Acessibilidade é discutida em Escola UCA do Crato

No último dia 28 de agosto, os professores Dennys Leite Maia e João Bosco de Farias visitaram a Escola UCA Joaquim Valdevino de Brito, localizada no distrito de Ponta da Serra, no município do Crato, para conversar com os professores e gestores da escola sobre a acessibilidade do laptop educacional para alunos portadores de deficiência visual. O encontro foi motivado pelo fato da escola possuir, em seu corpo discente, um aluno com baixa visão.

Os gestores da escola manifestaram para a Equipe UCA Ceará, representada pelo formador Dennys Maia, a dificuldade do uso do laptop tanto pelo aluno quanto pelo professor que o acompanha. Dessa forma, surgiu o convite para que o professor Bosco, deficiente visual e usuário de tecnologias assistivas, visitasse a escola para sugerir soluções e propor uma formação ao professor que acompanha o aluno.

Pela manhã, o professor Bosco se reuniu com a diretora da escola, professora Regilânia Gomes, e o multiplicador da CREDE, Delaney Xenofonte, para conhecer mais informações sobre o aluno com baixa visão e sua relação com o laptop educacional. Em seguida, apresentou o sistema operacional Linux Acessível, uma versão da distribuição Linux Ubuntu, totalmente acessível aos portadores de deficiência visual por possibilitar um amplo uso de computadores.

À tarde, o professor Bosco apresentou o sistema ao professor Tadeu, que acompanha exclusivamente o estudante. Tadeu ficou bastante entusiasmado com o recurso e as possibilidades que o Linux Acessível pode proporcionar ao aluno e de imediato pediu para que o sistema fosse instalado em seus laptops. Disse ainda que a alternativa deve contribuir bastante para a real inclusão do aluno em sala de aula, seja pelo aspecto do próprio uso das atividades do laptop, como para a realização de outras atividades escolares.

Fonte: Professor Dennys Maia.