Ensino de funções com o uso do laptop educacional em Escola de Quixadá

O aluno do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Rodrigo Lacerda Carvalho, realizou no período de maio a setembro de 2012, na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Martins Rodrigues, em Quixadá, no Ceará, a pesquisa intitulada “AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE NO ENSINO DE FUNÇÕES COM O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL”.

Esta pesquisa visou observar, dentro do contexto da sala de aula, como está acontecendo o ensino da disciplina de Matemática a partir da chegada do laptop educacional na escola. Para isso tomou-se como aporte teórico a Teoria da Atividade. Para atingir esse objetivo, Rodrigo realizou observações nas aulas do professor de Matemática do 1º ano da manhã, Glauberto Abreu. Participou ainda do planejamento das aulas, visando inserir ações e operações que levem os discentes a sentirem a necessidade de aprender essa disciplina, chegando assim ao seu principal objetivo de pesquisa, que é transformar a atividade de ensino em atividade de aprendizagem.

Para conseguir chegar a este objetivo, também foram realizadas formações com o professor de Matemática sobre como melhor utilizar o laptop educacional em sala de aula. As formações ocorreram em visitas semanais à escola e também através do Ambiente Virtual Sócrates, do Instituto UFC Virtual.

Também foram utilizados alguns Objetos de Aprendizagem (OA) do Grupo Proativa, como o Grande Prêmio Funcional, que estuda o gráfico de uma função afim e os seus coeficientes, visando saber se a função é crescente ou decrescente a partir da análise do gráfico e do coeficiente angular. Trabalhou-se também com o OA Desafio Empresarial que tem como objetivo levar o discente a ler, interpretar um gráfico e identificar as coordenadas de pontos. Em relação aos softwares, utilizou-se o Geogebra, que contribuiu no estudo da função afim.

Fonte: Mestrando Rodrigo Lacerda Carvalho.