Iniciadas as filmagens do Documentário do Projeto UCA Ceará

2013-05-27 09.59.53

Após a fase de roteirização e pré-produção, foram iniciadas nos dias 27 e 28 de maio as filmagens do vídeo documentário sobre o Projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Ceará. A primeira locação visitada pela equipe de filmagem foi a Escola Senador Carlos Jeireissati, localizada em Jijoca de Jericoacoara. Estiveram presentes o formador da Equipe UCA-CE Dennys Leite Maia, o professor Ismael Furtado (UFC Virtual), diretor do documentário, e Otácilio Vieira e Guilherme Braga, alunos do curso de Sistemas e Mídias da UFC Virtual.

2013-05-27 09.45.56

Durante a manhã do dia primeiro dia de gravação, a equipe fez algumas imagens da cidade de Jijoca, destacando alguns pontos turísticos. Na escola, foram feitas gravações em sala de aula, com os alunos utilizando os laptops. Em seguida, foi feita uma tomada na lagoa do Paraíso, situada no município de Jijoca, em que os alunos simularam uma experiência – já vivenciada naquele mesmo local – de aula de campo sobre assoreamento e erosão da terra nas margens da lagoa. Também foram registradas imagens em que os professores Marcilon e Moisés conversam com os alunos sobre o tema e atividade desenvolvida.

2013-05-27 08.42.09

O período da tarde foi reservado para gravar os depoimentos de alguns atores da escola. As entrevistas foram realizadas pelo formador Dennys, dirigidas pelo professor Ismael Furtado e captadas pelos estudantes Otacílio e Guilherme. Vale registrar a contribuição da gestão da escola que deu total apoio para a realização do documentário.

foto 2

A primeira entrevista foi com Isabela, aluna-monitora do Projeto UCA na escola. A estudante destacou o diferencial que o laptop trouxe para a escola, em relação às outras, em especial no IDEB. Em seguida, foi registrado o depoimento do professor Cezar, que desenvolveu um sistema operacional (S.O.) para a escola, a partir da distribuição GNU/Linux Ubuntu. Em sua depoimento o professor destacou a produção colaborativa do UCAbuntu, nome do S.O., com seus colegas, que o tornou mais adequado ao interesses da escola e com melhor desempenho, em relação ao sistema padrão do laptop.

foto 1

Na manhã do segundo dia de gravação foram realizadas mais algumas tomadas da escola e de pontos da cidade de Jijoca. Estas imagens servirão de suporte para as falas dos depoentes. O último depoimento gravado foi o do ex-diretor da escola, Jean Morais. Em sua fala, o professor destacou os projetos desenvolvidos pela escola, com auxílio do UCA. Ao final da tarde, a equipe partiu para visitar a Escola São José, em Sobral, próximo destino das gravações do documentário.

2013-05-27 09.59.36

DOC UCA-CE - O documentário é uma iniciativa da Equipe UCA Ceará e visa relatar a transformação de vida trazida pelo projeto nos nove municípios cearenses contemplados por meio de depoimentos de professores, alunos, pais, formadores e multiplicadores sobre a contribuição do projeto no ensino e aprendizagem por meio da realização de atividades dentro e fora da escola. Dirigido por Ismael Furtado, roteirizado por Renata Jaguaribe, produzido por Karla Nascimento, com filmagens de  Otacílio Vieira e Guilherme Braga, o documentário conta com a colaboração de todos os integrantes da equipe de formação do Projeto UCA, coordenada pelo professor José Aires de Castro Filho.