UCA é destaque no SBIE-WIE

Nos dias 24 e 25 de novembro aconteceu em Aracaju, Sergipe, o I Workshop sobre Formação e Experiências Educacionais no Projeto Um Computador por Aluno (UCA), como parte da programação do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e XVII Workshop de Informática na Escola (WIE).

O evento foi idealizado e organizado pelos professores José Aires Castro Filho (UFC), Mauro Pequeno (UFC), Anne Alilma Ferrete (UFS) e Simão Pedro Marinho (PUC-MG) e contou com a visita a duas escolas UCA de Sergipe: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Maria Thetis Nunes, em Aracaju, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Terezinha dos Anjos Santos localizada no município de Barra dos Coqueiros, contemplado com o UCA Total, além da apresentação e debate de 10 trabalhos em sessão de comunicação oral e 6 em sessão de pôster.

O interesse pelo Workshop foi tanto que a sala Lírios do Centro de Convenções do Hotel Parque dos Coqueiros ficou pequena para comportar todos os presentes. Além do sucesso do Workshop UCA, o projeto também ganhou destaque no SBIE e WIE nos quais foram apresentados diversos trabalhos realizados no âmbito do UCA. Os pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentaram 6 artigos sobre o projeto, dentre eles, o trabalho “O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA)”, dos autores Renata Lopes Jaguaribe Pontes e José Aires Castro Filho que foi premiado como o melhor trabalho do WIE – Trilha 2. Clique aqui para acessar os anais do evento.

No final da tarde de quinta-feira (24), houve uma reunião com os coordenadores e representantes dos grupos UCA no Brasil que contou com a presença dos seguintes professores: Léa Fagundes (RS), José Aires Castro Filho e Mauro Pequeno (CE), Anne Alilma (SE), Apuena Gomes e Cristina Paiva (RN), Stela Piconez (SP), Paulo Gileno (PE), Alexandre Direne (PR), Nelson Pretto (BA), Luiz Paulo Mercado (AL), Francilene Duarte (MA), Maria Helena (Piraí – RJ), Gildásio Guedes e Leonardo Ramon (PI), Simão Pedro Marinho (MG), além de outros representantes dos grupos UCA do CE, MA, PI, RN e DF.

Em 2012, o SBIE e o WIE farão parte do Congresso Nacional de Informática em Educação, enquanto que o Workshop UCA virará o Simpósio Nacional do UCA. Agora é aguardar a próxima edição que será realizada em terras cariocas.

A seguir veja fotos de momentos UCA no evento: