Equipe UCA da UFRGS elabora aulas adaptadas para o laptop educacional

A Equipe UCA do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação – CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está desenvolvendo aulas adaptadas para o laptop educacional – UCA. As aulas elaboradas pela equipe estão disponíveis no Portal do Professor. Para acessá-las entre no Portal do professor, clique no “Espaço de Aula”. Em seguida, selecione “Sugestões de Aulas”. Neste espaço, digitando a palavra UCA na caixa de busca, aparecerão vários modelos de aulas.
Além das aulas, encontra-se também disponível no Portal do Professor um Fórum UCA para que professores possam ter um veículo de comunicação e interação constante com integrantes desta grande família UCA. Neste fórum você poderá trocar experiências com outros professores, e também esclarecer dúvidas de ações pedagógicas sobre a utilização do laptop educacional.
As possibilidades de emprego do laptop em sala de aula tendem a estimular a inovação e a experimentação, permitindo explorar novas estratégias de ensino-aprendizagem e trabalhar os conteúdos de maneira inovadora. Além disso, o laptop educacional ainda pode ser uma valiosa ferramenta de inclusão digital. Deste modo, professores de todas as disciplinas estão convidados a compartilhar os projetos que estejam desenvolvendo ou pensam em desenvolver.
Contamos com sua participação, entre no fórum e deixe lá seu comentário através de sugestões e críticas. Estamos esperando também que nos relatem se utilizaram as aulas disponíveis deixando seus pareceres, pois desta forma poderemos aprimorar os conteúdos disponibilizados
Para acessar o fórum, entre no Portal do Professor, clique em Interação e Colaboração, em seguida clique em Fórum, abrirá uma nova pagina, procure pela categoria capacitação em seguida clique em UCA – Um Computador por Aluno. Desta forma voce terá acessado o fórum, mas para que possa interagir precisará ter se logado, ou seja, inserido seu login e senha.
Cadastro no Portal do Professor
A utilização do Portal do Professor é gratuita basta efetuar um cadastro onde terá um login e senha. Para se cadastrar acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html. Na parte superior da página há a área do professor. Clique em “Inscreva-se”. Abrirá um cadastro para que sejam respondidos os dados solicitados. Há três passos a serem realizados, no primeiro informe seus dados pessoais, no segundo passo, informe seus dados profissionais e no terceiro escolha um login e uma senha. Finalize a inscrição. Guarde o login e senha escolhidos para seus próximos acessos ao portal do professor.
Fonte: Equipe UCA CINTED/UFRGS.