Palestra da Profª Beth Almeida é realizada no Centro de Tecnologia

No último dia 06 de junho, o Instituto UFC Virtual recebeu a ilustre visita da profª. Elizabeth Almeida, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que esteve presente a uma banca de doutorado e realizou palestra no auditório do Centro de Tecnologia da universidade.

A Palestra, intitulada “O currículo da escola no século XXI: tecnologia, mudança, desafio, inovação”, apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida em algumas escolas contempladas pelo Projeto UCA nos estados de Goiás (duas escolas pesquisadas), Tocantins (duas escolas pesquisadas) e São Paulo (três escolas pesquisadas), e acompanhadas pela PUC-SP (encontre outras informações no endereço: http://www4.pucsp.br/uca/).

Durante a sua fala, Beth Almeida ressaltou a diferença entre o currículo formal e o currículo real, este como aquele que acontece no ato educativo, construído a partir das relações entre as pessoas e os materiais dentro do ambiente escolar. A partir dessa percepção de currículo, a professora e sua equipe realizaram uma pesquisa com o objetivo de analisar o currículo nas escolas acompanhadas e o impacto das ações do Projeto UCA nesse curriculo. A pesquisa foi realizada entre setembro de 2011 e setembro de 2013.

As escolas pesquisadas apresentavam diferenças estruturais e contextuais, estando localizadas não apenas em cidades e estados diferentes, mas também em contextos socioculturais diversos. Apesar da heterogeneidade de realidades, a pesquisa teve como foco as experiências e mudanças desenvolvidas nos ambientes escolares, as quais tiveram algum impacto sobre os seus respectivos currículo e organização escolares. Dessa forma, é importante ressaltar que foram consideradas tanto as experiências de formação de professores quanto as realizadas em sala de aula, na prática pedagógica com os alunos. Além disso, a gestão e a comunidade escolar e sua relação com o projeto também foram consideradas para a análise da pesquisa.

Alguns resultados foram apresentados, dos quais listamos os seguintes:

• Mudanças ocorridas:
    • Reorganização do tempo e do espaço escolares. “Mudou o tempo e o espaço, mudou o currículo!”;
    • Reorganização da prática pedagógica: temos como exemplo que o professor saiu “da frente” da sala de aula e passou a ficar “entre os alunos”, acompanhando as atividades em constante movimentação dentro da sala de aula. Também os alunos passaram a se movimentar mais em sala para o desenvolvimento das atividades;
    • O apoio da gestão a essas mudanças.
    • Apropriação de palavras do vocabulário da cultura digital por professores e alunos, atribuindo significados a eles.
    • Os alunos-monitores e as mudanças de comportamento de alguns alunos a partir das suas ações como tais.
    • A expressão por meio de múltiplas mídias.
    • Enfrentamento do erro: reflexão e reformulação de estratégias.
    • Desenvolvimento de motivação e autoestima por parte de professores e alunos.
  • Desafios enfrentados:
    • Parceria escola-família-comunidade escolar: foi apresentado um exemplo interessante em que uma escola desenvolveu oficinas onde os alunos realizavam atividades com os pais acerca de apropriação tecnológica e estratégias de segurança na internet (a professora Beth Almeida sugeriu a utilização da cartilha elaborada pelo Comitê Gestor de Informática).
    • O professor-pesquisador: os professores eram incentivados a escrever, a cada semestre, um projeto para avaliação e seleção de bolsa e, se fossem aceitos, apresentarem relatórios e resultados ao final do semestre. A experiência se mostrou bastante construtiva, à medida que desenvolveu outras habilidades nesses profissionais.
    • Os alunos, em sua maioria, superaram a visão acerca da tecnologia como meio apenas de entretenimento, integrando suas ferramentas também em atividades escolares e educativas no seu dia a dia.
    • Integração das tecnologias ao currículo da escola: não apenas as experiências realizadas mas também a formação incentivaram professores e gestores a refletir sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e reorganizá-lo, objetivando uma maior inserção das tecnologias como estratégias de trabalho (ensino-aprendizagem) na rotina escolar.

Em um momento de sua fala, a professora foi informada sobre o comentário do prof. Bento Duarte da Silva (da Universidade do Minho, em Portugal), que assistia a palestra online e dava suas contribuições, ao que respondeu prontamente, agradecendo a contribuição do colega e respondendo o seu comentário, sobre a realidade em que as ações de projetos como o UCA são desenvolvidas e os desafios enfrentados.

Ao final de sua apresentação, a profª Beth Almeida também apresentou diversas experiências vivenciadas nas escolas pesquisadas e respondeu às perguntas dos presentes. Abaixo, o vídeo da palestra.

O Instituto UFC Virtual e a Universidade Federal do Ceará agradecem a presença e contribuição da profª. Beth Almeida e esperam que novas atividades entre as duas univeridades (UFC e PUC) sejam desenvolvidas em breve.