“A aula convencional não convence mais”, afirma professor após aula com uquinha

“A aula convencional não convence mais”, afirma o professor de matemática e física, Cícero Viana, da Escola Estado do Paraná, em Fortaleza, após uma aula experimental em que apresentou o uquinha ao 6º Ano C e na qual se surpreendeu com o comportamento dos alunos diante da máquina. Apoiado pela professora multiplicadora Kalina Santos do NTE e a professora do LEI Raquel Gondim, o professor realizou essa que foi a primeira experiência na escola mencionada. A seguir, leia a entrevista que o Blog UCA/CE fez com o professor Cícero em que ele comenta como foi usar o uquinha em sala de aula.

BLOG UCA/CE – Sabemos que a Escola Estado do Paraná está passando por alguns problemas na rede elétrica e na conexão da Internet, mas o que levou o senhor a investir nessa iniciativa?

PROFESSOR CÍCERO – Bem, na verdade estou bastante ansioso com o Projeto UCA na escola e, principalmente nas minhas aulas. Sei que a tecnologia oferece recursos bastante interessantes para trabalhar diferentes conteúdos nas nossas aulas e a falta de Internet realmente é um agravante, pois, a maioria desses recursos é on-line. No entanto, tenho consciência de que preciso mudar a maneira de ministrar minhas aulas seja usando recursos on-line ou off-line, pois a aula convencional não convence mais. Assim, pedi ajuda a coordenadora Idismar para carregar os uquinhas e planejei uma atividade sobre números decimais, utilizando o KWord.
BLOG – Qual foi a reação dos alunos? Eles já sabiam?

P.C. – Na aula anterior comentei com os alunos que utilizaria o uquinha na próxima aula. Estavam presentes pouco menos da metade da turma, mas a notícia se espalhou de tal forma que no dia “D” todos estavam lá: ansiosos, empolgados, atentos. Achei incrível! Fazia tempo que não via meus alunos desse jeito! Foi surpreendente ver os jovens atentos a minha explicação sobre os cuidados e operacionalização das ferramentas do laptop.

BLOG – Quais foram as atividades realizadas durante a aula?

P. C. – Os alunos capturaram imagens que foram salvas em pastas criadas por eles, escolheram uma foto para colocar na área de trabalho, enfim, fizeram várias ações de apropriação da máquina, sempre tirando dúvidas sobre o que não conseguiam realizar. Foram tantas questões que quando dei por mim, precisávamos encerrar a aula, desligar os uquinhas e organizá-los na caixa. Como esse foi o primeiro contato da turma com o uquinha penso que a próxima aula será mais direcionada para o conteúdo. A ideia é trabalhar com os recursos instalados na própria máquina.
BLOG – Eles tiveram dificuldades para manusear as ferramentas do uquinha?

P. C. – Que nada! Parecia que os alunos e os uquinhas eram grandes amigos, só não se viam há algum tempo. Eles ficaram tão empolgados com os recursos da máquina que quando um não sabia usar o outro ensinava e, assim, eles iam descobrindo mais e mais ferramentas. Uma das coisas que eles perguntavam bastante era sobre o acesso a internet. Expliquei que estamos trabalhando para solucionar o problema da conexão na escola e logo iremos utilizá-la. Mostrei para eles como identificar a rede wirelless e identificamos algumas redes particulares ao redor da escola.

BLOG – Como pretende usar o uquinha para dinamizar o conteúdo explorado em suas aulas de matemática?

P. C. – Com base na formação que tivemos e usando alguns recursos sugeridos e apresentados pela equipe do Projeto UCA-CE e Instituto UFC Virtual penso que minhas aulas serão mais dinâmicas. Atualmente estou apostando num objeto de aprendizagem que trabalhe com gráficos de barras e pizza que pode ser instalado no uquinha devido a sua capacidade mínima de armazenamento.

Para saber mais sobre aula, acesse o Blog UCA da Escola Estado do Paraná.

Comentário Blog UCA/CE: Professor Cícero já está planejando uma nova aula usando um objeto de aprendizagem que gera gráficos no uquinha na qual pretende abordar gráficos, porcentagens, números decimais e frações.

Fonte: Professores Cícero Viana, Kalina Santos, Raquel Gondim, Karla Silva e Renata Jaguaribe.


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