I Festival de curta-metragem da Escola Estado do Paraná

A professora de Língua Portuguesa, Muza Mara, da Escola Estado do Paraná levou o tema “artes” para a sua sala de aula abordando o assunto por meio do cinema. Os alunos fizeram pesquisas sobre as formas de expressão do cinema e escolheram o gênero terror para a produção de curtas-metragens que foram realizados na própria escola. A professora incentivou o gênero escolhido, mas sugeriu aos alunos a elaboração de cenas de suspense e não de violência.
Os alunos se dividiram em duas equipes e escreveram os roteiros. Eles mesmos conseguiram máquinas filmadoras e também levaram máquinas fotográficas digitais. As filmagens foram feitas à noite na própria escola com o acompanhamento dos pais que também ajudaram na maquiagem e figurino e as cenas foram editadas no computador pelos alunos. Das duas equipes surgiram dois curtas: “Os Espíritos do Livro” e “A Vingança”.
No dia 29 de novembro, a professora Mara organizou um momento na escola para exibição e eleição do melhor curta. Três professoras do NTE e duas professoras do Programa UCA, dentre elas uma especialista em cinema, participaram do júri que elegeu “Os Espíritos do Livro” como o melhor filme e roteiro. 

Segundo Mara, a experiência de criação do vídeo e textos, por meio da gravação das cenas e escrita do roteiro, envolveu a turma de alunos, que pretende organizar o segundo festival de curtas abrangendo outras escolas do bairro, como também, utilizar ambientes virtuais para hospedar os vídeos.

Confira o trailer do curta “Os Espíritos do Livro” e dê a sua opinião:

Fonte: Karla Silva e Renata Jaguaribe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>