Alunos da Escola José Martins Rodrigues realizam intercâmbio cultural com estudantes da University of Georgia

Nos dias 5 e 6 de junho, os alunos do 3º ano do turno da manhã da Escola José Martins Rodrigues, em Quixadá, receberam a visita das estudantes norte-americanas, Catie Steet, estudante do mestrado em Língua Espanhola; Alisson Hughes, estudante de graduação em Línguas Românicas e Sarah Deffew, estudante de graduação em jornalismo, vindas do estado da Geórgia, nos Estados Unidos. Esse encontro faz parte do projeto de intercâmbio desenvolvido pelo Instituto UFC Virtual, em parceria com a University of Georgia e a Utah State University.

Essa iniciativa vem sendo desenvolvida desde 2008 por meio do Projeto Preparando Especialistas Multidisciplinares no Design e Uso de objetos de Aprendizagem com saliências culturais, o qual envia estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) para os Estados Unidos e também recebe estudantes das duas universidades americanas mencionadas. Durante o período em que participam do projeto de intercâmbio, esses alunos estudam e desenvolvem projetos envolvendo os temas Educação, Diversidade Cultural e Tecnologias Digitais. Geralmente, os estudantes norte-americanos ficam entre um mês e meio a dois meses em Fortaleza, hospedados em casas de famílias que se disponibilizam para recebê-los.

Durante a passagem por Quixadá, as estudantes foram recebidas, no primeiro dia, com um café da manhã regional contendo pratos típicos da culinária cearense e um cenário decorado com plantas típicas do sertão. Após esse momento, a Escola Jo?e Martins Rodrigues  saudou as visitantes com palavras acolhedoras por meio das palavras do diretor, Salim Hissa Neto, e do Coordenador Pedagógico, Erivaldo Marinho. Também estiveram presentes as multiplicadoras do NTE do CREDE 12, Ionês Brito e Jacinta Ferreira e as assistentes técnicas, Joana D’arc e Aldelina; os representantes da equipe de formação do UCA-CE, Lavina Lúcia, Cícero Bandeira e Silvana Holanda; os professores diretamente envolvidos no projeto de intercâmbio, Suely Teixeira e Valdery Sampaio.

Logo após as palavras de boas vindas, o grupo de dança “O Rastro” apresentou o número artístico intitulado de “Carcará”, nome de uma ave típica da região. Em seguida, o professor de História, Valdery Sampaio apresentou alguns slides contendo informações sobre a História e a Memória da cidade de Quixadá. A manhã foi finalizada com a apresentação do cronograma de visitas planejadas para o dia seguinte.

Aula de campo

Na manhã seguinte, os alunos do 3º ano da manhã acompanharam as estudantes num passeio pela cidade de Quixadá. O intuito era mostrar as belezas naturais do sertão e alguns locais que fazem parte da memória da cidade. A visita iniciou pelo Cedro, depois seguiu para o Centro Cultura Rachel de Queiroz e finalizou no museu municipal.

Após essas vivências, os alunos produzirão materiais registrando suas impressões, de acordo com orientações dos professores. Para isso será utilizado o Ambiente Colaborativo Sócrates onde estudantes e professores registrarão suas trocas e interação.

A segunda visita do projeto de intercâmbio está agendada para os dias 25 e 26 de junho. Na ocasião, serão as estudantes norte-americanas que compartilharão elementos de sua cultura com os alunos de Quixadá.

Clique aqui para ver mais fotos do projeto.

Fonte: Professora Silvana Holanda da Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>