UFC realiza formação dos professores do COLUN no Maranhão

Durante os dias 14 e 15 de abril, a equipe do Programa Um Computador por Aluno (UCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), representada por Karla Silva e Renata Jaguaribe, esteve no Maranhão para realizar um momento de  formação com os professores do Colégio Universitário (COLUN). O encontro aconteceu na própria escola de aplicação, situada dentro do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A programação do evento contou com a apresentação do projeto, utilização de recursos digitais para auxiliar as atividades na sala de aula, relatos de experiências ocorridas nas escolas UCA do Ceará, esclarecimento de dúvidas pedagógicas e técnicas, e estratégias de organização e formação da equipe técnica, pedagógica e administrativa.

Segundo os gestores do COLUN, a ansiedade para a utilização do laptop, tanto pelos alunos quanto pelos professores, é grande, porém, o corpo docente precisava conhecer as experiências das aulas realizadas no Ceará para estabelecer um planejamento e elaboração das suas próprias aulas. Os encontros foram riquíssimos: os professores tiveram uma apropriação tecnológica do laptop, conheceram vários materiais digitais e seus repositórios e discutiram a importância da informática na educação. Para Machado, professor de matemática, o uso do laptop nas aulas parecia um recurso bastante complicado, mas ao longo da formação ele foi percebendo sua importância e sugeriu a criação de um “blog de matemática” com desafios, links interessantes, vídeos e atividades. Já o professor de química, Alberto Pestana, elaborou uma aula envolvendo alguns vídeos e objetos de aprendizagem para o estudo de hidrocarbonetos e suas aplicações.

Professor Machado
Professor Alberto Pestana

A professora de educação física, Ana Maria, organizou em 2010 o Projeto “Educação Física e o Cordel” que teve como objetivo aliar a capacidade criativa dos alunos utilizando a poesia de cordel para debater temas relacionados à educação física escolar. Segundo Ana Maria, o Projeto terá uma nova fase em 2011, visto que ela pretende inserir, pela primeira vez, o laptop como mais um recurso pedagógico. A professora está bastante empolgada e, no último dia da formação, elaborou uma aula envolvendo várias disciplinas, estabelecendo uma relação entre a ciência e a vida cotidiana dos alunos. Acesse o Projeto “Educação Física e o Cordel”, o cordel criado por uma aluna e o plano de aula da professora Ana Maria.

Além do Maranhão, a equipe UCA/CE também acompanha o desenvolvimento do programa da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fonte: Karla Silva e Renata Jaguaribe.

Professores de Jijoca dão continuidade à formação para o Programa UCA

No último dia 19, os professores da Escola Senador Carlos Jereissati, em Jijoca, deram continuidade ao processo de formação para o Programa Um Computador por Aluno (UCA). Gestores, professores e a equipe da secretaria da escola fizeram uma pausa nas atividades letivas e se reuniram para iniciar o estudo do Módulo 3A – Formação de Professores na Escola sob a coordenação do multiplicador Moisés Nascimento dos Santos e com a presença da professora Auricélia Silva, integrante da equipe UCA da UFC.
As discussões sobre o repensar da postura docente, as novas possibilidades que se abrem ao ensino-aprendizagem e as práticas inovadoras com o suporte dos recursos tecnológicos constituíram o foco das reflexões. Também foram partilhadas experiências de êxito e a busca de alternativas para driblar as dificuldades que surgem no cotidiano.
Fonte: Auricélia Silva.

Relato de aluna-monitora da escola Antônio Julião Neto

Leia a seguir o relato de Manuela, ex-aluna da Escola Antônio Julião Neto, em Barreira, que continua atuando como aluna-monitora do Programa Um Computador por Aluno (UCA), mesmo após ter ido para a Escola Danísio Corrêa, onde atualmente cursa a primeira série do ensino médio. A aluna considerou a experiência tão significativa que pediu para continuar realizando as atividades da monitoria durante o contra-turno em seu antigo colégio.
Relato de Manuela

Estou sentindo-me muito contente com o projeto, há uma relação bastante harmoniosa, que envolve respeito e dedicação entre os estudantes, alunos monitores, professores e todos que coordenam o projeto UCA. Ainda não tenho nenhuma dificuldade, os que coordenam o projeto nos auxiliam sempre.

O Projeto UCA tem garantido-me muitas experiencias, tenho ficado a par de novas tecnologias que até então não as conhecia e que um dia vão ser muito uteis em minha vida profissional. Tenho certeza de que todos os alunos monitores, assim como eu veem esse Projeto como uma grande oportunidade que só vem nos engrandecer.

Nós que fazemos parte da escola Antonio Julião Neto, procuramos nos dedicar ao máximo, para dá o devido valor a esse Projeto, porque sabemos que é uma oportunidade e privilégio para poucos.

Fonte: Betânia Rocha.

Semana Pedagógica da Escola Monteiro Lobato

Nos dias 11 e 12 de abril aconteceu a Semana Pedagógica da Escola Monteiro Lobato, em Fortaleza, cujo tema foi “Educando para o mundo”. O evento teve uma programação bastante diversificada: foi realizada uma análise diagnóstica do ano letivo de 2010, possibilitando aos participantes uma revisão e reflexão da sua prática pedagógica, como também, uma discussão sobre os componentes curriculares, culminando com uma discussão sobre as ações futuras do Programa UCA na escola e, principalmente, na comunidade.
Segundo a diretora Carolina Muniz, o programa traz benefícios que engrandecem os trabalhos realizados pelos professores, alunos e pais na escola no que diz respeito ao conhecimento colaborativo e a vontade de mudar, “educando para o mundo”. Em 2011, a direção considera que a escola entrará em uma nova fase, tendo como grande desafio trabalhar a comunidade, os pais e os alunos para receber o laptop em suas residências.
As experiências do Programa UCA na Monteiro Lobato serão apresentadas por alguns professores da escola no IV Congresso Tecnológico InfoBrasil que será realizado no período de 27 a 29 de abril, no Centro de Convenções do Ceará, localizado na Av. Washington Soares 1141. Para maiores informações acesse o site http://www.infobrasil.inf.br/
Vale a pena conferir!
Fonte: Karla Silva.
Fotos: Danielle Guedes.

