Professores de Jijoca iniciam estudo do Mdulo 5

No ltimo dia 09, professores, gestores e multiplicadores da Escola Senador Carlos Jereissati reuniram-se para dar continuidade Formao Brasil. At o final de maro, ser trabalhado o Mdulo 5 Sistematizao da Formao na Escola, ltimo da referida formao. Houve participao intensa do grupo, que continua muito comprometido com o uso do laptop na prtica pedaggica e almeja utilizar os recursos da mquina e o acesso Internet para implementar inovaes.

O encontro foi acompanhado pela Professora Auriclia Silva, integrante da equipe UCA da Universidade Federal do Cear (UFC), que tambm esteve reunida, no turno vespertino, com o ncleo gestor da escola, a fim de discutir o planejamento geral da escola para o ano letivo de 2012. As expectativas da comunidade escolar incluem a execuo de projetos com outras escolas UCA e a realizao de experincias de incluso digital com pais de alunos e estudantes de outras escolas do municpio.
Fonte: Professora Auriclia Silva.

Encontro Pedaggico da Escola Jos Martins Rodrigues

Na semana dos dias 23 a 27 de janeiro, os professores da Escola de Ensino Fundamental e Mdio Jos Martins Rodrigues realizaram o primeiro Encontro Pedaggico referente ao ano letivo de 2012. Durante esse perodo, os docentes elaboraram o planejamento anual das atividades curriculares, contemplando a incluso dos laptops educacionais do Projeto UCA em suas aulas.

Durante o encontro, os educadores apontaram a necessidade de apropriao de novos recursos digitais que possam ser explorados com os alunos. Atualmente, todos os docentes esto concluindo a etapa final do Curso Formao Brasil pela Escola com carga horria de 180h/a, finalizando assim, as atividades do Mdulo 5, onde foi proposta a sistematizao de uma experincia realizada com o Projeto UCA. Na ocasio, tambm foi apresentada a proposta de realizao de minicursos para os professores, de acordo com as necessidades do grupo. A ideia foi bem aceita pelos professores, pois, consideram que agora necessitam de mais conhecimento sobre recursos digitais para explorao em suas aulas.

No ltimo dia do encontro, os professores realizaram uma avaliao da formao do UCA na escola, contando com a presena de todos os docentes, o coordenador pedaggico, Erivaldo Marinho, da formadora, Silvana Holanda, membro da equipe de formao UCA do Instituto UFC Virtual e os alunos de Programas de Ps-Graduao, Ccero Bandeira (Mestrando em Educao UFC) e Rodrigo Lacerda (Mestrando em Educao UECE). Ambos pretendem realizar suas pesquisas na Escola Jos Martins Rodrigues.
Uma novidade na escola foi a chegada do Cinturo Digital, proporcionando mais velocidade na utilizao da internet e possibilitando a utilizao de forma mais intensa dos recursos online disponveis na rede.

De modo geral, os professores consideram o Projeto UCA como uma proposta inovadora que vem contribuindo para melhorar a ateno e motivao dos alunos, no entanto, ainda h alguns desafios que necessitam ser superados, cujas aes perpassam necessariamente pela formao. Para os docentes, a utilizao dos laptops nas aulas j uma ao constante em suas prticas de ensino na Escola Jos Martins Rodrigues. Segundo a professora Suely Teixeira, responsvel pelo LEI, no pra imaginar mais as aulas sem o uso do laptop.
Fonte: Professora Silvana Holanda.

Especialistas: tecnologia nas escolas depende de mais contedo

Depois de prefeituras e governos estaduais receberem ou adquirirem cerca de 574 mil laptops por meio do Programa Um Computador por Aluno (UCA), o Ministrio da Educao (MEC) acena com a possibilidade de inserir os tablets nas salas de aulas das escolas pblicas brasileiras. Especialistas concordam que o sucesso do uso das tecnologias em educao no depende apenas da plataforma utilizada, mas sim da forma como a escola ir inserir essas ferramentas no aprendizado e tambm dos contedos digitais disponveis.

A diretora da Fundao Pensamento Digital, Marta Voeclker, aponta que a escola pode “mudar de paradigma” a partir da tecnologia. Ela ressalta que o uso das mquinas – seja um computador, laptop ou tablet – pode transformar a lgica do aprendizado. Alunos deixam de ser meros “recebedores” de contedo e podem evoluir para autores. “A tecnologia nos ajuda a sair de uma educao por instruo e memorizao para uma educao de construo e colaborao. Uma tecnologia que a criana use a imagem, escreva e formalize ali seu entendimento. Se tenta mudar a escola h 100 anos e a tecnologia vem ajudar nisso”, explica.

Sob esse ponto de vista, Marta defende que o “hardware” no importa tanto. O essencial ter disposio ferramentas que possibilitem um uso educacional de laptops e tablets para que as mquinas no sejam meros reprodutores dos contedos que j esto nos livros didticos. “A escola vai aos poucos se tornando digital, os professores esto fazendo blogs, a gente se apropria das redes sociais, mas no h algo pensado para a escola que precisa de uma transio para a poca digital”, aponta.

