Laptops Educacionais do projeto piloto são doados a escolas em Maracanaú

Na quinta-feira, dia 14 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Maracanaú (município próximo a Fortaleza) recebeu 470 laptops educacionais do modelo XO em forma de doação, enviados pela Escola Estadual Carneiro de Mendonça. As máquinas advinham do projeto piloto Um computador por Aluno (Projeto UCA) e chegaram à SME através da CREDE I, à qual a escolas estadual pertence. O contato entre a escola, a CREDE I e a SME de Maracanaú  foi possível graças a Jaiane Ramos, funcionária do Núcleo de Informática Educativa (NUTEM) do Município e colaboradora do PROUCA há bastante tempo.

dscn5408

Os laptops modelo XO.

dscn5410

Computadores recebidos pela SME pela CREDE I e a Escola Estadual Carneiro de Mendonça.

De acordo com o Professor José Aires de Castro Filho (coordenador pedagógico do Instituto UFC Virtual e coordenador do PROUCA Ceará), as máquinas, que foram por muito tempo usadas na escolas estadual, se adequam mais aos alunos do Ensino Fundamental I (alunos de 1º ao 5º anos), pois têm algumas limitações, as quais podem limitar o trabalho com alunos mais velhos (Ensino FUndamental II e Médio).

dscn5400

O Secretário de Educação de Maracanaú, Marcelo Farias.

dscn5416

Pequena cerimônia de entrega dos laptops à SME.

O objetivo da SME é selecionar algumas escolas de Ensino Fundamental I para receberem os laptops no formato “Laboratório Móvel”, ou seja, cada escola receberá 30 computadores que poderão ser utilizados nas próprias salas de aula. Além disso, após a seleção e distribuição dos laptops educacionais, os professores e gestão das escolas selecionadas passarão por formação para a utilização dessas ferramentas de forma a contribuir realmente para a aprendizagem dos alunos.