UCA no jornal da escola de São Gonçalo do Amarante

A Escola Poetisa Abigail Sampaio, do município de São Gonçalo do Amarante, publicou na edição de novembro de 2010 do Jornal Atitude Jovem, elaborado por gestores, professores e alunos do colégio, matérias sobre o Programa Um Computador por Aluno (UCA).
A publicação é uma parceria entre a escola, a ONG Comunicação e Cultura e a prefeitura do município. A proposta é aberta a escolas públicas, bastando que os custos sejam assumidos pelo órgão competente. A periodicidade varia de escola para escola, conforme as possibilidades reais de produção do material.
Para acessar as matérias sobre o UCA no jornal da Escola Poetisa Abigail Sampaio, clique aqui.
Fonte: Auricélia Silva.

Lançamento do Programa UCA no Crato

Foi realizada nesta quarta-feira, dia 13, às 15 horas, a inauguração do novo espaço físico da Escola de Ensino Médio Joaquim Valdevino de Brito, na ocasião houve a aula inaugural do Projeto UCA – Um Computador por Aluno. A Solenidade contou com a presença do secretário executivo da Secretaria de Educação (SEDUC), Idilvan Alencar, representando a secretária Isolda Cela. Estiveram presentes no evento Eliana Estrela, Coordenadora da 18ª CREDE, Dr. José Valentim Dantas, secretário de Educação – Crato, Deputado Estadual Sineval Roque, representantes do poder legislativo de Crato, Gestores Municipais e Estaduais, representantes da comunidade local, de pais, alunos e professores.

UFC no Lançamento do Programa UCA no Piauí

Professora Raquel Freire (UFC) e Professor Gildasio Guedes (UFPI) durante a entrega simbólica dos laptops



No dia 12 de abril no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), às 9:00 hs, ocorreu o lançamento oficial do Programa Um Computador por Aluno (UCA) no Piauí, o evento contou com a presença do Secretário Estadual de Educação, Átila Lira, do Coordenador do Projeto UCA no Piauí e Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI, Gildásio Guedes, a Profª. Raquel Freire representante da Universidade Federal do Ceará (UFC) que é parceira no projeto, os integrantes da equipe executiva do Projeto UCA, bolsistas do projeto, representantes dos municípios envolvidos, alunos e professores pertencentes ao programa Um Computador por Aluno. Houve a distribuição simbólica dos laptops aos alunos da Escola Municipal Galileu Veloso.
A Profª. Raquel Freire (UFC) forneceu informações valiosas, falando sobre as experiências vivenciadas no Projeto UCA no Ceará e nos diversos Estados que a UFC coordena, dando um maior esclarecimento e segurança aos multiplicadores tirando dúvidas e esclarecendo questionamentos.

Saiba mais sobre o evento acessando o blog UCA – Piauí.

Formação de professores do Programa UCA em São Gonçalo do Amarante

No último dia 08 teve continuidade a formação dos professores da Escola de Ensino Fundamental Poetisa Abigail Sampaio, localizada em São Gonçalo do Amarante. Dentre os assuntos abordados estavam temas como Pedagogia Problematizadora e Redes de Aprendizagem que compõem o conteúdo do Módulo 3a – Formação de Professores. Durante a capacitação os professores representaram o sentido de rede através de uma vivência em que todos ficaram interligados por um fio, formando uma teia, uma rede de relações, oportunidade em que reafirmaram o compromisso com o trabalho colaborativo.
O próximo encontro presencial para a continuação dos estudos desse módulo acontecerá em maio, oportunidade em que os docentes apresentarão experiências vivenciadas com seus alunos a partir da aplicação dos conteúdos estudados no Módulo 3a. Enquanto isso, o acompanhamento virtual segue no ambiente E-proinfo.

Fonte: Auricélia Silva.

Acesse os canais de vídeo do UCA Ceará no YouTube e TeacherTube

 
O Programa UCA Ceará agora tem canais de vídeo no YouTube e no TeacherTube. Neles serão disponibilizados vídeos sobre atividades relacionados ao UCA. Você também pode encontrar o link para esses dois canais ao final da página inicial deste blog.
Saiba mais: Qual a diferença entre o YouTube e o TeacherTube? Clique aqui e confira.
   

Professora realiza aula de inglês com o laptop

A professora Elayni Andrade, da escola Estado do Paraná, em Fortaleza, realizou a sua primeira aula de inglês com o laptop educacional do Programa UCA. De acordo com professora, o objetivo da aula era conhecer os adjetivos em inglês (listados por ela) e representá-los através das expressões faciais dos alunos capturadas pela câmera do laptop de cada um. Para isso, eles utilizaram o dicionário a fim de consultar o significado de cada adjetivo da lista e depois usaram o KWord para expor e associar as fotos dos colegas conforme os adjetivos e seus significados. A professora fez perguntas aos alunos sobre o significado das palavras e organizou, ao final da aula, uma apresentação das atividades realizadas pelos alunos.
Segundo Elayni, a aula foi muito divertida e enriquecedora, visto que os alunos se apropriaram de duas tecnologias para aprendizagem do conteúdo: o dicionário e o laptop.
Veja a seguir algumas fotos dessa aula:

Fonte: Karla Silva.