Equipe UCA Ceará realiza encontro de formação na Escola Joaquim Valdevino de Brito

foto5

A Escola Joaquim Valdevino de Brito,  localizada no distrito de Ponta da Serra, no Crato, recebeu no último dia 08 de maio o coordenador do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Ceará, professor José Aires de Castro Filho, e a formadora Karla Nascimento para a realização do primeiro encontro de formação do curso Formação Brasil para os professores novatos.

A formação teve início com a discussão sobre o Projeto UCA e algumas experiências desenvolvidas nas nove escolas contempladas. Dando continuidade, os aspectos técnico-pedagógicos dos recursos instalados no laptop educacional foram apresentados e estudados. Durante esse momento, os professores conheceram, testaram e formataram textos, tabelas, imagens, planilhas e gráficos no LibreOffice.

Durante o encontro, os professores confirmaram cadastro no ambiente Sócrates, Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido pela UFC. As ferramentas do ambiente foram detalhadamente exploradas, assim como foi apresentado o planejamento com as devidas datas e prazos de realização das atividades à distância que serão desenvolvidas pelos professores e orientadas pela Equipe UCA-CE durante todo o curso.

Além do encontro, houve a apresentação de uma das atividades do Projeto “O lugar onde vivo”, que homenageou Edval Cirilo, escritor e contador de causos do distrito da Ponta da Serra. Seus contos foram lidos e estudados pelos alunos da escola com a orientação das professoras Fran Galdino, Magnólia Alves e Cirleide Silva.

foto2foto3

Projeto1

projeto3

Para conhecer mais sobre Edval Cirilo acesse seu blog http://edvalcirilo.blogspot.com.br/2011/09/saudosa-ponta-da-serra.html.

Fonte: Professora Karla Nascimento.