A especialista no uso das tecnologias da educao ressalta, entretanto, que essa transio da escola analgica para a digital precisar ser feita aos poucos. Leva tempo e exige uma reflexo da sociedade a respeito do que se espera da escola. “Quando o educador comea a trabalhar esses projetos chega um momento que o sistema no reconhece o que ele est fazendo. Isso est acontecendo em todo o mundo. No Brasil ns temos um ambiente mais propcio mudana, at do ponto de vista da legislao. Mas uma mudana grande porque a chegam as avaliaes que hoje ainda se baseiam muito na memorizao”, diz Marta. “O que precisava de um pensamento estratgico dentro do governo para pensar esse assunto a longo prazo”, completa.

Para Ilona Becskehzy, diretora da Fundao Lemann, a primeira e principal estratgia buscar contedos pedaggicos que possam ser acessados por meio dos equipamentos. “Se voc no selecionar contedo de alto padro, tanto faz se papel, lousa, ou tablet. E isso a gente no faz no Brasil. A lgica deveria ser: primeiro voc busca o contedo e depois voc procura como a melhor maneira de distribui-lo. Se ele for bom pode ser at um mimegrafo”, critica.

Em 2012, pela primeira vez, o edital publicado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE) para a compra dos livros didticos que so distribudos s escolas pblicas do Pas inclui os chamados “objetos educacionais complementares aos livros didticos”. Isso significa que as editoras podero apresentar contedos em formato digital que, se aprovados, podero ser adquiridos pelo governo para uso na rede pblica.

Fonte:

Encontro de formao do Programa UCA em Sobral

 

No dia 24 de janeiro, os formadores da equipe UCA da Universidade Federal do Cear (UFC), representados pelo professor e coordenador do grupo de formao Jos Aires e pela mestranda Jaiane Ramos, realizaram uma reunio com os gestores da Escola So Jos, em Sobral, com objetivo de planejar as prximas aes do programa e agendar os encontros mensais de formao.

Posteriormente, foi realizado um encontro de formao com os professores e multiplicadores que contou com uma sensibilizao para o uso das TIC, seguida por uma exposio de exemplos de atividades e projetos utilizando o UCA. Como atividade prtica, os professores, dividos por rea de ensino e com o auxlio dos formadores da UFC, elaboraram planos de aula que foram baseados em exemplos do Portal do Professor. Para o compartilhamento das informaes e links da atividade prtica foi utilizado o Google Docs. Veja a seguir as fotos do encontro:

Fonte: Jaiane Ramos.

Conhea o Portal do Aluno

O Portal do Aluno uma iniciativa do Ministrio da Educao que funciona como uma rede social das escolas de todo o pas. Nele o aluno pode guardar arquivos pessoais e compartilh-los com seus amigos e colegas, alm de conhecer alunos de outros lugares do Brasil e fazer trabalhos de aula em um ambiente descontrado e interessante. Clique aqui para acess-lo.

Acesse a Coleo Ensinar e Aprender no Mundo Digital

Composta por 5 fascculos, a Coleo Ensinar e Aprender no Mundo Digital, produzida pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria), traz propostas didticas para incorporar as tecnologias ao currculo escolar a partir de uma abordagem interdisciplinar. Os fascculos esto licenciados em Creative Commons (CC) e podem ser copiados e reproduzidos. Clique aqui para acess-los.
Fonte: Portal Cenpec e Professora Silvana Holanda.

Em escola do RS, alunos aprendem robtica desde os 6 anos

A robtica saiu das fbricas, das universidades e dos centros de pesquisa para dividir espao com a matemtica e a fsica nas salas de aula. Alm de estimular o gosto pela tecnologia e pela inovao, o uso da robtica ajuda alunos do ensino fundamental e mdio a desenvolverem a cidadania e a capacidade de trabalhar em equipe.
No colgio Provncia de So Pedro, em Porto Alegre, que no ano passado venceu um dos mais importantes campeonatos de robtica do mundo, o First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), nos Estados Unidos, os alunos do ensino mdio podem escolher em que rea querem se especializar: programao, eltrica, mecnica e at animao digital. Mas o contato com a robtica comea ainda mais cedo, no ensino fundamental, onde os pequenos participam de atividades para desenvolver a motricidade e trabalhar com ferramentas, construindo mquinas e carros desde a primeira srie, onde a maioria dos alunos esto com seis anos de idade.
“Nos anos seguintes eles comeam a construir um brinquedo que se movimenta, minirrobs, aprendem noes de eletricidade desmontando uma lanterna, aprendendo como a energia se propaga, e comeam a programar j na quinta srie”, afirma o engenheiro Vitor Barbieri, coordenador do projeto de robtica da escola. Segundo ele, as atividades de robtica, que no so obrigatrias e acontecem no turno inverso s aulas, movimentam 12% dos alunos da escola, com 50 deles participando ativamente do grupo que compete nos Estados Unidos. “A robtica um agente incentivador do conhecimento, agua a curiosidade”, avalia.
Para o estudante do 2 ano do ensino mdio Ettore Arpini, 16 anos, que participa do projeto desde o ensino fundamental, o objetivo muito maior do que aprender noes de tecnologia e robtica. “A gente aprende a trabalhar em equipe. Fica o ano inteiro trabalhando em um projeto, depois temos seis semanas pra montar o rob e participar da competio. Tu moves toda tua vida por aquilo, para ir l e competir, e acaba aprendendo a trabalhar em equipe e todas as dificuldades que isso traz, e tambm com as dificuldades de perder a competio”, afirma.
Para Barbieri, o sucesso do projeto pode ser medido pelo nmero de ex-alunos que retornam escola j na faculdade para disseminar o seu conhecimento aos mais novos. “H uma interao entre os alunos, os que tm um conhecimento maior repassam o conhecimento. O importante que todos se envolvam. Quem vai ganhar no o melhor, mas sim a melhor equipe, a que vai solucionar os problemas propostos”, diz. Para ele, ter contato com esse tipo de atividade ajuda os alunos a decidirem com mais ferramentas a carreira que querem seguir. “O problema do adolescente hoje a necessidade de deciso da carreira muito cedo, sem ter muito contato com essas reas. 
Clique aqui para ler a matria na ntegra.

