Oficina de WebQuest na Escola Estado do Paraná

A Escola Estado do Paraná está trabalhando neste mês de setembro o conteúdo WebQuest, que é uma metodologia de pesquisa na internet que incentiva a pesquisa e o pensamento crítico. As professoras do NTE, Kalina Barroso e Catarina Tavares, estão a frente da oficina “WebQuest na escola” que apresenta o conceito de WebQuest e seus objetivos, que são: promover a aprendizagem colaborativa, incentivar a criatividade e favorecer o trabalho de autoria dos professores e alunos. Além disso, propõe aos professores a elaboração e aplicação de uma WebQuest com seus alunos.

Em muitos casos, os professores têm dificuldades em integrar a pesquisa na internet durante as aulas, pois raramente existe uma sistematização da atividade pretendida. Como não se tem uma orientação precisa para que o aluno desenvolva a atividade, as pesquisas apresentam uma grande diversidade e disparidade de informações que têm como consequência o insucesso no uso das potencialidades da internet. Assim, é importante conhecer outras estratégias de trabalho orientado como o Webquest, no sentido de desenvolver e ajudar os alunos na descoberta e aquisição de conhecimentos em meio ao mar de informações encontradas na web.

Ensino de funções com o uso do laptop educacional em Escola de Quixadá

O aluno do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Rodrigo Lacerda Carvalho, realizou no período de maio a setembro de 2012, na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Martins Rodrigues, em Quixadá, no Ceará, a pesquisa intitulada “AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE NO ENSINO DE FUNÇÕES COM O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL”.

Esta pesquisa visou observar, dentro do contexto da sala de aula, como está acontecendo o ensino da disciplina de Matemática a partir da chegada do laptop educacional na escola. Para isso tomou-se como aporte teórico a Teoria da Atividade. Para atingir esse objetivo, Rodrigo realizou observações nas aulas do professor de Matemática do 1º ano da manhã, Glauberto Abreu. Participou ainda do planejamento das aulas, visando inserir ações e operações que levem os discentes a sentirem a necessidade de aprender essa disciplina, chegando assim ao seu principal objetivo de pesquisa, que é transformar a atividade de ensino em atividade de aprendizagem.

Para conseguir chegar a este objetivo, também foram realizadas formações com o professor de Matemática sobre como melhor utilizar o laptop educacional em sala de aula. As formações ocorreram em visitas semanais à escola e também através do Ambiente Virtual Sócrates, do Instituto UFC Virtual.

Também foram utilizados alguns Objetos de Aprendizagem (OA) do Grupo Proativa, como o Grande Prêmio Funcional, que estuda o gráfico de uma função afim e os seus coeficientes, visando saber se a função é crescente ou decrescente a partir da análise do gráfico e do coeficiente angular. Trabalhou-se também com o OA Desafio Empresarial que tem como objetivo levar o discente a ler, interpretar um gráfico e identificar as coordenadas de pontos. Em relação aos softwares, utilizou-se o Geogebra, que contribuiu no estudo da função afim.

Fonte: Mestrando Rodrigo Lacerda Carvalho.

Escola Joaquim Valdevino de Brito é contemplada com o Projeto Jovem de Futuro

A Escola UCA Joaquim Valdevino de Brito, localizada no distrito de Ponta da Serra, no município do Crato, foi uma das 125 escolas públicas da rede estadual contempladas com o Projeto Jovem de Futuro, uma ação conjunta dos Governos Estadual e Federal, e do Instituto Unibanco, com um investimento total de R$ R$ 9.257.900,00.

Lançado no primeiro semestre desse ano, com a  adesão de 100 escolas, o Projeto Jovem de Futuro é uma tecnologia voltada à Gestão Escolar para Resultados. Em 2013, 225 escolas irão trabalhar com o projeto que tem como base a capacitação de um grupo de gestão, formado por integrantes da própria escola, para a criação de um Plano de Melhoria de Qualidade que é implementado ao longo de três anos, correspondente ao ciclo do Ensino Médio.

No início, 92.500 alunos foram beneficiados. No próximo ano, o PJF chegará a mais de 100 mil novos alunos desse nível de ensino. Cada unidade define seu próprio planejamento, identificando carências e necessidades lado a lado com os parâmetros de qualidade que pretende alcançar em cada aspecto da vida escolar. Podem ser  a média dos alunos, o perfil dos professores, as rotinas administrativas, instalações físicas.

Para a execução de seu Plano de Melhoria, a unidade terá apoio técnico e financeiro, no valor de R$ 100,00 ano-aluno. Além da capacitação para trabalhar com o novo modelo de gestão, receberá também recursos para desenvolver projetos e contará com sistema de reconhecimento e premiação para professores, servidores e alunos.

Para isso, em um período de três anos, as escolas terão que aumentar em 25 pontos a média de desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, tendo por referência o Sistema Permanente da Educação Básica (Spaece), diminuir em 50% o percentual de alunos com rendimento abaixo do nível intermediário, conforme a escala do Spaece, e reduzir em 40% os índices globais de abandono do ensino médio.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seduc e Blog da Escola Joaquim Valdevino de Brito.

