Escola Monteiro Lobato realiza formação do “Programa UCA e a Família na Escola”

Nos dias 20, 21 e 22 de junho, a Escola Monteiro Lobato, em Fortaleza, realizou o primeiro momento de formação do “Programa UCA e a Família na Escola”, oferecendo a oficina “Internet, E-mail e Páginas da Web” para os pais dos alunos. Idealizado pelo núcleo gestor da escola e pelas professoras Jane Vieira, Norma Lima e Terezinha Sousa, o projeto tem como objetivo integrar os pais ao Programa UCA, incluindo-os na era digital.
A oficina, ministrada pelas professoras idealizadoras do projeto, com o apoio dos alunos-monitores, foi iniciada com uma apropriação tecnológica do laptop educacional (ligar desligar, criar, abrir e salvar pastas e arquivos). Em seguida, os pais fizeram pesquisa de informações na Internet e criaram seus e-mails. O núcleo gestor pretende organizar mais momentos como este no próximo semestre a fim de envolver os pais nas atividades desenvolvidas com o laptop educacional dentro e fora da escola.

Para maiores informações, acesse o Blog UCA da Escola Monteiro Lobato.

Fonte: Karla Silva.
Fotos: Terezinha Sousa.

Coluna do jornalista Flávio Paiva no Diário do Nordeste sobre o Programa UCA

A coluna escrita pelo jornalista Flávio Paiva, publicada no dia 23 de junho no Caderno 3 do jornal Diário do Nordeste, traz uma reflexão sobre a utilização das tecnologias digitais na educação, mais especificamente, abordando o Programa Um Computador por Aluno (UCA). O jornalista participou do lançamento do programa na Escola Estado do Paraná, em Fortaleza, e traduziu em palavras a emoção que sentiu ao presenciar tal momento. Confira a coluna a seguir:

Agora, você também pode encontrar as reportagens e matérias jornalísticas sobre o Programa UCA Ceará na página UCA CEÁRA NA IMPRENSA localizada no menu principal do Blog UCA Ceará.

Aula de campo de Biologia sobre os fungos em Quixadá

A professora de Biologia, Priscila Maia, da Escola Estadual José Martins Rodrigues, realizou uma aula de campo sobre os fungos. Priscila levou seus alunos do segundo ano do ensino médio para dar um passeio no entorno da escola, situada na região do Cedro, em Quixadá. O objetivo era que os alunos identificassem espécies de fungos presentes no ambiente visitado e os registrassem com fotos e filmagens usando os laptops educacionais. A seguir leia o plano de aula:
Veja fotos da aula:

 
Fonte: Silvana Holanda.

Continuação da Formação de Professores do Programa UCA em Sobral

No dia 18 de junho a equipe do Programa Um Computador por Aluno (UCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), representada pelas professoras Claudenice Souza e Jaiane Ramos, juntamente com a professora-multiplicadora da CREDE-06, Joelma Maria Paula, realizaram um novo encontro de formação na Escola de Ensino Fundamental e Médio Profissional São José, em Sobral. Durante o encontro os professores apresentaram seus blogs, conheceram o Thinkquest e os objetos de aprendizagem do RIVED, PROATIVA, BIOE e Domínio Público; e em seguida, participaram de uma oficina de criação de planos de aula utilizando os recursos apresentados durante a formação.

Saiba mais:
Acesse o Blog UCA da Escola São José para conhecer os blogs criados pelos professores.

Fonte: Jaiane Ramos.

UFC realiza novo encontro de formação dos gestores e multiplicadores do Programa UCA

Nos dias 9 e 10 de junho a equipe do Programa UCA da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou um novo encontro de formação dos multiplicadores e gestores das escolas cearenses contempladas com o programa. No primeiro dia foi promovida uma discussão e elaboração de um instrumento de acompanhamento pedagógico do programa nas escolas, como também a socialização de algumas experiências de atividades e planos de aula já desenvolvidos pelos professores. A ideia é divulgar as aulas que os professores estão realizando.
No segundo dia foram apresentadas aos gestores das escolas as atividades do Módulo 3B no ambiente E-Proinfo e detalhados os elementos do Progitec ( Projeto de Tecnologia), assim, os gestores participantes puderam perceber de uma forma ampla quais as ações já realizadas em suas escolas, bem como pensar o que ainda precisa ser desenvolvido.
Fonte: Karla Silva e Bernadete Oria.

Programa Um Computador por Aluno (UCA) será lançado na Escola Estado do Paraná

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná, localizada em Fortaleza no bairro do Montese (Av. Alberto Magno, 123), lança nesta sexta-feira, dia 17/06, às 16h30, o Programa Um Computador por Aluno (UCA).
Na ocasião acontecerá aula para as turmas do Ensino fundamental II e Ensino Médio. Os alunos da escola apresentarão ainda um rap sobre o UCA. A Fanfarra da Escola e a Banda do Piamarta farão a abertura da solenidade.
O Programa UCA, que no Estado é apoiado pela UFC Virtual e em parceria com a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a SEDUC (Secretaria de Educação do Ceará), visa criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, a fim de ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.
Em Fortaleza, além da Escola Estado do Paraná, o programa também foi implantado na Escola Municipal Monteiro Lobato. Ao todo, nove escolas cearenses de ensino fundamental e médio já receberam mais de 3.600 laptops educacionais. Os municípios de Barreira, São Gonçalo do Amarante, Jijoca de Jericoacoara, Maracanaú, Quixadá, Iguatu, Crato e Sobral já estão com o Programa em pleno funcionamento.
Mais informações
  • Profº. José Aires de Castro Filho, coordenador do Programa UCA no Ceará, Instituto Universidade Virtual. Contato: 3366-9457.
  • Profª. Dilma de Carvalho, diretora da EEFM Estado do Paraná. Contato: 3101-5074.
Fonte: Andrea Pinheiro.

