Equipe UCA na III Feira Cultural da Escola Senador Carlos Jereissati

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Durante visita realizada no dia 23 novembro a III Feira Cultural da Escola Senador Carlos Jereissati, em Jijoca de Jericoacoara, o formador da Equipe UCA Ceará, Dennys Leite Maia, prestigiou as várias atividades produzidas e apresentadas pela escola com o auxílio do laptop educacional do Projeto UCA.

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A escola organizou 6 salas temáticas, conforme as áreas do conhecimento, as quais foram: Tecnologia, Linguagem (Comunicação), Matemática (Neuromática), Ciências (Frutas da região e Experimentos Científicos) e História e Geografia (Raízes africanas e indígenas no Brasil).

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Cada um desses espaços foi coordenado por um grupo de professores e organizado com atuação efetiva dos alunos. Destaque para o uso dos laptops como fonte de pesquisa e, em alguns espaços, como a Tecnologia e Matemática, o recurso presente como parte da exposição, integrante aos conteúdos explorados.

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A feira aconteceu no período da tarde e contou com a participação de toda a comunidade escolar, além de alunos e professores de escolas vizinhas. Clique AQUI para ver mais fotos do evento.

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Jornal O POVO – Inclusão digital – Escolas debatem experiências

O I Seminário UCA Ceará foi destaque no Jornal O Povo da última sexta-feira, 9 de novembro. O evento é uma realização da equipe multidisciplinar UCA Ceará e do Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual, e recebeu cerca de 200 participantes. Veja:

Inclusão digital - Escolas debatem experiências

Professores e alunos de escolas municipais e estaduais de oito municípios cearenses discutem até hoje, na Universidade Federal do Ceará (UFC), o programa Um Computador por Aluno (UCA) na primeira edição do Seminário UCA Ceará. O UCA é ação do Governo Federal que tenta promover a inclusão digital dos alunos das escolas públicas através da distribuição de um notebook por aluno.

De acordo com o coordenador do projeto, professor José Aires Filho, o programa possibilita uma oportunidade diferenciada a crianças e adolescentes de utilizar as tecnologias digitais no ambiente escolar. Para ele, o foco do projeto não é apenas fazer inclusão digital, mas fazer do uso do computador em sala de aula “um instrumento pedagógico eficaz”.

O seminário realiza balanço dos dois anos do programa no Ceará. As nove escolas participantes apresentam resultados e dificuldades na incorporação dos equipamentos na rotina escolar dos estudantes.

Entre os desafios encontrados estão a dificuldade de acesso à internet nas escolas e a falta de estrutura. Segundo Norma Lima, coordenadora da Escola Municipal Monteiro Lobato, de Fortaleza, a velocidade de acesso é muito baixa e as constantes quedas na rede dificultam as atividades. Porém, ela comemora que os avanços sejam maiores que as dificuldades. “O comportamento dos alunos melhorou, as faltas diminuíram e quase não há evasão na nossa escola”. (Edilane Pereira/Especial para O POVO)

As cidadãs - Estudantes e blogueiras

As estudantes Maria Lívia e Waleska Saraiva utilizam seus notebooks desde o começo do ano e dizem que o mais legal em ter o computador todos os dias é a chance de atualizar o site que a turma delas, o 3° ano da escola Monteiro Lobato, criou e mantém. “Nosso site se chama Luz do Saber e é muito atualizado”, orgulha-se Maria Lívia.

Fonte: Jornal o Povo (http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/11/09/noticiasjornalfortaleza,2951205/escolas-debatem-experiencias.shtml)

Representantes da educação federal, estadual e municipal abrem o I Seminário UCA Ceará

Nesta quinta-feira (8) começou I Seminário UCA Ceará, no Campus do Pici, em Fortaleza. O evento comemora os dois anos de sucesso no Estado do Projeto Um Computador por Aluno, do Governo Federal, e reúne as experiências das nove escolas cearenses que integram o projeto.