Confira as apresentaes realizadas pelas escolas UCA-CE durante encontro

No encontro do dia 20 de dezembro, realizado na Universidade Federal do Cear (UFC), as escolas contempladas com o UCA no Cear realizaram apresentaes acerca das conquistas e desafios vivenciados e perspectivas do projeto para 2012. Confira as apresentaes a seguir:

Apresentao Barreira – Escola Antnio Julio Neto

 

Apresentao Crato – Escola Joaquim Valdevino de Brito

 

Apresentao Fortaleza – Escola Estado do Paran



Apresentao Fortaleza – Escola Monteiro Lobato

Apresentao Iguatu – Escola Francisco Holanda Montenegro

Apresentao Jijoca – Escola Senador Carlos Jereissati

Apresentao Quixad - Escola Jos Martins Rodrigues

 

Apresentao So Gonalo – Escola Poetisa Abigail Sampaio

Apresentao Sobral – Escola So Jos

I Festival de curta-metragem da Escola Estado do Paran

A professora de Lngua Portuguesa, Muza Mara, da Escola Estado do Paran levou o tema artes para a sua sala de aula abordando o assunto por meio do cinema. Os alunos fizeram pesquisas sobre as formas de expresso do cinema e escolheram o gnero terror para a produo de curtas-metragens que foram realizados na prpria escola. A professora incentivou o gnero escolhido, mas sugeriu aos alunos a elaborao de cenas de suspense e no de violncia.
Os alunos se dividiram em duas equipes e escreveram os roteiros. Eles mesmos conseguiram mquinas filmadoras e tambm levaram mquinas fotogrficas digitais. As filmagens foram feitas noite na prpria escola com o acompanhamento dos pais que tambm ajudaram na maquiagem e figurino e as cenas foram editadas no computador pelos alunos. Das duas equipes surgiram dois curtas: “Os Espritos do Livro” e “A Vingana.
No dia 29 de novembro, a professora Mara organizou um momento na escola para exibio e eleio do melhor curta. Trs professoras do NTE e duas professoras do Programa UCA, dentre elas uma especialista em cinema, participaram do jri que elegeu Os Espritos do Livro como o melhor filme e roteiro.

Segundo Mara, a experincia de criao do vdeo e textos, por meio da gravao das cenas e escrita do roteiro, envolveu a turma de alunos, que pretende organizar o segundo festival de curtas abrangendo outras escolas do bairro, como tambm, utilizar ambientes virtuais para hospedar os vdeos.

Confira o trailer do curta Os Espritos do Livro e d a sua opinio:

Fonte: Karla Silva e Renata Jaguaribe.

UFC realiza confraternizao com gestores, professores e multiplicadores do UCA-CE

No dia 20 de dezembro, a equipe UCA-UFC homenageou os multiplicadores e gestores das escolas do Programa UCA. O momento foi de reconhecimento pelo trabalho realizado nas escolas e de agradecimento pela dedicao e ateno prestadas em 2011.

O encontro proporcionou integrao entre as escolas que apresentaram suas conquistas, desafios e perspectivas para 2012 por meio de vdeos, fotos e slides. Alm disso, foiexibida uma homenagemelaborada pela Equipe UCA da UFC eo Rap do UCA, cujos compositores e msicos so alunos da escola Estado do Paran.
Mensagem de Natal s escolas cearenses
A Equipe UCA-UFC deseja um Natal de muita paz e um ano novo repleto de realizaes e sucessos a todos os professores, gestores e alunos das escolas inseridas no Programa UCA.

A seguir assista na ntegra o vdeo apresentado durante a homenagem:

 

Fonte: Equipe UCA-UFC.