Representantes da educação federal, estadual e municipal abrem o I Seminário UCA Ceará

Nesta quinta-feira (8) começou I Seminário UCA Ceará, no Campus do Pici, em Fortaleza. O evento comemora os dois anos de sucesso no Estado do Projeto Um Computador por Aluno, do Governo Federal, e reúne as experiências das nove escolas cearenses que integram o projeto.

Na abertura, esta manhã, estiveram presentes a Analista Educacional do Ministério da Educação, Luciana Prata da Paschoa, o Assessor Técnico de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria da Educação do Governo do Estado do Ceará, George Gomes Ferreira, e o Coordenador de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Arlindo Araújo, que ressaltaram a importância do projeto no Ceará.

O coordenador pedagógico do projeto no Estado, professor José Aires de Castro Filho, abriu o evento com apresentação de dados e experiências registradas ao longo desses dois anos de execução. Dentre os pontos positivos, o professor elencou a realização de um trabalho sistêmico que envolve toda a escola, desde gestores aos alunos, o que contribui para a inserção da tecnologia em prol do aprendizado. “O Ceará é um dos Estados que se destaca em aproveitamento do programa, pois 100% das escolas escolhidas para receber o UCA perceberam os valores que a tecnologia traz à educação”, ressalta.

A coordenadora do Projeto na EMEIF Monteiro Lobato, em Fortaleza, Norma Lima, enumera várias melhoras ocorridas na escola após a implantação do UCA. “Uma delas foi a mudança de comportamento de alunos e professores no ambiente escolar. O UCA trouxe mais dinamismo às aulas e motivação às crianças. Hoje, nosso índice de evasão é quase zero devido a inovação que o programa trouxe ao ensino”, afirma.

As alunas Walesca Saraiva e Maria Lívia Holanda, ambas com 9 anos, presentes ao seminário, filmavam e batiam foto pela webcam do seu ‘Uquinha’, como apelidaram o laptop educacional cariosamente. “Estamos registrando o evento para publicar nosso site Luz do Saber, Alfabetização Digital. O Uquinha deixa as nossas aulas mais interessantes e divertidas”, comenta Walesca. “A gente pode fazer diversos trabalhos, pesquisas, aprender com jogos educativos, atualizar o site. Gosto muito do projeto”, completa Maria Lívia.

O I Seminário UCA Ceará acontece até esta sexta-feira (9), no hall e auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), na Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento é realizado pela equipe multidisciplinar do UCA no Estado e Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual. A entrada é gratuita. Programação e mais informações sobre evento na página: https://sites.google.com/a/virtual.ufc.br/prouca-ce/home

Fonte: Site do Instituto UFC Virtual.