Formação de professores do Programa UCA na Escola Estado do Paraná

Desde o dia 31 de maio, os professores da Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná, em Fortaleza, estão em processo de formação. Os gestores organizaram um cronograma que inclui um dia na semana durante um mês. O objetivo é dar continuidade ao estudo do Módulo 2 – Web 2.0, sob a coordenação das multiplicadoras Kalina Barroso e Catarina Tavares, e com o apoio das professoras da escola Raquel Gondim, Perpétua Silva e a presença da equipe UCA-CE, representada por Karla Silva, Katyúscia Viana e Jaiane Ramos.

Até o momento foram trabalhados os temas: conceito da Web 2.0 e suas ferramentas; avaliação de jogos educativos disponibilizados na Internet; e como trabalhar com blog na escola. Os professores Yuri e Tânia apresentaram o Site da escola, ainda em desenvolvimento, para que os demais colegas possam contribuir com textos, imagens, vídeos educativos, entre outros etc. Além disso, os professores criaram blogs que serão utilizados nas aulas.
Esta semana apresentaremos alguns exemplos de ferramentas das redes sociais e discutiremos algumas estratégias para utilizá-las nas aulas e nos projetos da escola. As discussões sobre as ferramentas da Web 2.0, as novas possibilidades de comunicação, colaboração e interação entre alunos e professores e as práticas inovadoras com o suporte das tecnologias digitais constituem o foco dos encontros de formação.

Fonte: Karla Silva

Conheça o Projeto “Nossos Lugares no Mundo”

O Projeto “Nossos Lugares no Mundo” é a primeira iniciativa realizada no âmbito do Programa UCA – Ceará que visa trocas colaborativas entre os alunos do quinto ano de duas escolas públicas agraciadas com o UCA, a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Monteiro Lobato, em Fortaleza, e a Escola de Ensino Infantil Fundamental Antônio Julião Neto, em Barreira; e alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Geórgia (UGA), com o intuito de discutir a cultura dos municípios de Fortaleza e Barreira e do estado da Geórgia, nos Estados Unidos.
Sob a coordenação da mestranda em Educação Brasileira pela UFC, Lavina Lima, e direção do professor da UFC, José Aires de Castro Filho, o projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), do Instituto UFC Virtual, e faz parte das atividades para 2011 do Projeto de intercâmbio “Preparando Especialistas Multidisciplinares no Design e Uso de Objetos de Aprendizagem com Saliências Culturais”, do convênio CAPES/FIPSE, entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Campinas (UNICAMP), e as Universidades norte-americanas da Geórgia (UGA) e de Utah (USU).
Atualmente, o projeto conta com a participação de alunos de Graduação dos cursos de Letras (Inglês e Espanhol), Pedagogia, Sistemas e Mídias Digitais e Computação, bem como de dois alunos americanos participantes do Programa de Intercâmbio.
O contato e a interação entre os alunos de Fortaleza e Barreira acontece por meio de comentários desenvolvidos e postados por eles em um blog que foi criado pelos alunos da UFC exclusivamente para o projeto. Para Lavina, “a partir dessas atividades, espera-se que os alunos desenvolvam aprendizagens acerca das culturas dos colegas e valorizem as suas próprias, a fim de conviverem de forma adequada com a diversidade cultural”.
Conheça os resultados iniciais destas trocas colaborativas acessando o blog do Projeto “Nossos Lugares no Mundo”.
Fonte: Professor José Aires de Castro Filho e Mestranda Lavina Lima.

Alunos de Jijoca usam laptop durante o recreio

Com o intuito de ampliar o uso do “uquinha” no cotidiano escolar, a escola Senador Carlos Jereissati, em Jijoca, inseriu os laptops para serem utilizados pelos alunos durante o recreio. Todas as quatorze turmas, uma vez por semana, tem o momento do recreio para acessar os recursos do laptop e da internet, como: os aplicativos do laptop, mensageiro instantâneo (MSN e Skype), sites de relacionamento (Orkut), músicas, jogos educativos e entre outros.
Os alunos levam os laptops para a sala de leitura, sempre com o acompanhamento de uma técnica de informática e dos monitores. Essa iniciativa tem como intuito descontrair o intervalo e mostrar aos alunos que podem usar a internet com responsabilidade, tirando proveito das coisas boas que a tecnologia nos proporciona. Os alunos estão adorando a ideia e aproveitando bastante.
Veja mais fotos destes momentos no Blog UCA de Jijoca.

Alunos de São Gonçalo produzem autobiografias em aula com o laptop

 

No dia 26 de maio, os alunos do segundo ano manhã da Escola de Ensino Fundamental Poetisa Abigail Sampaio tiveram mais uma aula com o laptop educacional. Desta vez, produziram autobiografias que foram ilustradas com suas fotos, tiradas no próprio laptop educacional.

A Professora Rita de Oliveira Góis planejou e acompanhou todo o trabalho, orientando a produção textual dos alunos e o uso da máquina. Os integrantes da equipe UCA da UFC,  Professores José Aires de Castro Filho, Auricélia Silva e Bernadete Oria, assistiram à aula e observaram que a produção textual esteve presente de forma lúdica, as crianças produziram seus textos com desenvoltura e motivação.

 

Fonte: Professores José Aires de Castro Filho, Auricélia Silva e Bernadete Oria.