PROUCA Sobral recebe novos cursistas em sua formação

Nos dias 16 e 17 de abril, as formadoras Lavina Lima, Bernadete Oriá, Marcia Duarte e Juscileide Braga estiveram em Sobral para a realização de formação com professores de Língua Portuguesa e Matemática das 7 escolas pertencentes ao PROUCA Sobral. Durante a referida formação, foram dadas as boas vindas aos novos cursistas, professores novatos e coordenadores das escolas, que ingressam agora na formação. A entrada dos coordenadores é uma reivindicação antiga que agora foi acordada junto à Secretaria de Educação do município e que visa a melhoria da utilização dos laptops nas escolas contempladas, na qual os coordenadores poderão colaborar.

20150416_103953

Novos cursistas durante primeiros acessos ao ambiente Sócrates, sendo auxiliados pelos tutores.

20150416_101501

Professores veteranos durante estudo de texto para discussão.

Na quinta-feira, dia 16, a formação se deu apenas com os professores de Língua Portuguesa e na sesta-feira, dia 17, como os professores de Matemática. Os coordenadores se dividiram nos dois dias (alguns participaram da formação na quinta e outros na sexta).

Os dias de formação, realizadoano Centro de Educação à Distãncia do estado (CED), seguiram o mesmo plano das realizadas em 2014: pela manhã formação dos módulos e à tarde, planejamento de aulas com o uso dos laptops do programa. Visto que agora, com a entrada desses novos cursistas, se tem duas turmas distintas (veteranos e novatos), a formação foi pensada em dois momentos: 1. Acolhida e discussão geral, como todos os cursistas; 2. formação específica dos módulos para as duas turmas em salas separadas.

Durante o primeiro momento, foi apresentado o video “Motivação para Professores“, o qual, através de mensagem e música, incentiva o debate sobre o papel dos professores frente ao avanço tecnológico e à utilização das tecnologias na escola. Após esse momento, os cursistas novatos foram encaminhados ao laboratório do CED enquanto os veteranos permaneceram na sala de aula.

IMG-20150416-WA0000

A formadora Lavina durante apresentação do Módulo 4 aos cursistas veteranos.

Aos cursistas novatos, foi  apresentado o modelo de Formação do PROUCA e deu-se início ao Módulo 1, de Apropriação Tecnológica, através do cadastro e exploração do ambiente Sócrates. Já aos cursistas veteranos, as atividades do Módulo 4 foram iniciadas.

IMG-20150416-WA0012

A tutora Isabelle, da SEDUC do município, auxiliando uma nova cursista.

Durante a tarde, foram repassados aos professores e tutoras os materiais digitais selecionados pelas formadoras. Em seguida, os professores se reuniram em equipes, de acordo com a série em que atuavam, para o planejamento de aulas com o uso de algum material disponibilizado ou pesquisado pelo professor. Ao final, as equipes apresentaram os planos feitos.

A equipe PROUCA Ceará acolhe e dá as boas vindas aos novos cursistas, desejando muitas aprendizagens durante toda a formação.