Atividade utilizando o laptop com Alunos do 2º ano em São Gonçalo

A professora Rita de Oliveira Góis do segundo ano da Escola Poetisa Abigail Sampaio, em São Gonçalo do Amarante, realizou uma atividade com uquinha partindo de uma aula anteriormente realizada sobre a vida do coelho na qual os alunos viram várias curiosidades sobre o animal. Nesta segunda aula eles escolheram a melhor curiosidade que foi: UM COELHO PODE VER O AMBIENTE ATRÁS DE SI SEM MEXER O PESCOÇO. Com isso os alunos produziram uma história dando continuidade a curiosidade escolhida. O objetivo dessa aula era produzir textos estudados usando o laptop. Ao término da aula a professora explicou como salvar o texto em rtf compatível.
Saiba mais sobre a atividade acessando o Blog UCA de São Gonçalo do Amarante.
Fonte: Professor Moisés Rodrigues e Blog UCA de São Gonçalo do Amarante.

Portal do Professor disponibiliza planos de aula utilizando o laptop

O Portal do Professor disponibilizou planos de aula que utilizam recursos do laptop educacional do Programa Um Computador por Aluno (UCA) e a internet. Os temas das aulas são os mais variados, abrangendo assuntos como: sistema solar, escravidão, poesia, solidariedade, dentre outros.
Clique aqui para acessar os planos de autoria do professor Rones Aureliano de Sousa, juntamente com co-autores. Enquanto que os planos elaborados pela professora Claudia Vicari Zanatta e respectivos co-autores podem ser visualizados neste link.
Professor, você também pode elaborar um plano de aula e enviar para o Portal, conheça as orientações.
Fonte: Portal do Professor, Professor José Aires e Professora Betânia Rocha.

Conheça o E-book “Para entender as mídias sociais”

Em abril deste ano foi lançado o E-book “Para entender as mídias sociais” produzido de forma colaborativa e voluntária por pesquisadores e profissionais da área.
A obra está sendo disponibilizada gratuitamente no Blog Para entender As Mídias Sociais, onde você também pode conhecer maiores detalhes sobre o projeto.
O E-book traz textos curtos que abordam temas transversais ao universo das redes de relacionamento, com o objetivo de estimular o debate e o compartilhamento de boas práticas.
Para fazer diretamente o download do E-book clique aqui.
Fonte: Blog Para entender As Mídias Sociais e Claudenice Souza.

Teorema de Pitágoras em foco no município de Jijoca

As aulas com o laptop educacional em Jijoca são uma constante. Professores e alunos têm se adaptado rapidamente ao uso desse recurso. Os gestores organizam o cronograma de aulas, compartilham em um documento no Google Docs e no blog da Escola Senador Carlos Jereissati para que toda a comunidade escolar tenha acesso.
No último dia 19, o Teorema de Pitágoras foi mais uma vez estudado, a partir da utilização do software Geogebra. O Professor Luciano e os alunos do 9º ano exploraram bem esse software, e a garotada visualizou facilmente as características do teorema. Os alunos-monitores estiveram presentes para garantir uma ajuda extra a quem necessitasse.

Fonte: Auricélia Silva.

Formação de professores do Programa UCA em Sobral

No dia 16 de abril foi realizado mais um momento de formação na Escola Ensino Fundamental e Médio Profissional São José, localizada no município de Sobral.
A programação do evento contou com a apresentação do conteúdo do Módulo 2 -Web 2.0 do ambiente E-proinfo pela formadora Claudenice Souza. Já a multiplicadora Joelma Maria Paula apresentou as ferramentas do Google Docs e como elas podem ser utilizadas nas aulas com o laptop educacional. Os professores produziram atividades utilizando essas ferramentas e compartilharam com os colegas e formadores.

Todos os professores foram cadastrados em um grupo de discussão através do qual irão compartilhar informações sobre o andamento do Programa UCA na Escola. O encontro foi um sucesso!

Fonte: Claudenice Souza.

Lançamento do Programa UCA em Quixadá

o dia 3 de maio a  Escola de Ensino Fundamental e Médio José Martins Rodrigues, localizada na área rural no município de Quixadá, realizou o lançamento do Programa Um Computador por Aluno (UCA). A solenidade estava prevista para iniciar às 16 horas na própria escola e mesmo sob forte chuva teve prosseguimento. O evento contou com a presença dos representantes da UFC Virtual, Professora Silvana Holanda e Professor Gabriel Paillard; representante da SEDUC, Karine Pinheiro; membros da comunidade escolar, alunos, pais e professores, além das multiplicadoras do NTE, Meyre Lino e Maria Ionês.

A cerimônia iniciou com um número de dança apresentado por alunos da escola. Em seguida, foi recitado um cordel elaborado pelos alunos no qual foram retratadas as mudanças que a escola sofreu desde o início do Programa UCA na escola. Após esse momento, a orquestra municipal executou o Hino Nacional e o Hino do Estado do Ceará. Posteriormente, foi dada a palavra aos membros da mesa.
O projeto tem mudado a dinâmica das aulas e do planejamento pedagógico, contribuindo para a inclusão digital de alunos e professores. A cerimônia contou com um intérprete de libras que realizou a interpretação para uma aluna deficiente auditiva presente.Clique aqui para ler uma notícia sobre o Lançamento do UCA em Quixadá publicada hoje no Jornal Diário do Nordeste.

 Fonte: Silvana Holanda

Jijoca: Alunos-monitores do Programa UCA em ação

Os alunos-monitores da Escola Senador Carlos Jereissati, em Jijoca, vêm desempenhando diversas atividades e prestando grande serviço à comunidade escolar. Os quatro alunos, dois por turno, visitam a Escola regularmente no contraturno para auxiliar professores e alunos no uso do laptop educacional. Além do trabalho que realizam na sala de aula, também oferecem ajuda aos alunos que realizam pesquisas usando o laptop, atividade que se desenvolve na biblioteca, sob a coordenação de um professor ou coordenador.

Fonte: Auricélia Silva.