UFC realiza formação com equipe UCA-PI

As formadoras Betânia Rocha e Claudenice Souza da Equipe UCA-UFC estiveram presentes no V Encontro de Formação de Multiplicadores do Projeto UCA no Piauí que aconteceu nos dias 05 e 06 de Dezembro de 2011 no Auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.
Na programação do primeiro dia de formação houve, no início da manhã, a entrega de materiais e uma roda de conversa sobre o andamento das atividades a distância (fóruns), na oportunidade o Prof. Leonardo Ramon fez um resgate dos temas discutidos nos encontros anteriores. No segundo momento da pauta foi aberta a discussão sobre o uso político do Projeto UCA pelas autoridades, fato considerado constrangedor pelo grupo que afirma conviver ainda, com muitas dificuldades relacionadas à estrutura das escolas envolvidas no projeto.
Em seguida foi realizado um relato sobre o SBIE 2011 e Escolas UCA no Brasil, seguido de uma atividade de leitura de estudos de caso e formulações de apresentações posteriores sobre as conclusões do texto pelos representantes de grupo. A manhã foi finalizada com o deslocamento do grupo para cidade de Nazária onde houve o lançamento do Projeto UCA com a presença das autoridades locais. O governador não pode comparecer ao evento, mas enviou um representante. Umas das fotos do dia:

Durante o horário da tarde foram apresentados vídeos com experiências vivenciadas com o laptop educacional na Escola Monteiro Lobato e relato da visita do Prof. Rodrigo Veras (equipe de formação do UCA-PI) a Fortaleza e a escola em questão. O primeiro dia do encontro foi finalizado com uma síntese das atividades do dia feita pelos responsáveis: Prof. Leonardo Ramon e Prof. Rodrigo Veras.
No segundo dia de formação, a programação ficou sob a responsabilidade das formadoras Claudenice Souza e Betânia Rocha. Inicialmente o grupo se apresentou e pode socializar conquistas e dificuldades do Projeto UCA no estado do Piauí. Todos mostraram preocupação acerca das ações ainda em andamento referentes a estrutura das escolas para desenvolvimento do projeto e com as questões pedagógicas ligadas a mudanças das práticas tradicionais muito arraigadas entre os professores de modo geral. Entretanto, socializaram avanços que vem acontecendo e que são decorrentes da simples presença dos laptops UCA nas salas de aula.

Relato do Grupo UCA-UFC:

Conseguimos atender as solicitações do Prof. Leonardo Ramon com relação a apresentação de exemplos de como elaborar o PROGITEC e orientações passo a passo para a criação do documento a partir do Plano Estratégico, que o grupo se responsabilizou em apresentar no próximo encontro a ser realizado em Fevereiro/2012. Ressaltamos para o grupo a importância do envolvimento e integração das equipes gestoras das escolas e professores na elaboração e desenvolvimento das ações do Plano Estratégico e do PROGITEC para garantir o sucesso no Programa UCA nas escolas.
Consideramos que o encontro foi produtivo, principalmente pelos registros feitos pelos participantes e pela preocupação que demonstravam no desejo de querer avançar nas propostas apresentadas. Observamos em vários momentos que o grupo registrou as ideias, sugestões e vivências, como forma de lembrar sobre o que foi conversado, o que consideramos uma característica positiva da parte dos multiplicadores.

A seguir veja mais fotos e um vídeo do encontro:

Fonte: Betânia Rocha e Claudenice Souza.