Jornal O POVO – Inclusão digital – Escolas debatem experiências

O I Seminário UCA Ceará foi destaque no Jornal O Povo da última sexta-feira, 9 de novembro. O evento é uma realização da equipe multidisciplinar UCA Ceará e do Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual, e recebeu cerca de 200 participantes. Veja:

Inclusão digital - Escolas debatem experiências

Professores e alunos de escolas municipais e estaduais de oito municípios cearenses discutem até hoje, na Universidade Federal do Ceará (UFC), o programa Um Computador por Aluno (UCA) na primeira edição do Seminário UCA Ceará. O UCA é ação do Governo Federal que tenta promover a inclusão digital dos alunos das escolas públicas através da distribuição de um notebook por aluno.

De acordo com o coordenador do projeto, professor José Aires Filho, o programa possibilita uma oportunidade diferenciada a crianças e adolescentes de utilizar as tecnologias digitais no ambiente escolar. Para ele, o foco do projeto não é apenas fazer inclusão digital, mas fazer do uso do computador em sala de aula “um instrumento pedagógico eficaz”.

O seminário realiza balanço dos dois anos do programa no Ceará. As nove escolas participantes apresentam resultados e dificuldades na incorporação dos equipamentos na rotina escolar dos estudantes.

Entre os desafios encontrados estão a dificuldade de acesso à internet nas escolas e a falta de estrutura. Segundo Norma Lima, coordenadora da Escola Municipal Monteiro Lobato, de Fortaleza, a velocidade de acesso é muito baixa e as constantes quedas na rede dificultam as atividades. Porém, ela comemora que os avanços sejam maiores que as dificuldades. “O comportamento dos alunos melhorou, as faltas diminuíram e quase não há evasão na nossa escola”. (Edilane Pereira/Especial para O POVO)

As cidadãs - Estudantes e blogueiras

As estudantes Maria Lívia e Waleska Saraiva utilizam seus notebooks desde o começo do ano e dizem que o mais legal em ter o computador todos os dias é a chance de atualizar o site que a turma delas, o 3° ano da escola Monteiro Lobato, criou e mantém. “Nosso site se chama Luz do Saber e é muito atualizado”, orgulha-se Maria Lívia.

Fonte: Jornal o Povo (http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/11/09/noticiasjornalfortaleza,2951205/escolas-debatem-experiencias.shtml)