Primeiras Mesas Redondas do III Seminário UCA

Ainda na manhã da segunda-feira, duas mesas redondas: a primeira, intitulada  ”Políticas Públicas para o uso de tecnologias Móveis na escola” foi liderada pelo Prof. Marcos Dionísio (Acessor de Tecnologias Educacionais da SME Fortaleza), Professora Mônica Garbelli Franco (representante do MEC) e Professor José Aires de Castro Filho. Na referida mesa, os professores colocaram algumas ideias sobre o panorama da Informática Educativa nos âmbitos federais e municipais, chamando a atenção para o novo modelo/paradigma que surge a partir da mobilidade possibilitada pelo uso dos laptops ao invés do LIE tradicional.

A segunda mesa redonda, cujo tema foi “Tecnologias no Ensino de Língua Portuguesa”, contou com a participação da Profª Jaiane Ramos (Mestre pela UFC e representante do Núcleo de TEcnologia do Município de Maracanaú – NUTEM), da Profª Auricélia Silva (Doutoranda pela UFC) e da Profª Andrea Pinheiro (Doutoranda pela UFC e professora do curso de Sistemas e Mídias Digitais – UFC). As professoras apresentaram experiências desenvolvidas em escolas UCA entre os anos de 2010 e 2013 e mostraram que a integração das tecnologias existentes na escola e a realização de atividades diversas tendem a produzir aprendizagens mais significativas, com ou sem a internet.

Profª Andrea Pinheiro durante sua apresentação na mesa redonda.

Professoras Auricélia Silva e Jaiane Ramos na mesa redonda.