Equipe UCA Ceará entrega certificados para professores da Escola UCA de Quixadá

certificados

No último dia 13 de abril, os professores da EEFM José Martins Rodrigues, localizada no município de Quixadá, no Ceará, receberam a certificação referente à Formação Brasil – Um Computador por Aluno (UCA) que foi entregue pelos professores formadores da Equipe UCA Ceará, Mixilene Sales, Silvana Holanda e Cícero Bandeira. O curso tem carga horária de 180h e contemplou 17 professores que concluíram os cinco módulos da formação: Módulo 1 – Apropriação Tecnológica, Módulo 2 – Web 2.0, Módulo 3a – Formação Professores, Módulo 3b – Formação de Gestores, Módulo 4 – Elaboração de Projetos e Módulo 5 – Sistematização da Formação na Escola.

O curso foi acompanhado pela Equipe UCA Ceará com apoio das Multiplicadoras do NTE do CREDE 12. Os docentes que concluíram o curso foram: Maria Ionês Alves Do Nascimento (Formadora Local – Multiplicadora); Antônia Ivana Marques Costa, Elionete Rodrigues Barbosa, Francisca Kerly Alves De Oliveira Sousa, Francisco Glauberto Da Silva Abreu, Lucivanda Da Costa Lima, Maria Das Graças Furtado Fraga, Maria Suely Teixeira Leôncio, Priscila Maia Duarte, Francisca Reginária Gomes Lima, Valdiana Pinheiro Pereira Mendes, Valdery Sampaio Da Silva, Juliana André Lima, Maria Elenilce Félix Da Silva, Henrique Jorge Teles De Paiva, Antonia Cristina Marques De Sousa, Maria Jacinta Ferreira e Marcílio Alves Dias.

DSC06883

Após a entrega dos certificados os formadores da Equipe UCA Ceará deram início a Formação Brasil – UCA 2013, prevista para os novos professores da  EEFM José Martins Rodrigues. Essa formação visa preparar os novos profissionais para o uso dos laptops educacionais em suas aulas. Foram cadastrados 12 professores e 1 gestor no Ambiente Virtual de Aprendizagem Sócrates. De modo geral, os novos docentes não tiveram dificuldades em utilizar o ambiente e, na ocasião já realizaram a primeira atividade (apresentação no fórum) proposta no módulo 1, o qual trata da apropriação tecnológica.

Vejamos alguns depoimentos dos professores:

(…) espero que esse curso me ajude a preparar aulas mais atrativas e que assim eu possa contribuir mais ainda para a formação dos meus alunos. Espero contar com a ajuda de todos sempre que for necessário e, também, estou a disposição para ajudar em que for possível. Obrigado pela oportunidade e conto com todos vocês. (professor Rocivaldo Martins, Matemática)

(..) a minha experiência com a tecnologia sempre acesso site de objetos de aprendizagem e aulas em slides. As minhas expectativas em relação a formação espero que a mesma possa melhorar e ampliar o meu conhecimento quanto a tecnologia, como também ao uso de novas metodologias. (professora Lídia, Química).

Confesso que não tenho muita experiência com uso de tecnologia em sala de aula. Há alguns dias me apresentaram o UCA o qual já chamo carinhosamente de Uquinha. Nossa amizade ainda é nova, mas tenho certeza que nos daremos muito bem. (professora Hamanda – Língua Portuguesa)

Os professores deverão concluir as atividades previstas a distância e o próximo encontro presencial está previsto para o início do mês de maio.

Fonte: Profª  Mixilene Sales e Profª Silvana Holanda.