Escola Joaquim Valdevino de Brito participa da EXPOCRATO 2012

A ExpoCrato 2012 contou com a participação da Escola Joaquim Valdevino de Brito, localizada no distrito de Ponta da Serra, no Crato, para expor suas conquistas pedagógicas, através de pôsteres e manuseio dos laptops educacionais. Os alunos apresentaram atividades e projetos desenvolvidos no Projeto UCA na escola.

Foto retirada do blog do Professor Antônio Lima

A ExpoCrato está entre os grandes eventos do nordeste brasileiro. São ao todo oito dias de festa, desfile e leilão de animais, feira agropecuária, comidas típicas e shows culturais. Este ano o evento ocorreu nos dias 8 a 15 de julho, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato – Ceará, e homenageou o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Foto retirada do blog do Professor Antônio Lima

Fonte: Professora Karla Silva.

Fotos retiradas do blog do Professor Antônio Lima.

Trilha ecológica com alunos e professores da Escola Joaquim Valdevino de Brito

A Escola Joaquim Valdevino de Brito, localizada no município do Crato, realizou, no dia 30 de maio, uma caminhada ecológica com alunos de 1º e 3º anos do turno da manhã pelo percurso do Rio Carás que corta o Distrito de Ponta da Serra. Essa ação faz parte de uma série de atividades do Projeto Educar Para Sustentabilidade, desenvolvido de forma interdisciplinar nas aulas de Biologia e Educação Física sob a orientação dos professores Antonio Luiz e Yzadora.

O objetivo da aula de campo foi diagnosticar os impactos ambientais locais e realizar a coleta do lixo no entorno do rio. Todas as etapas foram registradas pelos alunos usando o laptop educacional do Projeto UCA e outros recursos de mídias da escola.

Fonte: Blog UCA da Escola Joaquim Valdevino de Brito.

Concurso “Procura-se Professor-Autor” foi prorrogado

Você, professor, tem uma nova chance de participar do Concurso “Procura-se Professor-Autor!” do projeto “Curta na Escola”. As inscrições foram prorrogadas até dia 08/10/2012 e, agora, com a parceria executiva do Instituto Paramitas, será oferecido um curso on-line, totalmente gratuito*, que o auxiliará a utilizar os curtas em sua aula. Para conhecer mais sobre o curso, acesse:

http://portacurtas.org.br/curtanaescola/curso_professor_autor_2012_1.asp

Ou se inscreva, diretamente, no link: http://migre.me/9LTyB

Veja como é fácil participar do Concurso “Procura-se Professor-Autor!”:

  • Acesse o site: www.curtanaescola.org.br ;
  • Escolha um dos curtas da coleção “Curta na Escola – Vol.3 – Literatura Brasileira”;
  • Trabalhe o curta em sua aula (confira as sugestões de planos de aula, disponíveis no site);
  • Relate a sua aula no próprio site, na seção “Grave o seu relato”.

Os cinco melhores relatos serão premiados: o primeiro, com R$ 1000,00, e os demais, com R$ 500,00 cada. A escola que tiver o maior número de relatos ganhará um retroprojeto.

Você vai ficar de fora dessa? Aproveite essa oportunidade! Retorne às aulas com um projeto motivador!

Fonte: Talita Morais (Instituto Paramitas).

Novo encontro de formação dos alunos-monitores da Escola Antônio Julião Neto

A segunda turma de alunos-monitores da Escola Antonio Julião Neto, em Barreira, teve um novo encontro de formação no dia 23 de junho. O curso está sendo ofertado pelas formadoras Betânia Rocha, Katyúscia  Mota e Fabiana Medeiros, da equipe de formação do Projeto UCA da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a escola.

Além de proporcionar aos alunos momentos de apropriação tecnológica com o laptop educacional, a formação também os orienta no auxílio aos professores em sala, o que possibilita uma melhor utilização do tempo da aula.

Entrega do novo fardamento

Nesse mesmo dia ocorreu a entrega das novas camisas do fardamento dos alunos-monitores. Estiveram presentes no evento a Secretária de Educação do Município de Barreira, Maria de Fátima Lima; a Diretora da Escola, Luiza Girão, e a  equipe pedagógica UCA da escola, Diego Castor e Aline Monteiro, juntamente com as representantes da equipe da UFC.

Direção, UFC e aluna-monitoraSec. de Educ e aluna-monitoraMomento de Encontro com os alunos-monitores

Fonte: Professora Betânia Rocha.

UFC realiza nova formação em escola UCA de Barreira

No dia 23 de junho, foi realizada na Escola Antônio Julião Neto, em Barreira, a Oficina “Google Docs para uso em sala de aula”, ministrada pelas formadoras da equipe UCA-CE da Universidade Federal do Ceará, Fabiana Medeiros e Katyúscia Viana. A oficina deverá ser concluída em agosto com a finalização da parte prática dos trabalhos.

Enquanto acontecia a oficina, a direção da escola e a Coordenação UCA estiveram em reunião com a formadora Betânia Rocha para discutir o andamento do projeto.

Formação dos alunos-monitores

A Direção da escola junto à Secretaria do Município adquiriu novas blusas para o fardamento da turma dos alunos-monitores que iniciou a formação em fevereiro deste ano. As blusas foram entregues durante a formação do dia 23.

Fonte: Professora Betânia Rocha.

Novo encontro de formação do Projeto UCA no Crato

No dia 16 de junho foi realizado um novo encontro de formação docente para a nova turma de professores da Escola José Valdevino de Brito, localizada no distrito de Ponta da Serra, no município do Crato/CE. A programação do encontro abrangeu o uso pedagógico de recursos da Web 2.0 como o Google Docs e o Blog.

Durante o encontro, Renata Jaguaribe e Dennys Maia, formadores da equipe UCA-CE da Universidade Federal do Ceará, juntamente com Regilânia Gomes, diretora da escola, Delaney Xenofonte, multiplicador NTE, e os coordenadores, Veridiana Bacurau e Cícero Alves, realizaram uma breve apresentação sobre a Web 2.0, seus recursos e possibilidades pedagógicas. Além disso, os professores conheceram e utilizaram as ferramentas de elaboração e compartilhamento de texto e formulários do Google Docs, assim como, os principais recursos do blog hospedado no site Blogger.

No mês de julho, a escola participará da Expocrato 2012 e o próximo momento de formação do UCA na escola está marcado para o dia 04 de agosto.

Fonte: Professores Renata Jaguaribe e Dennys Maia.