Equipe UCA Ceará realiza formação em escola UCA de Sobral

DSC06826

As formadoras Jaiane Ramos, Lavina Lima e Mixilene Sales da Equipe de Formação do Projeto UCA – Ceará realizaram no último dia 06 de abril mais um momento de formação na escola São José, em Sobral.

DSC06824

Durante o turno da manhã, os professores novatos e veteranos participaram da oficina de Google docs. Durante a oficina, os professores conheceram e utilizaram as ferramentas online do Google. Inicialmente foi realizada a sondagem dos professores que possuíam conta no Gmail. Aqueles que não possuíam criaram suas contas com ajuda das formadoras. Somente duas professoras tiveram que realizar essa atividade.

DSC06822

Em seguida, os professores assistiram a um vídeo motivacional e foram indagados sobre o poder da colaboração, em como ela é necessária no trabalho escolar e também pode ser encontrada no Google Docs, através da criação coletiva e compartilhamento de arquivos. Posteriormente, os professores conheceram as formas de criar pastas, documentos, apresentações e formulários, e em seguida realizaram exercícios práticos. No final do dia aconteceu a entrega dos certificados da Formação Brasil para os professores veteranos presentes.

DSC06821

Durante o turno da tarde os professores veteranos continuaram a formação Brasil, agora no módulo 3A destinado a formação dos professores que tem como objetivos: exploração e análise de diferentes experiências pedagógicas, que se valem das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para trabalhar de forma inovadora; proposição e planejamento de uma ação pedagógica com os alunos na escola, usando os recursos do laptop e da web 2.0; implementação e acompanhamento das ações planejadas para desafiar, orientar e reajustar os processos desenvolvidos com e pelos alunos; identificação de aspectos facilitadores e restritos dos processos desenvolvidos; socialização dos resultados das práticas desenvolvidas, buscando soluções compartilhadas para as dificuldades encontradas.

DSC06820

Ao final do dia as três formadoras acompanharam as equipes separadas por área de ensino na realização das atividades propostas e marcaram uma data no mês de abril para acompanhar e ajudar os professores no dia do seu planejamento por área. As formadoras agendaram, ainda para esse mês, encontros de planejamento por área.

DSC06825

Durante a formação a Equipe UCA recebeu o convite para participar da festa de aniversário da escola que este ano vai completar 65 anos.