Mestrando promove curso em Escola UCA de Quixadá

Nos dias 14 a 24 do último mês de agosto, o aluno do Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC),  Cícero Bandeira, realizou um curso com o tema “Explorando Conceitos das Ciências Naturais através do Squeak” na Escola José Martins Rodrigues, em Quixadá.

A formação faz parte do projeto piloto de sua pesquisa que trata da utilização da ferramenta Squeak para criar animações que representem fenômenos das ciências naturais, como a fotossíntese, o ciclo do carbono, dentre outros.

Durante a formação, os alunos foram desafiados a criarem desenhos e animações com objetivos educacionais. A ferramenta Squeak, disponível no laptop educacional oferecido pelo Programa Um Computador por Aluno (UCA), dispõe de recursos de fácil acesso ao aluno que são próprios de uma linguagem de programação, porém com características visuais, baseadas em ações como arrastar e soltar, o que facilita sua compreensão.

Fonte: Mestrando Cícero Bandeira.