Na abertura, esta manhã, estiveram presentes a Analista Educacional do Ministério da Educação, Luciana Prata da Paschoa, o Assessor Técnico de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria da Educação do Governo do Estado do Ceará, George Gomes Ferreira, e o Coordenador de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Arlindo Araújo, que ressaltaram a importância do projeto no Ceará.

O coordenador pedagógico do projeto no Estado, professor José Aires de Castro Filho, abriu o evento com apresentação de dados e experiências registradas ao longo desses dois anos de execução. Dentre os pontos positivos, o professor elencou a realização de um trabalho sistêmico que envolve toda a escola, desde gestores aos alunos, o que contribui para a inserção da tecnologia em prol do aprendizado. “O Ceará é um dos Estados que se destaca em aproveitamento do programa, pois 100% das escolas escolhidas para receber o UCA perceberam os valores que a tecnologia traz à educação”, ressalta.

A coordenadora do Projeto na EMEIF Monteiro Lobato, em Fortaleza, Norma Lima, enumera várias melhoras ocorridas na escola após a implantação do UCA. “Uma delas foi a mudança de comportamento de alunos e professores no ambiente escolar. O UCA trouxe mais dinamismo às aulas e motivação às crianças. Hoje, nosso índice de evasão é quase zero devido a inovação que o programa trouxe ao ensino”, afirma.

As alunas Walesca Saraiva e Maria Lívia Holanda, ambas com 9 anos, presentes ao seminário, filmavam e batiam foto pela webcam do seu ‘Uquinha’, como apelidaram o laptop educacional cariosamente. “Estamos registrando o evento para publicar nosso site Luz do Saber, Alfabetização Digital. O Uquinha deixa as nossas aulas mais interessantes e divertidas”, comenta Walesca. “A gente pode fazer diversos trabalhos, pesquisas, aprender com jogos educativos, atualizar o site. Gosto muito do projeto”, completa Maria Lívia.

O I Seminário UCA Ceará acontece até esta sexta-feira (9), no hall e auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), na Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento é realizado pela equipe multidisciplinar do UCA no Estado e Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual. A entrada é gratuita. Programação e mais informações sobre evento na página: https://sites.google.com/a/virtual.ufc.br/prouca-ce/home

Fonte: Site do Instituto UFC Virtual.

Equipe UCA-CE realiza Oficinas na Escola UCA de Iguatu

Nos dias 08 e 09 de outubro, os professores da Escola de Ensino Médio Francisco Holanda Montenegro, em Iguatu, participaram de Oficinas sobre Objetos de Aprendizagem (OA) com o recurso da Web 2.0, Tumblr, e uma Oficina sobre o software educativo livre Geogebra. O encontro foi ministrado pelos professores Dennys Leite e Rodrigo Lacerda, formadores da Equipe UCA  Ceará.

No primeiro dia, inicialmente, os formadores conversaram sobre o andamento das atividades do Projeto UCA na escola. Em seguida, apresentaram aos professores da área de Ciências Humanas alguns portais de OA, como o Portal do Professor, o Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE, o TV Escola e o Domínio Público. Após esta exposição foi apresentado o Tumblr e seu uso pedagógico, com o intuito de criar um OA colaborativo entre os alunos e os professores. Outra justificativa para o uso desta ferramenta em sala de aula é a possibilidade que ela oferece de integrar várias mídias, como texto, imagem, áudio e vídeo.

Além disso, foi exposto que este recurso tem uma proposta colaborativa, pois os alunos são capazes de receber feedback não só do professor, mas também de colegas de classe através de comentários. No segundo dia foi trabalhado com os docentes da área de Ciências da Natureza o software Geogebra e suas possibilidades de potencializar o Ensino de Matemática. Durante esse momento, os professores utilizaram o recurso para a construção de gráficos de funções afim e quadrática, além de funções trigonométricas e geometria.

Formação – Iguatu