Formação UCA na Escola Joaquim Valdevino de Brito

A Equipe UCA-Ceará, representada pela professora-colaboradora, Karla Nascimento, ministrou um novo momento de formação para os docentes da Escola Joaquim Valdevino de Brito no último dia 4 de agosto. A formação teve como temática a criação e produção de mapas colaborativos através da exploração do Google Maps de forma interdisciplinar. Os professores conheceram as ferramentas do aplicativo e criaram colaborativamente um mapa sobre duas cidades próximas à escola: Juazeiro do Norte e Crato. Os participantes pesquisaram elementos históricos, sociais e políticos das cidades. Mapearam os pontos estratégicos através de fotos, vídeos e textos. Organizaram as informações por meio de formulários eletrônicos e disponibilizaram links para consultas mais aprofundadas. Os professores participantes gostaram muito do aplicativo e informaram que o Google Maps possibilita um ambiente dinâmico de aprendizagem de fácil acesso, além de possibilitar a inserção de vários outros recursos, tais como: áudio, vídeos, imagens e textos.

A implantação do Projeto UCA na escola pressupõe a formação de recursos humanos que será desenvolvida no decorrer de todo o programa sob a tutoria da UFC. A formação tem por objetivo promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação e dinamizar essa inovação na escola por meio de práticas educacionais que possibilitem novas e ricas metodologias de ensino aos professores e gestores escolares.

Fonte: Blog da Escola Joaquim Valdevino de Brito.