Professores da Escola Antônio Julião Neto usam blog como ferramenta de interação

Para dinamizar as aulas na Escola Antônio Julião Neto, em Barreira, a professora de português e inglês das turmas do 5º ao 9º ano, Regiane Castro, e o professor de matemática e ciências das turmas do 6º ao 9º ano, Edney Jacó, têm utilizado blogs por meio do laptop educacional do Projeto UCA para desenvolverem atividades inovadoras no intuito de tornar as aulas mais atrativas, facilitando a compreensão do conteúdo em estudo.

Considerado pelos professores como uma ferramenta de interação, os blogs são utilizados com muita frequência em trabalhos de pesquisa, avaliação e interação. Um dos ganhos apontados por estes professores é que com o uso do blog “o aluno tem uma maior interação com os conteúdos abordados nas aulas. Isso tem facilitado de forma significativa o trabalho pedagógico e de aprendizagem.”

Acesse os blogs criados pela professora Regiane e pelo professor Edney.

Fonte: Professora Betânia Rocha.

Alunos da Escola José Martins Rodrigues realizam intercâmbio cultural com estudantes da University of Georgia

Nos dias 5 e 6 de junho, os alunos do 3º ano do turno da manhã da Escola José Martins Rodrigues, em Quixadá, receberam a visita das estudantes norte-americanas, Catie Steet, estudante do mestrado em Língua Espanhola; Alisson Hughes, estudante de graduação em Línguas Românicas e Sarah Deffew, estudante de graduação em jornalismo, vindas do estado da Geórgia, nos Estados Unidos. Esse encontro faz parte do projeto de intercâmbio desenvolvido pelo Instituto UFC Virtual, em parceria com a University of Georgia e a Utah State University.

Essa iniciativa vem sendo desenvolvida desde 2008 por meio do Projeto Preparando Especialistas Multidisciplinares no Design e Uso de objetos de Aprendizagem com saliências culturais, o qual envia estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) para os Estados Unidos e também recebe estudantes das duas universidades americanas mencionadas. Durante o período em que participam do projeto de intercâmbio, esses alunos estudam e desenvolvem projetos envolvendo os temas Educação, Diversidade Cultural e Tecnologias Digitais. Geralmente, os estudantes norte-americanos ficam entre um mês e meio a dois meses em Fortaleza, hospedados em casas de famílias que se disponibilizam para recebê-los.

Durante a passagem por Quixadá, as estudantes foram recebidas, no primeiro dia, com um café da manhã regional contendo pratos típicos da culinária cearense e um cenário decorado com plantas típicas do sertão. Após esse momento, a Escola Jo?e Martins Rodrigues  saudou as visitantes com palavras acolhedoras por meio das palavras do diretor, Salim Hissa Neto, e do Coordenador Pedagógico, Erivaldo Marinho. Também estiveram presentes as multiplicadoras do NTE do CREDE 12, Ionês Brito e Jacinta Ferreira e as assistentes técnicas, Joana D’arc e Aldelina; os representantes da equipe de formação do UCA-CE, Lavina Lúcia, Cícero Bandeira e Silvana Holanda; os professores diretamente envolvidos no projeto de intercâmbio, Suely Teixeira e Valdery Sampaio.

Logo após as palavras de boas vindas, o grupo de dança “O Rastro” apresentou o número artístico intitulado de “Carcará”, nome de uma ave típica da região. Em seguida, o professor de História, Valdery Sampaio apresentou alguns slides contendo informações sobre a História e a Memória da cidade de Quixadá. A manhã foi finalizada com a apresentação do cronograma de visitas planejadas para o dia seguinte.

Aula de campo

Na manhã seguinte, os alunos do 3º ano da manhã acompanharam as estudantes num passeio pela cidade de Quixadá. O intuito era mostrar as belezas naturais do sertão e alguns locais que fazem parte da memória da cidade. A visita iniciou pelo Cedro, depois seguiu para o Centro Cultura Rachel de Queiroz e finalizou no museu municipal.

Após essas vivências, os alunos produzirão materiais registrando suas impressões, de acordo com orientações dos professores. Para isso será utilizado o Ambiente Colaborativo Sócrates onde estudantes e professores registrarão suas trocas e interação.

