Gravações para documentário UCA continuam

foto1

 

A equipe de produção composta pelo prof. Ismael, Otacílio, Guilherme e Zilmara estiveram nas escolas do Crato, Iguatu e Quixadá para dar continuidade as gravações do Documentário UCA-CE.
Nos dias 05 e 06 de agosto, as gravações foram iniciadas na EEM Joaquim Valdevino de Brito, localizada no distrito de Ponta da Serra do município do Crato. No primeiro e segundo dia foram registrados os depoimentos da diretora Regilânia Gomes, que apresentou a trajetória e a importância do Projeto UCA para a escola, e do profº Antonio Luiz, que tratou sobre a utilização de recursos educacionais digitais em sua prática docente. Ademais, a equipe de produção, junto com a formadora Karla Nascimento também registraram uma aula de campo sobre a tipo e classificação da arborização na Ponta da Serra e a rotina da escola.
Na quarta-feira (07/08), a equipe de produção, junto com o formador Dennys Maia, registraram momentos na EEM Francisco Holanda Montenegro, localizada no distrito de José de Alencar, em Iguatu. No período da manhã, as filmagens focaram as atividades desenvolvidas pela rádio da escola com o projeto UCA. Foi simulado um programa de rádio em que um dos alunos, entrevistou outros três sobre a experiência na rádio e como o Projeto UCA oportunizou mudanças na escola e em suas vidas. A tarde, foi dedicado ao depoimento da profa. Keuly sobre o Projeto Marcas do Brasil. Além disso,  outros alunos relataram de forma sucinta o que o UCA influenciou em suas vidas e  foram feitas tomadas dos alunos e da escola.

foto6
Na quinta-feira (09/08), foi a vez da EEM José Martins Rodrigues. Pela manhã um grupo de alunos foram até o açude Cedro para reviver uma aula de campo. Acompanharam nesse momento os professores Valderi, Valdiana e Suely. Não foi possível fazer mais tomadas em função de um evento acerca do ENEM que estava acontecendo na cidade. Desta forma, foi agendado retorno ao açude na sexta-feira (09/08) para a conclusão das imagens. Na escola, foram colhidos depoimentos dos professores Valderi e Suley sobre o projeto Minha terra na web. Em suas falas os professores destacaram a importância do UCA para o desenvolvimento do projeto e os ganhos que este proporcionou para a escola, alunos e eles, em várias dimensões.

Fonte: Dennys Maia e Karla Nascimento.

Formação docente em Iguatu

2013-08-01-1147
Na última quinta-feira, dia 01 de agosto, aconteceu o segundo encontro da Formação Brasil com a terceira turma de professores da escola Francisco Holanda Montenegro, no distrito de Alencar, Iguatu.
No início da formação, alguns professores relataram não terem cadastro no Sócrates, pois não estiveram presentes no primeiro encontro presencial. Dessa forma, o cadastro deles foi realizado antes do início das atividades.
Ao longo de todo o dia, foram desenvolvidas atividades referentes aos Módulos 1 e 2: discussões sobre os temas, exploração do ambiente Sócrates e dos materiais digitais online. Para o Módulo 2, um fator deve facilitar a realização das atividades: todos os professores já possuem blog (a criação de um blog seria a primeira atividade do módulo).
2013-08-01-1154
Ao final do encontro, a atividade 2 do referido módulo foi postada nos blogs de todos os professores. Todos os professores se mostraram muito satisfeitos com a formação, realizando todas as atividades a contento e relatando sobre a possibilidade de utilização de mais recursos em sala de aula, com o laptop. As atividades à distância do Módulo 2 devem se prolongar até o dia 23 de agosto.
Fonte: Lavina Lima e Mixilene Sales

Equipe UCA Ceará participa de reuniões e realiza encontro de formação em Barreira

Nos últimos dias 2 e 3 de agosto, representantes da equipe de Formação do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Ceará participaram de reuniões em Barreira e realizaram um encontro de formação com os professores da Escola Antônio Julião Neto, também no município.

02082013670

No dia 2 de agosto, a formadora Betânia Rocha esteve em reunião com a Secretária de Educação Luíza Girão e a Sra. Aparecida, responsável pelo Programa Nacional PRONACAMPO, para tratar sobre a adesão ao PROUCA ao programa de inclusão digital no campo, citado acima.

As informações são de que as escolas José Bernardo de Araújo (Creche) e José Posidônio Maia (Creche e Ensino Fundamental), que estão sob a responsabilidade e a orientação pedagógica da Prefeitura do Município de Barreira, foram contemplas com 40 laptops. Trata-se de escolas que se caracterizam por receber até 50 alunos, que frequentam a Creche Infantil e Ensino Fundamental. Os laptops são da marca Positivo, possuem o sistema operacional MADRIVA-Linux e devem ser utilizados por alunos que frequentem escolas rurais.

O orientador do Projeto UCA na escola, Sr. Diego Castro, assinalou que irá iniciar uma nova formação com os alunos monitores que irá tratar acerca do uso das Mídias sociais na educação (Vídeos no YouTube; Uso de Ferramentas para Blog, Google+ e Google Drive).

03082013672

No dia seguinte, 3 de agosto, foi realizado um encontro de Formação com nove professores novatos da Escola Antônio Julião Neto, sob a responsabilidade das formadoras Betânia Rocha e Fabiana Medeiros, que iniciaram o trabalho de formação direcionado para uso do DRIVE, ferramenta colaborativa da Web 2.0 disponibilizada pelo Google.

Os professores veteranos da referida escola, também estiveram em formação com Diego Castro, orientador responsável pelo Projeto UCA na escola. Durante o desenvolvimento dos trabalhos foi finalizada a Oficina sob Blog com estes educadores.

03082013676

Também houve um segundo encontro com a Secretária de Educação do Município Sra. Luíza Girão na escola. Este momento contou com a participação das Formadoras Fabiana Medeiros e Betânia Rocha, além do responsável pelo Programa UCA na escola Sr. Diego Castro. Durante o encontro a Secretária informou que pode ser possível viabilizar o uso de 100 laptops UCA da Escola Antônio Julião Neto para crianças das escolas contempladas com o Programa PRONACAMPO do governo federal.

As formações foram produtivas, o Módulo II (Recursos da Web 2.0) foi iniciado com os professores novatos que foram unânimes em declarar a importância da usabilidade da ferramenta DRIVE para elaboração de textos coletivos com os alunos. O grupo conseguiu realizar pequenas tarefas com a ferramenta, no entanto, foram apenas iniciados os primeiros contatos com os recursos disponíveis Web 2.0.

Uma notícia também alegrou a equipe de formadoras: todos os laptop UCA migraram para o sistema operacional Ubuntuca. Esta ação possibilita mais velocidade para aos laptops e melhor condição de trabalho para os professores. A iniciativa é louvável e tem o reconhecimento da equipe UCA Ceará-UFC.

 Fonte: Professores Betânia Rocha, Fabiana Medeiros, Luíza Girão e Diego Castro.