Encerramento da Oficina Objetos de Aprendizagem na Escola Senador Carlos Jereissati

Os formadores da equipe UCA-Ceará, Dennys Maia e Lavina Lima, promoveram no dia 21 de agosto o encerramento da Oficina “Objetos de Aprendizagem”, realizada na Escola Senador Carlos Jereissati, em Jijoca de Jericoacoara. Estiveram presentes no encontro todos os professores e a gestão da escola, representada pelo diretor, vice-diretor e coordenadora pedagógica.

A formação teve início com a revisão do conteúdo visto durante os dois momentos anteriores da Oficina e com o resgate das atividades que haviam ficado acordadas na programação. Após esse primeiro momento, os professores apresentaram os planejamentos de aula com uso de Objetos de aprendizagem. Ao final, o diretor falou sobre o resultado positivo conquistado pela escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e ressaltou que a cidade de Jijoca de Jericoacora ficou em 2º lugar no estado do Ceará.

A próxima oficina que será realizada na escola pela Equipe UCA Ceará abordará o Planejamento de aulas e será ministrada pela formadora Betânia Rocha.

Fonte: Formadores Dennys Maia a Lavina Lima.

Mestrando promove curso em Escola UCA de Quixadá

Nos dias 14 a 24 do último mês de agosto, o aluno do Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC),  Cícero Bandeira, realizou um curso com o tema “Explorando Conceitos das Ciências Naturais através do Squeak” na Escola José Martins Rodrigues, em Quixadá.

A formação faz parte do projeto piloto de sua pesquisa que trata da utilização da ferramenta Squeak para criar animações que representem fenômenos das ciências naturais, como a fotossíntese, o ciclo do carbono, dentre outros.

Durante a formação, os alunos foram desafiados a criarem desenhos e animações com objetivos educacionais. A ferramenta Squeak, disponível no laptop educacional oferecido pelo Programa Um Computador por Aluno (UCA), dispõe de recursos de fácil acesso ao aluno que são próprios de uma linguagem de programação, porém com características visuais, baseadas em ações como arrastar e soltar, o que facilita sua compreensão.

Fonte: Mestrando Cícero Bandeira.

Formação UCA na Escola Antônio Julião Neto

No dia 25 de agosto, as formadoras Fabiana Medeiros, Katyúscia Viana e Renata Jaguaribe da Equipe UCA – Ceará, deram continuidade a Oficina de Google Docs na Escola Antônio Julião Neto, no município de Barreira.

Os professores fossem divididos por área de conhecimento. Em seguida, foi solicitado que eles elaborassem um plano de aula utilizando uma das ferramentas do Google Docs. Ao final, cada professor apresentou a sua proposta de aula, ilustrando de que forma ela vai acontecer na prática. Muitos criaram questionários online utilizando a ferramenta “formulário” que, posteriormente, serão publicados em seus blogs. Outros utilizaram a ferramenta “editor de texto” tendo como objetivo estimular a produção de textos colaborativos pelos alunos.

Fonte: Professora Katyúscia Viana.

Acessibilidade é discutida em Escola UCA do Crato

No último dia 28 de agosto, os professores Dennys Leite Maia e João Bosco de Farias visitaram a Escola UCA Joaquim Valdevino de Brito, localizada no distrito de Ponta da Serra, no município do Crato, para conversar com os professores e gestores da escola sobre a acessibilidade do laptop educacional para alunos portadores de deficiência visual. O encontro foi motivado pelo fato da escola possuir, em seu corpo discente, um aluno com baixa visão.

Os gestores da escola manifestaram para a Equipe UCA Ceará, representada pelo formador Dennys Maia, a dificuldade do uso do laptop tanto pelo aluno quanto pelo professor que o acompanha. Dessa forma, surgiu o convite para que o professor Bosco, deficiente visual e usuário de tecnologias assistivas, visitasse a escola para sugerir soluções e propor uma formação ao professor que acompanha o aluno.

Pela manhã, o professor Bosco se reuniu com a diretora da escola, professora Regilânia Gomes, e o multiplicador da CREDE, Delaney Xenofonte, para conhecer mais informações sobre o aluno com baixa visão e sua relação com o laptop educacional. Em seguida, apresentou o sistema operacional Linux Acessível, uma versão da distribuição Linux Ubuntu, totalmente acessível aos portadores de deficiência visual por possibilitar um amplo uso de computadores.

À tarde, o professor Bosco apresentou o sistema ao professor Tadeu, que acompanha exclusivamente o estudante. Tadeu ficou bastante entusiasmado com o recurso e as possibilidades que o Linux Acessível pode proporcionar ao aluno e de imediato pediu para que o sistema fosse instalado em seus laptops. Disse ainda que a alternativa deve contribuir bastante para a real inclusão do aluno em sala de aula, seja pelo aspecto do próprio uso das atividades do laptop, como para a realização de outras atividades escolares.

Fonte: Professor Dennys Maia.