Oficinas no II Seminário UCA

Durante II SEMIUCA/2013 organizado pelo grupo de formadores do Projeto UCA-UFC no Ceará foram ministradas oficinas que viabilizaram ao público experiência e socialização de conhecimentos sobre temas propostos pelo evento.

Uma das oficinas foi ministrada por Diego Castro, responsável UCA pela Escola Antônio Julião Neto com o título “Utilização de ferramentas da Web 2.0 (Blog e Drive) para gestão de atividades com o Laptop Educacional UCA na escola”.

1. Oficina Diego

Segundo o oficinista “foi uma experiência que me fez pensar em como seria elaborar um conteúdo para um público específico e que estava a minha espera… já que estavam inseridos e familiarizados com as ferramentas que seriam vistas do decorrer do trabalho”.

A oficina ocorreu em clima de descontração e criatividade favorecidas pelo oficinista que se mostrou hábil no desenvolvimento e na articulação das dúvidas advindas dos que se inscreveram, isto é, cerca de 20 pessoas participaram do trabalho. A ideia segundo Diego Castro foi que “os participantes pudessem acessar o blog da escola para observar como a ferramenta estava sendo utilizada. As visualizações de algumas coisas eram feitas por meio de links, então procurei focar a oficina na incorporação de conteúdos web no próprio blog com a proposta de visualizar planilhas de maneira fácil e objetiva, considerando que o núcleo gestor executa a administração dos conteúdos colocados na web e as pessoas apenas utilizam esses conteúdos”.

Durante o decorrer da oficina e apesar dos imprevistos houve interação dos participantes e socialização de dúvidas sobre o uso viável destas ferramentas no âmbito da escola. Consideramos que o trabalho desenvolvido foi positivo e mostrou que é possível viabilizar ações diferenciadas na escola em prol da otimização do tempo e capitalização dos recursos tecnológicos em favorecimento a comunidade escolar.

A segunda Oficina sobre Roteiro para produção de vídeo foi ministrado pela Profª Fran Galdino da escola Joaquim Valdevino de Brito, abrilhantou o II Seminário UCA com sua oficina Roteiro para produção de vídeo, uma ferramenta didático-pedagógica em sala de aula. O objetivo foi estimular a produção de vídeo no contexto educacional a partir do reconhecimento dos elementos que o constitui. Os participantes puderam conhecer os elementos que constituem a etapa da pré-produção de um vídeo; identificar as principais características de um roteiro; produzir roteiro de vídeo com base em temáticas da área de atuação de cada integrante da oficina.

1. Oficina Fran

Na ocasião a professora exibiu o curta “Um Brasil, muitas Áfricas” que está entre os dez finalistas do concurso Curta Histórias. Este concurso é fomentado pela Secadi que incentiva o surgimento de talentos, incentiva o surgimento de talentos e estimula as atividades pedagógicas audiovisuais culturais e educativos nas escolas públicas.
Cliquem, leiam e votem no curta ”Um Brasil, muitas Áfricas”  http://curtahistorias.org/finalistas/
Fonte: Equipe UCA