Durante o encontro, os educadores apontaram a necessidade de apropriao de novos recursos digitais que possam ser explorados com os alunos. Atualmente, todos os docentes esto concluindo a etapa final do Curso Formao Brasil pela Escola com carga horria de 180h/a, finalizando assim, as atividades do Mdulo 5, onde foi proposta a sistematizao de uma experincia realizada com o Projeto UCA. Na ocasio, tambm foi apresentada a proposta de realizao de minicursos para os professores, de acordo com as necessidades do grupo. A ideia foi bem aceita pelos professores, pois, consideram que agora necessitam de mais conhecimento sobre recursos digitais para explorao em suas aulas.
A diretora da Fundao Pensamento Digital, Marta Voeclker, aponta que a escola pode “mudar de paradigma” a partir da tecnologia. Ela ressalta que o uso das mquinas – seja um computador, laptop ou tablet – pode transformar a lgica do aprendizado. Alunos deixam de ser meros “recebedores” de contedo e podem evoluir para autores. “A tecnologia nos ajuda a sair de uma educao por instruo e memorizao para uma educao de construo e colaborao. Uma tecnologia que a criana use a imagem, escreva e formalize ali seu entendimento. Se tenta mudar a escola h 100 anos e a tecnologia vem ajudar nisso”, explica.
Sob esse ponto de vista, Marta defende que o “hardware” no importa tanto. O essencial ter disposio ferramentas que possibilitem um uso educacional de laptops e tablets para que as mquinas no sejam meros reprodutores dos contedos que j esto nos livros didticos. “A escola vai aos poucos se tornando digital, os professores esto fazendo blogs, a gente se apropria das redes sociais, mas no h algo pensado para a escola que precisa de uma transio para a poca digital”, aponta.
A especialista no uso das tecnologias da educao ressalta, entretanto, que essa transio da escola analgica para a digital precisar ser feita aos poucos. Leva tempo e exige uma reflexo da sociedade a respeito do que se espera da escola. “Quando o educador comea a trabalhar esses projetos chega um momento que o sistema no reconhece o que ele est fazendo. Isso est acontecendo em todo o mundo. No Brasil ns temos um ambiente mais propcio mudana, at do ponto de vista da legislao. Mas uma mudana grande porque a chegam as avaliaes que hoje ainda se baseiam muito na memorizao”, diz Marta. “O que precisava de um pensamento estratgico dentro do governo para pensar esse assunto a longo prazo”, completa.
Para Ilona Becskehzy, diretora da Fundao Lemann, a primeira e principal estratgia buscar contedos pedaggicos que possam ser acessados por meio dos equipamentos. “Se voc no selecionar contedo de alto padro, tanto faz se papel, lousa, ou tablet. E isso a gente no faz no Brasil. A lgica deveria ser: primeiro voc busca o contedo e depois voc procura como a melhor maneira de distribui-lo. Se ele for bom pode ser at um mimegrafo”, critica.
Em 2012, pela primeira vez, o edital publicado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE) para a compra dos livros didticos que so distribudos s escolas pblicas do Pas inclui os chamados “objetos educacionais complementares aos livros didticos”. Isso significa que as editoras podero apresentar contedos em formato digital que, se aprovados, podero ser adquiridos pelo governo para uso na rede pblica.
Fonte:
Posteriormente, foi realizado um encontro de formao com os professores e multiplicadores que contou com uma sensibilizao para o uso das TIC, seguida por uma exposio de exemplos de atividades e projetos utilizando o UCA. Como atividade prtica, os professores, dividos por rea de ensino e com o auxlio dos formadores da UFC, elaboraram planos de aula que foram baseados em exemplos do Portal do Professor. Para o compartilhamento das informaes e links da atividade prtica foi utilizado o Google Docs. Veja a seguir as fotos do encontro:
Apresentao Barreira – Escola Antnio Julio Neto
Apresentao Crato – Escola Joaquim Valdevino de Brito
Apresentao Fortaleza – Escola Estado do Paran
Apresentao Fortaleza – Escola Monteiro Lobato
Apresentao Iguatu – Escola Francisco Holanda Montenegro
Apresentao Jijoca – Escola Senador Carlos Jereissati
Apresentao Quixad - Escola Jos Martins Rodrigues
Apresentao So Gonalo – Escola Poetisa Abigail Sampaio
Apresentao Sobral – Escola So Jos
Segundo Mara, a experincia de criao do vdeo e textos, por meio da gravao das cenas e escrita do roteiro, envolveu a turma de alunos, que pretende organizar o segundo festival de curtas abrangendo outras escolas do bairro, como tambm, utilizar ambientes virtuais para hospedar os vdeos.
No dia 20 de dezembro, a equipe UCA-UFC homenageou os multiplicadores e gestores das escolas do Programa UCA. O momento foi de reconhecimento pelo trabalho realizado nas escolas e de agradecimento pela dedicao e ateno prestadas em 2011.
A seguir assista na ntegra o vdeo apresentado durante a homenagem:
Fonte: Equipe UCA-UFC.