Equipe UCA-CE realiza Oficinas na Escola UCA de Iguatu

Nos dias 08 e 09 de outubro, os professores da Escola de Ensino Médio Francisco Holanda Montenegro, em Iguatu, participaram de Oficinas sobre Objetos de Aprendizagem (OA) com o recurso da Web 2.0, Tumblr, e uma Oficina sobre o software educativo livre Geogebra. O encontro foi ministrado pelos professores Dennys Leite e Rodrigo Lacerda, formadores da Equipe UCA  Ceará.

No primeiro dia, inicialmente, os formadores conversaram sobre o andamento das atividades do Projeto UCA na escola. Em seguida, apresentaram aos professores da área de Ciências Humanas alguns portais de OA, como o Portal do Professor, o Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE, o TV Escola e o Domínio Público. Após esta exposição foi apresentado o Tumblr e seu uso pedagógico, com o intuito de criar um OA colaborativo entre os alunos e os professores. Outra justificativa para o uso desta ferramenta em sala de aula é a possibilidade que ela oferece de integrar várias mídias, como texto, imagem, áudio e vídeo.

Além disso, foi exposto que este recurso tem uma proposta colaborativa, pois os alunos são capazes de receber feedback não só do professor, mas também de colegas de classe através de comentários. No segundo dia foi trabalhado com os docentes da área de Ciências da Natureza o software Geogebra e suas possibilidades de potencializar o Ensino de Matemática. Durante esse momento, os professores utilizaram o recurso para a construção de gráficos de funções afim e quadrática, além de funções trigonométricas e geometria.

Formação – Iguatu