Formação de Novos Tutores e Formadores do ProUCA é iniciada em Fortaleza

Como todos sabemos, o Programa UCA não apenas promove a inclusão digital da comunidade escolar através da compra e disponibilização de computadores. Ele também se preocupa com a formação dos professores para a inserção dos laptops educacionais na rotina escolar e na sala de aula, de forma a que essa ferramenta venha também a auxiliar o trabalho do professor e facilitar a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, em parceria com a Universidade FEderal do Ceará, o ProUCA promove a formação e o acompanhamento dos professores das escolas contempladas objetivando a efetiva melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.

Em 2014, a abrangência do programa no estado foi ampliada significativamente. Até 2013 apenas 9 escolas de 8 municípios eram contempladas. Esse ano, esse número sobe para 49 escolas, porém em quatro municípios cearenses. Com exceção de Sobral, onde a equipe foi formada por professores da própria rede, foram necessários tutores e formadores para o acompanhamento dessas escolas de maneira satisfatório. Dessa forma, a equipe UCA-Ce (composta desde 2010 e contando, no início de 2014, com 9 membros), realizou seleção para a contratação imediata de formadores e tutores.

O professor José Aires - diretor do ProUCA-Ce e coordenador pedagógico do Instituto UFC Virtual - deu as boas vindas aos novos tutores e formadores do programa e guiou o encontro juntamente com as formadoras Betania e Auricelia, membros da equipe UCA-Ce.

O professor José Aires – diretor do ProUCA-Ce e coordenador pedagógico do Instituto UFC Virtual – deu as boas vindas aos novos tutores e formadores do programa e guiou o encontro juntamente com as formadoras Betania e Auricelia, membros da equipe UCA-Ce.

O prof. Marcos Dionísio também deu as boas vindas aos novos tutores e formadores do Programa.

No último dia 17 de maio, esses tutores e formadores selecionados foram convocados para uma reunião no prédio do Instituto UFC Virtual. Na ocasião, todos puderam conhecer um pouco mais sobre as ações realizadas pela equipe no projeto UCA  entre 2010 e 2013, os resultados e desafios desse trabalho, o papel do Tutor e do Formador no programa UCA e o modelo de trabalho do mesmo.

Novos Tutores e Formadores do ProUCA - Ce concentrados durante as apresentações sobre os seus papeis no programa.

Novos Tutores e Formadores do ProUCA – Ce concentrados durante as apresentações sobre os seus papeis no programa.

A equipe do ProUCA Sobral também esteve presente no encontro, contribuindo ainda mais para a integração dos participantes.

Os novos tutores e formadores também participaram de uma dinâmica na qual sonhos e expectativas foram abordados, resultando em um momento divertido e emocionante, no qual todos puderam se conhecer um pouco melhor. Estiveram presentes, além dos tutores e formadores selecionados, o Prof. Ms. Marcos Dionísio (Assessor de Tecnologia Educacional/SME) e equipe  ProUCA Sobral, contribuindo ainda mais para a integração dos participantes e sucesso do encontro.

Novos tutores e formadores participando do momento da dinâmica. Abraço coletivvo!

Novos tutores e formadores participando do momento da dinâmica. Abraço coletivo!

Momento final da dinâmica.

A equipe UCA-Ce dá as boas vindas aos novos Tutores e Formadores do Programa UCA Ceará!