Equipe UCA Ceará realiza Encontro de Formação na escola Senador Carlos Jereissati

prof aires

No último dia 24 de abril, o professor José Aires de Castro Filho, coordenador do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Ceará, e o formador Dennys Leite Maia estiveram na escola Senador Carlos Jereissati, em Jijoca de Jericoacora, para a realização de um novo encontro de formação. Na ocasião foi iniciado o Módulo 1 da Formação Brasil para os professores novatos.

Pela manhã, a formação teve início com uma discussão sobre tecnologias digitais na educação que foi fomentada pela apresentação do vídeo “A Visão do K-12 Estudantes de Hoje”. A formação foi seguida por uma exposição sobre a origem do Projeto UCA e  alguns projetos desenvolvidos pela Equipe UCA-CE nas escolas participantes.

Na ocasião, iniciou-se a apresentação sobre a operacionalização do laptop, já que a escola de Jijoca possui um sistema operacional customizado – UCAbuntu -, produzido pelo professor Cezar Carlos, responsável pelo UCA na Instituição. Neste momento, cada seção do menu foi acessada, bem como, cada software presente no sistema. O aspecto técnico e o potencial pedagógico dos recursos também foram explorados. Destaque para a apresentação de funções dos programas que compõem a suíte de escritório. As ferramentas foram apresentadas conforme demanda dos professores.

No período da tarde, a formação prosseguiu com a apresentação dos softwares. O encontro foi finalizado com o cadastro dos professores no ambiente Sócrates e a apresentação de suas ferramentas. Como atividade a distância foi solicitada aos professores a elaboração de um plano de aula com uso de algum recurso do laptop explorado no encontro presencial.

Fonte: Professor Dennys Leite Maia.