Segundo os gestores do COLUN, a ansiedade para a utilizao do laptop, tanto pelos alunos quanto pelos professores, grande, porm, o corpo docente precisava conhecer as experincias das aulas realizadas no Cear para estabelecer um planejamento e elaborao das suas prprias aulas. Os encontros foram riqussimos: os professores tiveram uma apropriao tecnolgica do laptop, conheceram vrios materiais digitais e seus repositrios e discutiram a importncia da informtica na educao. Para Machado, professor de matemtica, o uso do laptop nas aulas parecia um recurso bastante complicado, mas ao longo da formao ele foi percebendo sua importncia e sugeriu a criao de um “blog de matemtica” com desafios, links interessantes, vdeos e atividades. J o professor de qumica, Alberto Pestana, elaborou uma aula envolvendo alguns vdeos e objetos de aprendizagem para o estudo de hidrocarbonetos e suas aplicaes.
Professor Machado |
Professor Alberto Pestana |
A professora de educao fsica, Ana Maria, organizou em 2010 o Projeto “Educao Fsica e o Cordel” que teve como objetivo aliar a capacidade criativa dos alunos utilizando a poesia de cordel para debater temas relacionados educao fsica escolar. Segundo Ana Maria, o Projeto ter uma nova fase em 2011, visto que ela pretende inserir, pela primeira vez, o laptop como mais um recurso pedaggico. A professora est bastante empolgada e, no ltimo dia da formao, elaborou uma aula envolvendo vrias disciplinas, estabelecendo uma relao entre a cincia e a vida cotidiana dos alunos. Acesse o Projeto “Educao Fsica e o Cordel”, o cordel criado por uma aluna e o plano de aula da professoraAna Maria.