Equipe UCA Ceará participa de reuniões e realiza encontro de formação em Barreira

Nos últimos dias 2 e 3 de agosto, representantes da equipe de Formação do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Ceará participaram de reuniões em Barreira e realizaram um encontro de formação com os professores da Escola Antônio Julião Neto, também no município.

02082013670

No dia 2 de agosto, a formadora Betânia Rocha esteve em reunião com a Secretária de Educação Luíza Girão e a Sra. Aparecida, responsável pelo Programa Nacional PRONACAMPO, para tratar sobre a adesão ao PROUCA ao programa de inclusão digital no campo, citado acima.

As informações são de que as escolas José Bernardo de Araújo (Creche) e José Posidônio Maia (Creche e Ensino Fundamental), que estão sob a responsabilidade e a orientação pedagógica da Prefeitura do Município de Barreira, foram contemplas com 40 laptops. Trata-se de escolas que se caracterizam por receber até 50 alunos, que frequentam a Creche Infantil e Ensino Fundamental. Os laptops são da marca Positivo, possuem o sistema operacional MADRIVA-Linux e devem ser utilizados por alunos que frequentem escolas rurais.

O orientador do Projeto UCA na escola, Sr. Diego Castro, assinalou que irá iniciar uma nova formação com os alunos monitores que irá tratar acerca do uso das Mídias sociais na educação (Vídeos no YouTube; Uso de Ferramentas para Blog, Google+ e Google Drive).

03082013672

No dia seguinte, 3 de agosto, foi realizado um encontro de Formação com nove professores novatos da Escola Antônio Julião Neto, sob a responsabilidade das formadoras Betânia Rocha e Fabiana Medeiros, que iniciaram o trabalho de formação direcionado para uso do DRIVE, ferramenta colaborativa da Web 2.0 disponibilizada pelo Google.

Os professores veteranos da referida escola, também estiveram em formação com Diego Castro, orientador responsável pelo Projeto UCA na escola. Durante o desenvolvimento dos trabalhos foi finalizada a Oficina sob Blog com estes educadores.

03082013676

Também houve um segundo encontro com a Secretária de Educação do Município Sra. Luíza Girão na escola. Este momento contou com a participação das Formadoras Fabiana Medeiros e Betânia Rocha, além do responsável pelo Programa UCA na escola Sr. Diego Castro. Durante o encontro a Secretária informou que pode ser possível viabilizar o uso de 100 laptops UCA da Escola Antônio Julião Neto para crianças das escolas contempladas com o Programa PRONACAMPO do governo federal.

As formações foram produtivas, o Módulo II (Recursos da Web 2.0) foi iniciado com os professores novatos que foram unânimes em declarar a importância da usabilidade da ferramenta DRIVE para elaboração de textos coletivos com os alunos. O grupo conseguiu realizar pequenas tarefas com a ferramenta, no entanto, foram apenas iniciados os primeiros contatos com os recursos disponíveis Web 2.0.

Uma notícia também alegrou a equipe de formadoras: todos os laptop UCA migraram para o sistema operacional Ubuntuca. Esta ação possibilita mais velocidade para aos laptops e melhor condição de trabalho para os professores. A iniciativa é louvável e tem o reconhecimento da equipe UCA Ceará-UFC.

Fonte: Professores Betânia Rocha, Fabiana Medeiros, Luíza Girão e Diego Castro.