A segunda visita do projeto de intercâmbio está agendada para os dias 25 e 26 de junho. Na ocasião, serão as estudantes norte-americanas que compartilharão elementos de sua cultura com os alunos de Quixadá.

Clique aqui para ver mais fotos do projeto.

Fonte: Professora Silvana Holanda da Silva.

Projeto envolvendo tecnologias digitais e trocas culturais será realizado em escola UCA de Jijoca

Nos dias 21 e 22 de maio aconteceram duas reuniões na Escola Senador Carlos Jereissati, participante do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) e situada em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará. Os momentos visaram à elaboração de um projeto envolvendo a escola e alunos norte-americanos das Universidades de Utah e da Geórgia participantes de um intercâmbio com a Universidade Federal do Ceará.

No primeiro dia, os formadores da equipe da UFC do UCA-Ceará, Lavina Lima e Dennys Maia, se reuniram com a equipe de gestão da escola e alguns professores para discutir a possibilidade da realização do projeto, bem como, algumas ideias sobre o seu desenvolvimento. No dia seguinte, todos os professores conhecerem as ideias discutidas anteriormente e deram sua opinião sobre a realização do projeto na escola. Todos concordaram que um projeto envolvendo tecnologias e trocas culturais têm muito a agregar aos alunos e que estes vão adorar participar e interagir com pessoas de outros países.

A professora de Inglês e Português, Cristiane Martins, aceitou o desafio e, juntamente com a equipe da UFC, irá desenvolver o projeto nas turmas de 9º ano. O tema é regionalidade e cultura e as atividades, que serão realizadas pelas turmas de 9º ano e também pelos alunos norte-americanos, envolverão apresentações de diferentes formas sobre ambas as culturas. O projeto deverá acontecer de 11 a 15 de junho na referida escola.

Veja a seguir algumas fotos dos encontros:


Jijoca - Projeto de trocas culturais - jun/2012

Projeto de trocas culturais – Jijoca – Jun/2012, um álbum no Flickr.

Fonte: Lavina Lima e Dennys Maia.

Encontro de formação do Projeto UCA no Crato

Nos dias 28, 29 e 30 de maio demos início aos encontros de formação docente para a nova turma de professores da Escola José Valdevino de Brito, localizada no distrito de Ponta da Serra, no município do Crato/CE. A programação dos encontros teve como objetivo oportunizar aos professores e a equipe pedagógica momentos de discussões, reflexões e avaliações voltadas para o curso e inserção pedagógica da tecnologia, levando em consideração a utilização dos recursos digitais educativos, conforme proposta curricular da escola.

Durante os encontros Karla Nascimento, formadora da equipe UCA-CE da Universidade Federal do Ceará, juntamente com Regilânia Gomes, diretora da escola, Delaney Xenofonte, multiplicador NTE; e os coordenadores, Veridiana Bacurau e Cícero Alves, realizaram uma breve apresentação sobre a formação do Projeto UCA, seus objetivos, atividades e projetos. Além disso, os professores conheceram alguns objetos de aprendizagem que pensam utilizar em suas aulas.

As próximas ações do UCA na escola seguirão com a formação da nova turma de professores para que esses possam implementar atividades e projetos com o auxílio do laptop educacional.

Fonte: Professora Karla Nascimento.

Concurso “Procura-se Professor-Autor”

O Projeto Curta na Escola acaba de lançar o “Concurso Procura-se Professor-Autor”, com parceria executiva do Instituto Paramitas, e é muito fácil participar!

Basta escolher um dos curtas do DVD Coleção Curta na Escola – Literatura Brasileira (se sua escola não foi contemplada com o DVD, pode acessar os filmes pelo site), assistir em sala de aula e depois relatar como foi a reação dos alunos, ou como você, professor, trabalhou o tema deste filme junto aos estudantes.

Ao final, serão escolhidos os cinco melhores relatos para cada filme exibido e o Professor-Autor do Melhor Relato de Experiência será premiado com R$ 500. O melhor destes cinco receberá o prêmio máximo de R$ 1.000.

A escola onde o Professor-Autor Vencedor leciona também sairá premiada com um projetor novinho!

Baixe o cartaz do Concurso e divulgue no mural da sua escola!

Leia o regulamento do “Concurso Procura-se Professor-Autor 2012”.

Participe, divulgue, seja um Professor-Autor!

Fonte: Talita Morais – Instituto Paramitas.