9:00 hs, ocorreu o lanamento oficial do Programa Um Computador por Aluno (UCA) no Piau, o evento contou com a presena do Secretrio Estadual de Educao, tila Lira, do Coordenador do Projeto UCA no Piau e Diretor do Centro de Educao Aberta e a Distncia da UFPI, Gildsio Guedes, a Prof. Raquel Freire representante da Universidade Federal do Cear (UFC) que parceira no projeto, os integrantes da equipe executiva do Projeto UCA, bolsistas do projeto, representantes dos municpios envolvidos, alunos e professores pertencentes ao programa Um Computador por Aluno. Houve a distribuio simblica dos laptops aos alunos da Escola Municipal Galileu Veloso.
A Prof. Raquel Freire (UFC) forneceu informaes valiosas, falando sobre as experincias vivenciadas no Projeto UCA no Cear e nos diversos Estados que a UFC coordena, dando um maior esclarecimento e segurana aos multiplicadores tirando dvidas e esclarecendo questionamentos.

Saiba mais sobre o evento acessando o blog UCA – Piau.

Formao de professores do Programa UCA em So Gonalo do Amarante

No ltimo dia 08 teve continuidade a formao dos professores da Escola de Ensino Fundamental Poetisa Abigail Sampaio, localizada em So Gonalo do Amarante. Dentre os assuntos abordados estavam temas como Pedagogia Problematizadora e Redes de Aprendizagem que compem o contedo do Mdulo 3a Formao de Professores. Durante a capacitao os professores representaram o sentido de rede atravs de uma vivncia em que todos ficaram interligados por um fio, formando uma teia, uma rede de relaes, oportunidade em que reafirmaram o compromisso com o trabalho colaborativo.
O prximo encontro presencial para a continuao dos estudos desse mdulo acontecer em maio, oportunidade em que os docentes apresentaro experincias vivenciadas com seus alunos a partir da aplicao dos contedos estudados no Mdulo 3a. Enquanto isso, o acompanhamento virtual segue no ambiente E-proinfo.

Fonte: Auriclia Silva.

Professora realiza aula de ingls com o laptop

A professora Elayni Andrade, da escola Estado do Paran, em Fortaleza, realizou a sua primeira aula de ingls com o laptop educacional do Programa UCA. De acordo com professora, o objetivo da aula era conhecer os adjetivos em ingls (listados por ela) e represent-los atravs das expresses faciais dos alunos capturadas pela cmera do laptop de cada um. Para isso, eles utilizaram o dicionrio a fim de consultar o significado de cada adjetivo da lista e depois usaram o KWord para expor e associar as fotos dos colegas conforme os adjetivos e seus significados. A professora fez perguntas aos alunos sobre o significado das palavras e organizou, ao final da aula, uma apresentao das atividades realizadas pelos alunos.
Segundo Elayni, a aula foi muito divertida e enriquecedora, visto que os alunos se apropriaram de duas tecnologias para aprendizagem do contedo: o dicionrio e o laptop.
Veja a seguir algumas fotos dessa aula:

Fonte: Karla Silva.