Uso de blogs educativos na Escola Francisco Holanda Montenegro

Os professores da Escola Francisco Holanda Montenegro, em Iguatu, iniciaram o ano letivo de 2011 com uma novidade em suas aulas: o uso de blog por meio dos laptops do Programa UCA. Os docentes criaram blogs de suas respectivas disciplinas e estão utilizando-os como apoio didático e metodológico durante as aulas.
A ideia surgiu durante o estudo do módulo sobre Web 2.0 e foi concretizada no encontro pedagógico realizado nos últimos dias 08 e 09 de fevereiro. Na ocasião, discutiu-se qual a melhor estratégia para explorar os laptops em sala de aula, de modo que eles fossem incorporados a prática de ensino e da aprendizagem. Foi então que, o professor de matemática e física, Vildemar Lavor, sugeriu que cada docente criasse um blog contendo conteúdos de suas aulas. Lavor já tinha criado o seu próprio blog e expôs para os colegas as vantagens de usar esse recurso durante as aulas. Todos aceitaram e aderiram à proposta, iniciando o processo de construção dos blogs de acordo com suas áreas de ensino. Desde então, os professores passaram a postar os planejamentos nos blogs criados, com a intenção que os alunos acessem e acompanhem o desenvolvimento das aulas, podendo ainda participar postando comentários e sugerindo links de páginas relacionadas às temáticas abordadas.
A utilização dos blogs tem mudado o cotidiano das aulas, trazendo mais dinamismo e contribuído para o aprendizado colaborativo dos alunos. Segundo os professores, essa ação tem possibilitado maior interação entre alunos e professores em função dos conteúdos trabalhos. Com essa ferramenta, os alunos podem discutir ideias e manifestar opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico da sala de aula, ampliando os momentos de interação com a matéria estudada.

Novas discussões e ideias sobre o uso do blog acontecem semanalmente, quando os docentes se reúnem para planejar, contando sempre com o apoio das professoras do laboratório, Mauricélia Alves e Francisca Teixeira, do professor Vildemar, criador da idéia, e ainda do multiplicador do NTE, professor Léo.

Acesse os blogs criados pelos professores:

franciscateixeira.zip.net – Português – Professora Francisca
falandooutraslinguasfhm.zip.net – Espanhol – Professora Francisca
ma-lavor.zip.net – Matemática – Professora Mauricélia
blogdebiologiafhm.zip.net – Biologia – Professora Ivoneide
blogdequimicafhm.zip.net – Química – Professora Ivoneide
blogdahistoriafhm.zip.net –História – Professora Iasmim
blogdageografiafhm.zip.net – eografia – Professora Iasmim
blogdafisicafhm.zip.net –Física – Professor Vildemar
blogdamatematicafhm.zip.net – Matemática – Professor Vildemar
k-barbosa.zip.net – Filosofia – Professora – Maria Bonfim
keuly.zip.net – Sociologia – Professor – Maria Bonfim
Saiba mais sobre essa iniciativa acessando o blog da escola.
Fonte: Silvana Holanda e Márcia Morais.

2 ideias sobre “Uso de blogs educativos na Escola Francisco Holanda Montenegro